Todas as séries live-action de Star Wars: da pior a melhor
Confira o que o público acha das produções do Disney+ para a franquia.
A Disney está se preparando para lançar no seu serviço de streaming mais uma série dentro do universo de Star Wars. Desde que a marca foi adquirida pela empresa do Mickey, muitos lançamentos acabaram sendo feitos para expandir todo o universo que foi apresentado, originalmente, em três filmes.
Mas é claro que nem todas as produções agradam tanto o público mais antigo que acompanha as histórias há muitas décadas até quanto aquele público novo que a Disney tanto quer trazer para as suas produções e para o seu serviço de streaming.
A próxima série que será lançada pela plataforma é The Acolyte, que vai explorar um período dentro da história da franquia chamado de Alta República, séculos antes da saga principal dos Skywalkers que foi apresentada nos filmes originais. Até o momento este período tinha sido retratado apenas em livros e quadrinhos.
Como vai acabar se passando muito tempo antes dos principais acontecimentos, as pessoas que desejam ver a série e que não estão muito por dentro dos acontecimentos podem ver despreocupadas. Mas quem pretende maratonar as séries que foram lançadas até o momento, confira todas elas rankeadas da pior até a melhor, de acordo com as notas do Rotten Tomatoes:
O Livro de Boba Fett (2021) – Tomatometer: 66% / Audience Score: 53%
Mesmo sendo um dos personagens mais queridos do universo de Star Wars, e que muitos fãs acabaram comemorando bastante quando souberam que ganharia uma série, o resultado realmente não agradou. Todos pensaram que ela conseguiria repetir o sucesso de Mandaloriano, mas isso não aconteceu.
Mesmo com nomes como Robert Rodriguez e Bryce Dallas Howard na direção, a história criada para o mercenário, com os eventos que se passaram diretamente depois do filme O Retorno de Jedi, simplesmente não agradou.
Obi-Wan Kenobi (2022) - Tomatometer: 82% / Audience Score: 62%
O grande lançamento na franquia Star Wars do ano passado foi a série que se propôs a contar mais sobre este importante personagem para a história principal contada na franquia. Os fãs comemoraram ainda mais quando ficaram sabendo que o ator Ewan McGregor retornaria para o papel icônico.
A minissérie conta com 6 episódios e mostra o começo do exílio do mestre Jedi depois dos acontecimentos mostrados no final da trilogia original. Mesmo mostrando momentos icônicos, como o encontro dele com a princesa Leia quando ainda era uma criança, a série dividiu opiniões por não conseguir criar um bom clímax para momentos que deveriam ser bastante impactantes.
Ahsoka (2023) - Tomatometer: 86% / Audience Score: 69%
Na terceira posição aparece a série de Ahsoka, personagem que foi introduzida durante a série animada Clone Wars e que apareceu em carne em osso pela primeira vez na série do Mandaloriano. A recepção do público também acabou ficando bastante dividida, mesmo com a tão esperada aparição de Anakin Skywalker interpretado pelo ator original Hayden Christensen.
Neste caso o personagem aparece ainda na sua forma humana, antes de se transformar no Darth Vader que também apareceu na série de Obi-Wan. No final das contas, apesar da história consistente, a participação de Anakin acabou ficando muito abaixo das expectativas.
O Mandaloriano (2019): Tomatometer: 90% / Audience Score: 78%
Mesmo que tenha apresentado uma queda de qualidade na medida em que as temporadas foram avançando, essa ainda aparece como a 2ª melhor série avaliada nesta nova leva da Disney+. Além de não ser criado para ser uma minissérie, serviu de porta de entrada para as séries de Ahsoka e Boba Fett.
Além disso, a série acabou se tornando a responsável por criar um dos personagens mais marcantes e conhecidos da última década dentro deste universo pop/nerd, o querido Baby Yoda.
Andor (2022): Tomatometer: 96% / Audience Score: 86%
Mas a série que acabou se tornando a mais bem avaliada dentro deste universo, o que pode ser considerado até mesmo uma surpresa, é Andor, que terá uma segunda temporada. Muitos apontam o sucesso da trama por conseguir criar uma estrutura narrativa diferente do que estava sendo apresentado até o momento.
Andor é um personagem que aparece pela primeira vez em um dos filmes que também acabou se tornando reconhecido como um dos melhores dessa leva mais recente, Rogue One. Ele é um rebelde que acaba tendo um papel importante nos bastidores dos planos para derrubar o império.