Turnês canceladas da Ludmilla e da Ivete: entenda o que aconteceu

Anúncio de cancelamentos acabou pegando o público de surpresa.

Publicado em 17/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Essa semana o público brasileiro acabou sendo pego de surpresa com o anúncio de um cancelamento de duas grandes turnês que estavam sendo programadas para acontecer ao longo deste ano. Tanto Ivete Sangalo quanto Ludmilla cancelaram os shows que seriam feitos em estádios e que teriam uma grande produção.

[image]

Entenda melhor o que aconteceu e os possíveis motivos que levaram aos cancelamentos, e como isso deve afetar a futura pretensão de grandes artistas em fazer este tipo de turnê.

Quais turnês foram canceladas?

As turnês que foram canceladas nesta semana foram as Ivete Sangalo e de Ludmilla. AA primeira tinha programado uma série de shows chamado “A Festa” e que teriam como principal objetivo celebrar os 30 anos da carreira da cantora. A turnê estava programada para passar por 30 cidades do país, sendo que 1º show aconteceria no dia 1º de junho em Manaus.

Anúncios

Já Ludmilla havia programado uma turnê para celebrar os seus 10 anos de carreira. A previsão era de que o 1º show acontece no dia 25 de maio, começando pela cidade do Rio de Janeiro, com 19 datas marcadas pelo Brasil.

Ivete culpou a produtora

Em uma série de vídeos publicados nas suas redes sociais, a cantora Ivete Sangalo deixou claro que os cancelamentos não tinham sido uma decisão sua, afirmando inclusive que estava consternada. Em uma nota que foi publicada, ela afirma que "a produtora responsável pela realização dos shows não conseguiria garantir as condições necessárias para que as apresentações que as apresentações da artista acontecessem da forma como foram concebidas com a excelência e segurança prometidas e acordadas".

Anúncios

Já no vídeo gravado, a cantora disse o seguinte:

"Hoje venho aqui contar pra você que esse é um momento muito sério, de muita responsabilidade, porque afinal de contas, eu tenho 30 anos de carreira, e nesses 30 anos de carreira, a transparência, a responsabilidade e, obviamente, o amor em tudo o que coloco, sempre foram prioridades pra mim. São pilares fortíssimos da minha história e da minha vida. E nesse momento, pra mim, é muito difícil, porque se trata de um sonho e de um momento muito especial, que são meus 30 anos de carreira. Eu pensei, criei um show, pensei muito em nossa história, como eu faria isso. E parti pra organização".

O que Ludmilla disse?

Ludmilla também seguiu basicamente o mesmo caminho de Ivete, afirmando nos vídeos que foram publicados nas suas redes sociais, alegando que fatores que fugiam do seu controle acabaram levando a decisão de cancelamento.

"Parei toda a minha agenda para fazer isso. Era um momento que eu estava separando para celebrar junto com vocês, mas que, infelizmente, por coisas que fogem da minha mão e do meu controle, a gente não vai conseguir viabilizar a turnê."

"Porém, isto não quer dizer que a 'Ludmilla In The House' nunca vai acontecer. Quando coloco uma coisa na minha cabeça, é mais fácil tirar minha cabeça do que a coisa. A gente vai fazer isso acontecer da melhor maneira possível, do melhor jeito possível."

A culpa foi da produtora?

Ambas as turnês estavam sob responsabilidade da produtora 30e. Mas o posicionamento da empresa acabou sendo diferente, afirmando, em nota, que ambos os cancelamentos foram decisões que partiram exclusivamente das cantoras.

"A produtora lamenta, mas respeita a decisão unilateral das artistas e esclarece que, em nenhum momento, avaliou o cancelamento das duas turnês", diz a nota.

A produtora esclareceu ainda que, no caso da turnê de Ivete Sangalo, teria sido feita uma sugestão de readequação de estrutura e de produção em função da demanda abaixo da esperada. Já no caso da turnê de Ludmilla a produtora afirmou que não houve sequer uma negociação antes da decisão de cancelamento.

O que deve acontecer com outros grandes shows?

Ambos os cancelamentos podem acabar afetando a realização de outros grandes eventos que forem concebidos neste mesmo formato. Anitta já havia declarado, anteriormente, que o público brasileiro não pagava por shows de grande porte para os artistas nacionais, o que agora pode ser considerado basicamente como uma previsão do que aconteceria com suas colegas.

“A gente está pensando em como fazer [minha turnê 'Funk Generation'] acontecer [no Brasil]. Uma coisa é fazer shows pequenos, como estamos fazendo em outros países. Esse evento maior requer tempo e estrutura, e a galera não está muito a fim de pagar para ir em eventos desse tipo.”

"Quando é show internacional, todo mundo quer pagar zilhões. Mas estamos tentando fazer [grandes shows no Brasil], independentemente disso", acrescentou ela à declaração, que se tornou polêmica.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.