5 melhores investimentos para fazer no começo de 2024
Confira boas oportunidades do ano para começar a fazer o seu dinheiro render.
Para escolher boas opções de investimento, uma das primeiras lições que as pessoas precisam seguir é a de entender como o cenário econômico está se apresentando no país. Por isso, é importante ficar de olho nas movimentações que estão sendo feitas tanto pelas empresas e pelas pessoas que fazem deste universo como também as decisões políticas, que afetam diretamente a economia.
No ano passado, houve um movimento muito forte do Banco Central para o corte dos juros básicos da economia, o que acaba tendo diversos efeitos tanto para quem toma crédito quanto também para quem acaba investindo o seu dinheiro. A taxa Selic, considerada como a mais importante da economia, terminou o ano aos 11,75%. E existe uma tendencia que essa taxa continua diminuindo ao longo deste ano de 2024.
No cenário internacional, os movimentos também estão direcionados para uma redução dos juros de uma forma geral no mercado internacional. As falas mais recentes do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) indicam que um corte nos juros está próximo de acontecer, especialmente diante de um cenário de queda da inflação americana.
Com tudo isso, para quem vai investir, determinadas opções acabam se tornando menos atraentes, como aquelas que possuem como base para remuneração justamente a taxa Selic e os juros de uma forma geral. Portanto, se por um lado o consumo acaba ficando mais barato, por outro os investidores acabam tendo um retorno menor a partir dos valores que são destinados para as mais variadas opções.
Mas nem por isso essas opções acabam sendo completamente descartadas, sendo que a opinião da grande maioria dos especialistas é a de que as pessoas continuem investindo de forma a diversificar suas opções.
Confira algumas opções de investimentos que podem ser consideradas como as melhores para quem vai começar este ano de 2024:
Tesouro Direto
O Tesouro Direto segue sendo uma opção bastante consolidada em termos de opções de investimentos, mesmo com as taxas de juros diminuindo. Elas são interessantes pois seguem sendo opções consideradas como sólidas, ao mesmo tempo que oferecem liquidez para os investidores. Títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA estão entre as melhores opções para os investidores mais tradicionais, ao mesmo tempo que são fundamentais para uma estratégia de diversificação de carteira como um todo.
CDBs
Um dos investimentos mais comuns nos dias de hoje que também estão entre os mais fáceis de serem feitos, uma vez que diversos bancos oferecem aos clientes uma grande variedade de CDBs, especialmente os bancos digitais. Como eles podem ser encontrados com diferentes prazos e modalidades, os investidores conseguem encontrar as melhores opções de acordo com suas necessidades.
LCIs e LCAs
Investir em Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) se tornam investimentos muito interessantes diante de um cenário de queda de juros, pois eles acabam sofrendo muito menos com essa queda de juros. Esses títulos contam com algumas características interessantes, começando pelo fato dele ser isento de Imposto de Renda para as pessoas físicas. Com o crescimento de operações nos dois setores, especialmente o imobiliário, eles acabam oferecendo uma maior variedade de opções.
Fundos imobiliários
Já estes investimentos acabam surgindo a partir de empreendimentos imobiliários como escritórios, shoppings, e outros tipos de propriedades. Os especialistas acabam indicando que estes investimentos são interessantes devido a sua capacidade de proporcionar retornos consistentes e diversificação em um cenário de elevação nas taxas de juros. Eles acabam se valorizando junto com a valorização imobiliária de uma forma geral.
Ações de Valor
Ações emitidas a partir de empresas que sejam consideradas como sólidas, que tenham um histórico de resultados consistentes e que tenham boas perspectivas para o final do ano são sempre muito interessantes para uma estratégia de diversificação de investimentos de uma forma geral. Os investidores podem explorar o stock picking de ações de valor para otimizar seus retornos em um ambiente de juros em queda.