RBD: 6 curiosidades sobre a banda mexicana
Conheça mais este grupo que retornou aos palcos neste ano de 2023.
Neste ano de 2023 um dos maiores eventos da indústria do entretenimento de uma forma geral, sem sombra de dúvidas, foi a reunião da banda RBD, com uma turnê passando por diversos países do mundo. Este foi um grupo que surgiu diretamente de uma das novelas mexicanas mais famosas e populares das últimas décadas, Rebelde, que basicamente era um grande drama adolescente.
Originalmente o grupo era formado por Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni, os atores que interpretavam os personagens que formavam o mesmo grupo na novela. O começo oficial das suas atividades fora do mundo da ficção foi em setembro de 2024, com o lançamento do primeiro single. Já suas atividades foram encerradas oficialmente no ano de 2009, anos depois do término da novela. Agora a banda retornou para essa reunião, que era bastante esperada pelo público de uma forma geral.
Já no seu lançamento a banda acabou demonstrando que seria um grande sucesso comercial. O primeiro álbum, Rebelde, acabou ficando entre os 10 mais vendidos nas paradas musicais de cinco países, incluindo o México e os Estados Unidos, sendo que nesse último, estreou na posição número 1 da Latin Pop Albums da Billboard e foi certificado como platina quádruplo pela RIAA.
A partir de então, a banda começou a fazer uma grande quantidade de aparições em programas de televisão em diversos países da América Latina, além de vender a sua marca para os mais variados produtos e ainda levar grandes multidões para os seus shows.
Para continuar no clima desta reunião, com a banda passando pelo Brasil, confira algumas curiosidades interessantes sobre a banda RBD:
Formação original
Como citado anteriormente, essa foi uma banda que surgiu dentro da ficção e acabou indo para o mundo real, se tornando um grande sucesso de público e consolidando essa marca no mundo pop. No começo, a banda aparecia somente nos episódios da trama, sendo que sua formação era composta por Anahí (Mía Colucci), Dulce María (Roberta Pardo), Alfonso "Poncho" Herrera (Miguel Arango), Christopher von Uckermann (Diego Bustamante), Maite Perroni (Lupita Fernández) e Christian Chávez (Giovanni Méndez).
Recordes no Brasil
A exemplo de outras produções mexicanas que acabaram se tornando um grande sucesso no Brasil, Rebelde acabou criando no Brasil uma base de fãs bastante consolidada, que em muitos casos acabou sendo apontada como maior até mesmo do que os fãs encontrados no México. A primeira grande turnê que a banda fez pelo pais teve shows em 10 cidades diferentes: Belo Horizonte, Belém, Curitiba, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Vitória, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Na época, se tornaram os artistas internacionais com maior tour pelo Brasil.
Sucesso internacional
Mas não foi apenas no Brasil que a banda conseguiu fazer um grande sucesso. O RBD alcançou algumas marcas impressionantes em relação ao seu desempenho, que inclusive acabou se tonando comparada com outros grandes nomes da música internacional. Foram mais de 15 milhões de álbuns vendidos, 10 milhões de ingressos e 9 álbuns de estúdio em espanhol, português e inglês.
Versões em inglês
Com a proximidade dos Estados Unidos, a banda conseguiu fazer relativo sucesso neste país que sempre acaba sendo muito resistente para as bandas que chegam de outros países. Mas até mesmo as poucas apresentações que o RBD fez no país acabaram lotando. Para conseguir um maior alcance, a banda acabou fazendo versões das suas músicas em inglês. O álbum 'Rebels', com estreia em 19 de dezembro de 2006, contém 13 faixas. O grande destaque fica para a versão inglesa de 'Sálvame', intitulada 'Save Me'.
Parentes celebridades
A atriz e cantora Dulce María, que fez parte da formação original da banda e que esteve presente em toda novela, tem um parentesco com uma pessoa que se tornou conhecida no mundo inteiro. Ela é nada menos do que sobrinha-neta da pintora mexicana Frida Kahlo, que morreu em 1954 devido a complicações de embolia pulmonar. Mas as duas nunca chegaram a se conhecer.
Amizades anteriores
Antes mesmo de se tornarem colegas de trabalho na novela e na banda, alguns integrantes já se conheciam há um bom tempo. Dulce María, Anahí, Christian Chávez e Alfonso Herrera contracenaram juntos na série mexicana "Clase 406". A telenovela juvenil foi exibida entre os anos 2002 e 2003.