Oscar 2025: As principais curiosidades e polêmicas da maior premiação do cinema
Saiba mais sobre os indicados para a cerimonia desse ano de 2025.
O Oscar de 2025 tem sido chamado e descrito como, no mínimo, diferente em comparação com as premiações que aconteceram nos últimos anos. Mas os mais entusiastas estão dizendo que essa é uma premiação realmente histórica, especialmente para os brasileiros. Afinal de contas, pela primeira vez temos um filme nacional concorrendo na principal categoria da noite.

Mas, além das três indicações para o filme Ainda Estou Aqui, que está chegando com reais chances de conseguir levar algumas premiações, a cerimonia foi e está sendo marcada por uma série de acontecimentos atípicos. Começando pela grande tragédia dos incêndios em Los Angeles, que, inclusive, atrasou o cronograma de indicação e votação, mas não mudou a data da cerimônia.
Tivemos também a Inteligência Artificial, um dos assuntos mais importantes da sociedade atual, também aparecendo no mundo das premiações do cinema, com alguns filmes, incluindo um dos principais candidatos da noite, O Brutalista, fazendo uso do recurso.
Mas a grande polêmica do ano acabou ficando por conta do filme Emília Pérez. Além de ser um filme muito divisivo em termos de recepção do público e da crítica, o recordista de indicações da temporada acabou vendo sua estrela, Karla Sofía Gascón, se afundar em polêmicas depois que diversos tweets ofensivos foram descobertos.
Confira mais algumas curiosidades e polêmicas do Oscar 2025.
Musicais indicados
O gênero de filmes musicais pode ser considerado como um dos mais tradicionais do cinema produzido nos Estados Unidos, inclusive com grandes clássicos surgindo ao longo das décadas. Mas também é um gênero que costuma dividir bastante a opinião do público.
Mesmo com alguns musicais já levando para casa algumas das estatuetas mais importantes da premiação, o ano de 2025 já foi histórico para esse gênero. Pela primeira vez na história, dois filmes musicais foram indicados na categoria de Melhor Filme: Wicked e Emilia Pérez.
100% de aproveitamento
Nesse ano poderemos ter o 8º ator que vai alcançar uma marca impressionante: 100% de vitórias no Oscar com duas ou mais indicações. Adrien Brody é que pode alcançar a marca, já que ele acabou sendo premiado na única indicação que teve até o momento, pelo filme O Pianista, lançado no ano de 2002.
Outros atores que conseguiram atingir essa marca foram: Vivien Leigh, Hilary Swank, Kevin Spacey, Luise Rainer, Christoph Waltz, Helen Hayes e Mahershala Ali.
Mais jovem
Adrien Brody também detém atualmente um outro recorde na categoria de Melhor Ator: o mais jovem que já levou essa estatueta para casa. Quando conseguiu ser premiado por O Pianista, ele tinha apenas 29 anos de idade. Mas essa marca está sendo ameaçada.
Um dos grandes favoritos da noite na categoria de atuação principal masculina é Timothée Chalamet. Caso ele vença, vai acabar se tornando o ator mais jovem a ser premiado, com uma diferença de apenas 10 meses para Brody.
Maldição da Netflix
Há alguns anos a Netflix têm se esforçado para conseguir ter suas produções originais premiadas no Oscar. Mesmo sendo um streaming, muitos dos seus filmes são lançados nos cinemas apenas para concorrer ao Oscar, enquanto outros ganham lançamentos comerciais.
O representante desse ano é Emília Pérez, que justamente se tornou o recordista de indicações da noite, com 13. Mas outros filmes da Netflix também conseguiram muitas indicações, mas levaram poucos prêmios. O Irlandês, por exemplo, não ganhou nenhum Oscar, de 10 indicações. Já Ataque dos Cães ganhou um de 12.
8 minutos
Esse foi o tempo de tela suficiente para garantir a indicação de Isabella Rossellini na categoria de Melhor Atriz Indicação. Ela aparece apenas por 8 minutos no filme Conclave, um dos mais indicados da noite. Mas essa não foi a performance mais curta que rendeu uma indicação.
Beatrice Straight venceu na mesma categoria, melhor atriz coadjuvante, por seu papel em Network – Rede de Intrigas, que durou 5min02s. Judi Dench está apenas um pouco à frente, ganhando o prêmio por sua atuação em Shakespeare Apaixonado, que durou 5min52s.
Todas as indicadas em melhores filmes
Nesse ano de 2025 temos uma competição acirrada na categoria de Melhor Atriz, incluindo a presença da brasileira Fernanda Torres, 25 anos depois que sua mãe, Fernanda Montenegro, conseguiu o mesmo feito. Mas a lista de indicações na categoria de Melhor Atriz também traz uma outra curiosidade.
Todas as cinco indicadas a melhor atriz são de longas que também foram indicados a melhor filme. Pode parecer um pouco óbvio, mas não é tanto, já que a última vez que isso aconteceu foi no ano de 1977.
“Multipremiado”
Anora é outro dos principais candidatos da noite, inclusive chegando forte na categoria de Melhor Filme. E o longa pode garantir um recorde para o seu diretor, Sean Baker, que pode se tornar a primeira pessoa a ganhar 4 Oscars pelo mesmo filme.
Ele está indicado e diretamente nomeado nas categorias de melhor filme, edição, diretor e roteiro.

