6 dicas para limpar o seu nome e se livrar das dívidas em 2025
Comece um planejamento financeiro para resolver as pendências do ano que ficaram para trás.
Ficar com dívidas em seu nome causa uma série de problemas. Além de todas as dificuldades que as pessoas enfrentam na prática, não conseguindo obter crédito, por exemplo, existem ainda os problemas psicológicos que surgem, como a ansiedade, depressão, entre outros. E toda essa situação pode causar, inclusive, problemas familiares.
Como estamos falando de uma situação extrema, na maioria dos casos, a reação nem sempre se torna racional. Muitos devedores acabam criando um cenário muito pior do que realmente é, o que dificulta bastante até mesmo encontrar uma saída. Mas, ao pensar de uma forma um pouco mais fria e com tranquilidade, é possível encontrar alguns caminhos que não são tão penosos assim.
Fazer um planejamento, por exemplo, pode se tornar uma saída dessa situação. Isso não significa que ela pode resolver todos os problemas de forma imediata, mas pode ser o começo dessa mudança, que será muito importante para a vida pessoal e familiar.
Confira algumas dicas importantes para quem deseja entrar o ano de 2025 já mais perto do pagamento das dívidas:
Anote e classifique todas as suas dívidas
Antes de mais nada, é preciso iniciar um planejamento baseado em informação. Aqueles que estão com problemas financeiros devem, antes de mais nada, mapear todas as dívidas existentes. Nesse momento, não estamos falando apenas daquelas contas que estão atrasadas e que não estão sendo pagas, como também aquelas que estão sendo quitadas.
As dívidas devem ser mapeadas e classificadas. Antes de mais nada, separadas em dois grandes grupos, sendo o primeiro com as contas atrasadas negativadas e o segundo com as dívidas que seguem sendo pagas. Esse segundo grupo deve ser dividido em mais duas classificações: as dívidas fixas e as variáveis.
A partir desse cenário, é possível começar a fazer um planejamento para pagamento das dívidas que ficaram para trás.
Busque formas de sobrar dinheiro no final do mês
Na sequência, é muito importante fazer as contas, sempre tendo como objetivo encontrar caminhos dentro do orçamento para sobrar dinheiro. Nas despesas variáveis, por exemplo, podem ser identificadas algumas contas que podem vir a ser cortadas, nesse foco da economia. Nas próprias contas fixas também é possível buscar soluções de economia.
Caso o orçamento realmente esteja muito apertado, pode ser a hora de buscar uma forma de obter algum tipo de renda extra, sempre com o objetivo de fazer com que as pessoas consigam tapar os rombos que vão surgindo.
Negocie com o credor
A partir do momento que as pessoas conseguem fazer sobrar um pouco de dinheiro no orçamento, é muito importante já direcionar essa verba para o pagamento das contas. Caso contrário, a chance de que ele seja gasto com outras coisas é grande.
Nesse caso, a melhor forma de buscar o pagamento das dívidas é entrar em contato com os credores e buscar algum tipo de negociação. Esse tipo de operação é muito comum, especialmente quando estamos falando das dívidas bancárias, sobre as quais incidem muitas taxas e juros elevados.
Para conseguir receber os valores que estão em atraso, muitas empresas concedem bons descontos para que esses pagamentos sejam realizados.
Tente obter mais de uma proposta
O segmento de cobranças de dívidas acabou se tornando basicamente um nicho próprio da economia, com uma série de empresas envolvidas. Na maioria dos casos, os bancos e as financeiras, bem como as lojas de médio e grande porte, terceirizam a cobrança para empresas especializadas.
E essas empresas acabam tendo os seus próprios métodos e também precisam buscar diferentes formas de lucrar. Muitas vezes a primeira proposta apresentada por essas empresas não é a mais baixa que o credor está disposto a aceitar, já que desse valor as cobradoras tiram o seu lucro.
Portanto, a dica é nunca aceitar de cara a primeira proposta, e tentar buscar novas oportunidades para negociar a dívida pelo menor valor possível.
Aproveite mutirões e eventos de negociação
Hoje em dia acontecem diversos mutirões e eventos de negociação das dívidas. Eles são promovidos tanto pelos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, quanto pelas próprias instituições financeiras e até mesmo pelo governo. Todos esses momentos podem acabar sendo boas oportunidades para conseguir negociar com as melhores condições possíveis.
Um dos mutirões mais famosos que acontece em diversos momentos ao longo do ano é o Feirão Limpa Nome, do Serasa, que pode ser aproveitado online, através do site da instituição. Além disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) organiza, em parceria com os bancos, alguns mutirões ao longo do ano.
Não faça novas dívidas
Durante a fase de negociação e de pagamento das dívidas, que podem ser mais do que uma, é muito importante evitar contrair outras dívidas. Isso deve ser feito não apenas em relação aos grandes financiamentos, como também aos pequenos gastos que vão sendo feitos ao longo do ano, como os parcelamentos que vão entrando no cartão.