5 ideias para quem busca uma opção de trabalho autônomo
Confira dicas de atividades profissionais que podem ser feitas de forma independente.
A ideia de ter um negócio autônomo é algo que está inserido na mente de milhões de pessoas. Não é a toa que o Brasil acaba sendo um dos campeões de aberturas de empresas quando comparado com outros países ao redor do mundo. São diversos os motivos que levam o brasileiro, mas diversas pesquisas indicam que a necessidade é um dos principais. Ou seja, a dificuldade de conseguir arranjar um emprego e ainda as más condições oferecidas pelos trabalhos de uma forma geral.
Mesmo que a ideia de ter um negócio autônomo realmente possa ser considerada como o mesmo movimento de abertura de uma empresa, na cabeça das pessoas isso acontece de uma forma um pouco diferente. Muitas vezes a ideia de ter um trabalho autônomo acaba partindo apenas da necessidade das pessoas terem um trabalho que ela possa fazer sozinha ou com completa autonomia sem, pelo menos em um primeiro momento, pensar em um negócio que vai crescer, gerar empregos, etc.
Para quem possui como um principal objetivo ter um trabalho autônomo, confira algumas dicas de e opções interessantes para começar a trabalhar rapidamente:
Comida por encomenda
Um dos mercados brasileiros mais consolidados, que consegue enfrentar os mais variados cenários de crise, é o alimentício. De acordo com dados e pesquisas feitas no setor, este é um segmento que representa nada menos do que 10,8% do PIB brasileiro. E o ramo conta com uma série de possibilidades, e uma das mais interessantes para quem está começando é o de comida por encomenda.
As pessoas podem vender doces, salgados e até mesmo refeições completas através de um sistema de encomendas. Para quem está começando, este modelo acaba sendo interessante, pois os empreendedores podem, em um primeiro momento, trabalhar apenas as questões de divulgação e marketing, partindo para produção apenas quando de fato elas forem encomendadas. É possível encontrar segmentos e nichos que ajudam a encontrar clientes.
Venda de produtos de beleza
O segmento de beleza é outro que faz bastante sucesso entre os empreendedores, especialmente os que estão começando e procurando por uma oportunidade autônoma. Mas, além do mercado de serviços, que está bem saturado em determinadas regiões, com muitos salões de beleza, barbearias e afins, um nicho muito interessante é a possibilidade de vender produtos para estas empresas. Os autônomos podem até mesmo se tornarem fornecedores dos salões e das barbearias de determinadas regiões, com revenda de produtos dos mais variados.
Produtor artesanais
Já quem possui determinadas habilidades manuais e que deseja transformar isso em renda extra, uma dica é começar a trabalhar com a venda de artesanato ou itens produzidos de forma manual e personalizada. São diversos os segmentos que podem ter produtos sendo oferecidos, incluindo bijuterias, tricô e crochê, bordado, pintura, escultura, velas aromáticas e sabonetes especiais.
Este tipo de produto acaba sendo muito fácil de vender, sendo que as cidades costumam contar com diversos pontos de venda destes produtos. Mas hoje em dia eles também podem ser vendidos de forma online.
Serviços online
Existem diversos profissionais que podem começar a trabalhar de forma autônoma para os seus clientes. Dentre os serviços que costumam ser bastante buscados na web estão produção de textos, imagens e criatividade, como designers, jornalistas e publicitários. Muitas empresas acabam buscando profissionais que ofereçam este tipo de serviço na modalidade freelancer.
Os designers especialmente acabam tendo, nos dias de hoje, uma grande quantidade de oportunidades, uma vez que as redes sociais se tornaram fundamentais para qualquer empresa e negócio. Os profissionais podem acabar fornecendo conteúdos para que outros autônomos, ou empresas maiores, postem nas suas redes sociais.
Aulas online
A pandemia acabou acelerando um processo que já vinha ganhando força anteriormente que faz com que as pessoas estudam sem sair de casa. Hoje em dia é possível aprender qualquer coisa de forma online. Sendo assim, as pessoas acabam não precisando sair do conforto do seu lar para aprender coisas novas.
As pessoas podem aproveitar de determinados conhecimentos ou facilidades que elas tenham com determinados assuntos e atividades e utilizar a internet para ensinar outras pessoas. Aulas de idiomas, por exemplo, acabaram se tornando muito comuns online e se tornam até mesmo muito mais efetiva.