Séries que você não vai conseguir ver mais de uma vez

Confira algumas tramas consideradas bastante pesadas.

Publicado em 30/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O conceito de série ou de história pesada acaba variando bastante de pessoa para pessoa. Existem todas as questões que envolvem a bagagem histórica e emocional dos espectadores, além da sua própria sensibilidade com temas que acabam sendo explorados nas tramas.

Séries que você não vai conseguir ver mais de uma vez

Nem sempre uma série ou um filme que possa ser considerado como pesado possuem imagens que realmente sejam fortes, com violência explicita, por exemplo. Existem ainda outras questões que também acabam que podem acabar sendo consideradas como fortes, como temas sociais, histórias reais que tiveram um determinado impacto, etc.

Existem diversas séries que acabam explorando uma temática tão pesada que pode acabar tornando até mesmo complicado assistir novamente. Existem também outros fatores que também acabam fazendo com que uma série se torne complicada de ser assistida novamente, como o ritmo.

Anúncios

Confira algumas séries que você só vai conseguir assistir uma vez.

The Leftovers (2014)

Este é um exemplo de série que frequentemente acaba sendo apontada como uma trama pesada pelos espectadores, mesmo não tendo praticamente nenhuma cena de violência explícita. Mas o drama que se desenrola a partir de um episódio no qual, um dia, 160 milhões de pessoas simplesmente desaparece da Terra, pode realmente mexer muito com os espectadores.

Anúncios

A religião acaba se tornando um dos principais assuntos abordados na série, uma vez que este episódio está descrito e previsto na Bíblia como o Arrebatamento. Além da angústia que faz com que os espectadores se sintam tão perdidos quanto os personagens que ficaram na Terra, o ritmo mais lento também ajuda a criar este clima tenso.

Olhos Que Condenam (2019)

Uma minissérie que conta uma triste e pesada história real, que se torna ainda mais triste ao entendermos que ainda se trata de algo muito presente no dia a dia do mundo, que é o racismo. A trama acompanha cinco adolescentes negros que foram falsamente acusados e presos por um crime cometido contra uma mulher branca em pleno Central Park, nos Estados Unidos.

A história acaba conseguindo retratar, de uma forma muito dura, como o racismo acabou sendo considerado fundamental para conduzir os trabalhos durante a investigação e julgamento.

Objetos Cortantes (2018)

Para quem geralmente fica mais tenso com histórias que tenham um clima de suspense, essa também deve ser uma minissérie que será assistida apenas uma vez. Baseada em um livro que fez mito sucesso, ela acompanha a vida de uma repórter que passou anos sendo tratada em um hospital psiquiátrico por violência auto-infligida passa a investigar a morte de uma criança, de forma hedionda, na sua cidade natal.

A história acaba abordando temas que podem ser considerados bastante sensíveis para a grande maioria da população, incluindo questões como automutilação e saúde mental. E são diversas as situações cruéis que acabam sendo mostradas ao longo da trama, o que realmente pode deixar a série bem difícil de ser acompanhada.

13 Reasons Why (2017)

Geralmente séries que possuem uma temática mais adolescente acabam tendo o poder de conquistar fãs muito engajados, especialmente em tempos de internet. E essas pessoas acabam assistindo os episódios diversas vezes. Mas parece que essa série específica da Netflix acabou seguindo um caminho oposto.

Mesmo se tratando de um dos maiores sucessos de todos os tempos dentro da plataforma, e que teve uma importância ainda maior por ter sido lançada justamente em um momento de consolidação do serviço, o fato é que por ela ter uma temática muito forte, inclusive com uma das cenas mais polêmicas da história das séries dos streamings, fez com que ela se tornasse bem complicada de ser assistida novamente.

The Handmaid's Tale (2017)

Mesmo ainda não ter chegado ao seu final, essa será uma série que, mesmo quem acompanhou e gostou muito de todos os episódios, dificilmente vai conseguir ver tudo novamente. Os espectadores acompanham uma angustiante trama, na qual, em um futuro não tão distante, uma ditadura teocrática toma conta dos Estados Unidos, transformando ele em outros países.

E uma das bases desta nova sociedade é transformar todas as mulheres que ainda podem gerar filhos em escravas, que devem servir as famílias dos ricos e poderosos apenas para que eles tenham suas próprias crianças. Além do tema em si ser forte, a série também conta com diversas cenas chocantes de violência, especialmente contra as mulheres.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.