4 dicas de investimento que podem ser uma fria

Algumas instruções que se tornaram convencionais no mundo dos investimentos nem sempre atendem todos os perfis.

Publicado em 24/10/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Iniciar no mundo dos investimentos pode ser uma tarefa complexa e até amedrontadora. Afinal de contas, estamos falando de uma movimentação que sempre, em níveis diferentes, vai acabar tendo algum risco. E, para a grande maioria das pessoas, este é um dinheiro obtido a partir de muito esforço. Mas mesmo aqueles que já possuem dinheiro simplesmente não querem perder.

Por isso, é natural que as pessoas partam para as pesquisas e também para as buscas de informações antes de começar a fazer os investimentos. O objetivo sempre é buscar aquilo que se tornou conhecido como investimento com segurança, que nada mais é do que um investimento que minimize, ao máximo, a possibilidade de perda.

A partir desta necessidade, muitos especialistas acabaram criando uma série de dicas e estratégias de investimento que acabaram se consolidando no meio e se tornando basicamente como uma consolidação de um guia de como investir. São instruções baseadas não apenas no funcionamento do mercado como um todo, mas também em relação a própria experiencia de investimento e das taxas de sucesso obtidas.

Anúncios

Por outro lado, é sempre importante salientar que não existe uma solução mágica e certeira que vai garantir com que as pessoas realmente tenham um bom retorno a partir do dinheiro investido. Afinal de contas, caso isso realmente fosse possível, as pessoas simplesmente conseguiriam ficar ricas apenas tendo um pouco de dinheiro investido.

4 dicas de investimento que podem ser uma fria

Algumas dicas consolidadas podem servir como guias, mas é sempre importante que o investidor consiga fazer uma boa avaliação para saber se elas realmente conseguem atender o seu perfil e a realidade econômica do momento. Confira algumas dicas que podem acabar se tornando uma fria:

Jovens ou quem possui bastante dinheiro devem investir em aplicações de maior risco

Anúncios

Mesmo que este seja um raciocínio que possa ser considerado como correto, é sempre muito arriscado confiar em uma estratégia baseada apenas em conselhos genéricos, especialmente aquelas que levam em conta apenas um determinado fator. Por exemplo, geralmente se entende por investimento de maior risco aquele feito em ações ou ainda em fundos multimercados. O problema é que nem sempre estes investimentos estão oferecendo uma boa chance de retorno, e ninguém quer simplesmente brincar e rasgar o seu dinheiro, por mais que as pessoas tenham sobrando ou que elas tenham tempo de vida suficiente para recuperar o dinheiro que pode ser perdido.

Bolsa sempre é a melhor opção de investimento a longo prazo

Essa é uma dica muito baseada especialmente ao redor de todo o glamour que ainda existe em relação ao investimento na bolsa de valores. Mas essa é uma dica que tem se mostrado cada vez menos assertiva, especialmente no mercado brasileiro. Em muitos casos os investimentos na bolsa, mesmo que sejam a longo prazo, acabam perdendo em termos de retorno para outras opções que são consideradas um pouco mais conservadoras, como os de renda fixa. Além disso, o investimento na bolsa, mesmo que a pessoa confie nas acessórias, ainda depende muito do tempo de dedicação que a pessoa terá para estudar e entender todos os movimentos de mercado.

Compre mais ações que estão desvalorizando para reduzir o preço médio

Essa é uma dica mais focada nas pessoas que não apenas investem em ações como também as que gostam de tomar as decisões em tempo real. Muitos acham que o movimento mais adequado é comprar a ação maios barata quando o seu preço cai, a fim de reduzir o preço médio. Mas, na maioria dos casos, essa é uma técnica que acaba tendo um efeito psicológico muito maior do prático. Existem diversos fatores que acabam interferindo nestes casos, especialmente em relação a movimentos dentro das empresas ou da economia de uma forma geral.

Escolha sempre as aplicações isentas do imposto de renda

Mesmo que a ideia de não ter que pagar uma parte do dinheiro ganho para o governo costume atrair a atenção da maioria das pessoas, nem sempre ela torna automaticamente uma aplicação mais rentável. Nestes casos, o que vale sempre é o cálculo frio. Se no final das contas, um determinado investimento retornar mais para o bolso do investidor, mesmo tirando uma parte para o governo, essa sempre será a melhor opção.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.