Séries e seriados nacionais: confira as melhores do gênero de comédia
Relembre algumas produções brasileiras que ainda fazem muitas pessoas gargalharem.
Em tempos de streaming, com as pessoas tendo acesso facilmente a produções, séries e filmes do mundo inteiro, pode parecer que o Brasil fica atrás de outros países quando o assunto é sucesso nas telinhas. Mas o Brasil tem uma tradição que acabou nos colocando como um dos principais exportadores de produções como as novelas.
Outro gênero que sempre foi bastante tradicional na televisão brasileira são as séries ou os seriados de comédia. Ambos os formatos são muito parecidos, mas entende-se como seriados aquelas produções que repetem personagens, cenários e situações, mas que não necessariamente acabam tendo uma história contínua.
Relembre alguns dos melhores seriados e séries de comédia brasileira, sendo que muitas delas podem ser encontradas para assistir nos dias de hoje nos serviços de streaming.
A Grande Família
Um dos grandes clássicos da televisão brasileira, que conseguiu o mérito de fazer sucesso tanto na sua produção original, quando foi ao ar pela primeira vez ao longo da década de 70, como também no remake dos anos 2000 e que teve 14 temporadas. A trama basicamente gira em torno de uma família que vive no subúrbio do Rio de Janeiro, com personagens que se tornaram clássicos. No elenco da versão mais recente, nomes como Marco Nanini, Marieta Severo, Rogério Cardoso, Lúcio Mauro Filho, Guta Stresser, Andréa Beltrão e Pedro Cardoso acabaram se consolidando no dia a dia dos brasileiros.
Castelo Rá-Tim-Bum
Nos tempos em que a TV Cultura conseguia produzir programas de qualidade, esse seriado infanto-juvenil acabou se tornando um clássico e conquistou diversos prêmios. Um exemplo de fantasia brasileira com um elenco de primeira e uma produção de qualidade que não era vista desta forma na maioria dos programas. No elenco estavam Cássio Scapin, Luciano Amaral, Cinthya Rachel, Freddy Allan, Sérgio Mamberti, Rosi Campos e Pascoal da Conceição, e uma série de outros grandes nomes da televisão brasileira que acabaram passando pelos episódios.
Os Normais
Se a geração mais recente acabou se encantando com a quebra da 4ª parede da série Fleabag, os anos 2000 tiveram Rui e Vani nas mais diversas situações de casais e que interagiam do espectador a todo o momento. Mas não era apenas este o mérito do programa criado pela dupla Fernanda Young e Alexandre Machado. O texto afiado, com um humor sarcástico, se tornou um grande sucesso, especialmente para o público adulto que reconhecia boa parte das situações apresentadas no dia a dia deste problemático casal. A série acabou dando origem a um filme, assim como boa parte dos sucessos da televisão brasileira da época.
Sai de Baixo
Impossível falar em humorísticos da televisão brasileira sem falar de Sai de Baixo. O formato trazia o que era feito nos primeiros anos de televisão brasileira mas com algumas atualizações interessantes, com uma trama que basicamente era uma peça de teatro filmada, com um público acompanhando de perto. A trama com nomes como Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Luís Gustavo e Marisa Oth se tornou uma grande referencia nas noites de domingo da Rede Globo, com muitas pessoas indo dormir mais tarde apenas para acompanhar o programa. Ele ganhou filme anos mais tarde um especial que marcou o reencontro de alguns dos integrantes do elenco original.
Ninguém Tá Olhando
Produções mais recentes também conseguiram se destacar no gênero de humor feito no Brasil. É o caso da série Ninguém Tá Olhando, uma comédia divertida produzida para a Netflix e que deve agradar desde um público mais jovem até os adultos. A história acompanha Uli, um anjo da guarda que decide se rebelar contra o sistema e descobre um segredo que o levará a quebrar todas as regras que dizem respeito à proteção dos seres humanos. Ela tem apenas uma temporada com oito episódios. No elenco estão Victor Lamoglia, Kéfera Buchmann e Júlia Rabello.
Eleita
Mais uma série nacional produzida para o streaming e que conta com um dos grandes nomes da comédia atual brasileira, Clarice Falcão. Ela acompanha a história de Fefê, uma influencer digital que se candidata a governadora por pura brincadeira e acaba ganhando o cargo. O texto acaba acertando em uma crítica ácida aos problemas da política brasileira. Ela está disponível na Amazon Prime.