Relembre 5 filmes que foram inspirados em tragédias naturais
Relembre produções que levaram para as telas tragédias que de fato aconteceram.
Os desastres naturais seguem sendo situações que acabam causando grande destruição na vida das pessoas de uma forma geral. Eles sempre existiram, e nos dias de hoje o que mudou é apenas um pouco mais de tecnologia que consegue, apenas em alguns casos, prever melhor o que pode acontecer e oferecer algumas condições que permitam aos sobreviventes uma recuperação mais efetiva.
E o cinema, que acaba sendo, além de uma manifestação artística, uma forma de documentar e eternizar os acontecimentos de uma forma geral, já adaptou uma grande quantidade de desastres, que acabaram se tornando filmes. Eles servem como uma forma de colocar o espectador no centro dos acontecimentos, fazendo com que ele consiga ter, pelo menos parte, do sentimento das pessoas que de fato passaram por aquilo.
Relembre alguns filmes que foram inspirados em tragédias naturais. Lembrando que todos estes filmes acabam se baseando nos fenômenos, mas não contam histórias que de fato aconteceram.
Twister
O filme sobre furacões e tornados que acabou se tornando uma verdadeira febre nos anos 90 acaba, em um primeiro momento, abordando essa manifestação violenta da natureza de uma forma mais genérica, inclusive com uma história inédita. O filme acompanha os chamados caçadores de tornados, que, ao invés de fugir, acabam indo ao encontro do fenômeno para conseguir estudar e entender eles melhor.
Estes profissionais realmente existem no mundo, e mesmo com toda sua dedicação para conseguir entender melhor como acontece estes fenômenos, eles ainda causam muita destruição por onde passam.
Pandora
Já este filme sul-coreana acaba tendo uma história diretamente inspirada nos terremotos. Sabemos que determinados territórios do planeta acabam sendo mais suscetíveis aos tremores de terre. E o continente asiático já sofreu muitos terremotos considerados como devastadores ao longo da sua história.
No longa, um terremoto acaba desencadeando uma crise nuclear. Este é um medo latente de todas as pessoas que moram em regiões próximas de usinas e locais considerados como depósitos de armas desta natureza. A história mostra um homem que precisa arriscar sua vida para conseguir salvar as pessoas que ele ama quando um terremoto atinge um vilarejo que conta com uma usina nuclear.
Destruição Final: O Último Refúgio
Esse acaba sendo um tipo de desastre natural que a humanidade nunca presenciou de fato, mas que os estudiosos já comprovaram ter acontecido no Planeta Terra e que realmente acaba tendo chances de acontecer novamente. Estamos falando de um cometa que entra em roda de colisão com o planeta Terra.
O filme acompanha uma família que acaba tendo que enfrentar uma dolorosa e difícil jornada até que eles consigam chegar em um abrigo que ofereça o mínimo de segurança diante da tragédia eminente. O filme acaba abordando, de uma forma mais incisiva, o grande problema dos desastres naturais, que é justamente mostrar o que existe de pior na humanidade.
Vulcão Whakaari
Este é um filme que foi feito como um documentário, apresentando um tipo de desastre natural que ainda é considerado como uma realidade e uma ameaça para uma grande quantidade de pessoas ao redor do mundo: os vulcões que ainda são ativos.
O longa apresenta imagens e relatos do episódio de erupção do vulcão Whakaari, ocorrida em 2019. Na ocasião, 22 pessoas que moravam em um vilarejo que fica nas proximidades do vulcão acabaram morrendo. O filme também questiona a forma como algumas pessoas acabam lidando com estes perigos, uma vez que diversos turistas estavam próximos do vulcão quando ele entrou em erupção.
O Dia Depois de Amanhã
O filme foi lançado no ano de 2004 e já abordava um assunto que hoje em dia se tornou prioridade nas discussões globais, e que ainda encontra uma grande quantidade de pessoas resistentes e céticas: o aquecimento global. O longa acaba criando um cenário realmente catastrófico diante das mudanças climáticas que o planeta enfrenta.
No filme, com o norte se tornando um planeta gelado e inóspito para o ser humano, existe um grande movimento de migração para o sul. Mas a história do filme acaba se concentrando mais na busca de um pai pelo seu filho desaparecido, com uma mensagem de esperança diante deste mundo que está mudando rapidamente.