6 dicas para quem quer começar a investir em criptomoedas
Confira alguns caminhos interessantes para quem deseja entrar neste mundo.
Investir bem é, acima de tudo, ficar de olho nas oportunidades que surgem e conseguir analisar e entender como essas opções acabam se encaixando na estratégia de investimento da pessoa de uma forma geral. E, atualmente, muito se fala na possibilidade de investir em criptomoedas, um conceito que está se tornando cada vez mais popular no mundo inteiro e parece ter conseguido um espaço no mercado.
Em um primeiro momento, este tipo de moeda não era visto com bons olhos. Afinal de contas, trata-se de uma forma de dinheiro que não existe no mundo físico e que também não é regulamentado por nenhum banco central ou país. Basicamente é um conjunto de dados criados a partir de um determinado algoritmo, utilizando tecnologias como blockchain, e cujo valor é definido pelo mercado.
No começo, essas moedas acabavam sendo utilizadas na web para transações das mais variadas, mas que, em muitos casos, estavam relacionadas com atividades ilícitas. Muitas destas moedas não podem ser rastreadas e nem bloqueadas ou interceptadas por nenhuma entidade governamental, judicial ou de polícia. Mas, com o tempo, os governos acabaram encontrando meios de incorporar os criptos na economia tradicional.
Hoje em dia, qualquer pessoa pode comprar criptomoedas em empresas registradas, em transações que funcionam basicamente como um câmbio para qualquer outra moeda. E como as criptos possuem suas próprias regras de valorização, acabaram se tornando uma das opções de investimento disponíveis no mercado.
Confira algumas dicas para quem deseja começar a investir em criptomoedas:
Entenda o mercado
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas entendam o funcionamento deste mercado e conheça as diferenças entre este e outros mercados mais convencionais. Além de entender o seu funcionamento e como elas podem ser utilizadas no dia a dia, também é importante entender que elas fazem parte de um mercado considerado como extremamente volátil e arriscado, o que nem sempre é uma boa para quem está começando a investir ou para quem possui um perfil mais conversador.
Escolha uma Exchange confiável
Para quem está começando, é muito importante não tomar decisões muito arriscadas em relação a forma como essas moedas serão adquiridas e posteriormente vendidas. É extremamente recomendado escolher aquelas Exchanges que ofereçam maior confiança e representação no mercado, mesmo que elas sejam um pouco mais caras ou que não ofereçam boas prospecções de ganhos.
Proteja seus investimentos
A partir do momento que as pessoas adquirem uma criptomoeda, elas precisam garantir a segurança desta moeda digital. O mais recomendado e que acaba sendo muito utilizado no mercado nos dias de hoje é a chamada carteira de hardware, que também é conhecida como “cold wallet”. Os dispositivos permitem com que as pessoas armazenem suas criptomoedas de forma offline, reduzindo os riscos de ataques cibernéticos.
Escolha diferentes opções de cripto
Mesmo dentro de um segmento tão novo e restrito como o de criptomoedas ainda é possível diversificar os investimentos de uma forma geral. Existem muitas opções de moedas digitais, e não apenas as mais conhecidas, como Bitcoin. Cada cripto acaba criando o seu próprio caminho dentro do mundo financeiro, e por isso deve ter a sua própria valorização. Diversificar acaba sendo interessante para reduzir os riscos de perdas.
Aprenda a monitorar o mercado
Da mesma forma que as pessoas precisam entender como este mercado funciona, também é importante entender como é possível fazer um monitoramento ativo das movimentações que podem impactar o seu investimento. É importante seguir analistas de confiança para entender as tendencias do mercado. As notícias econômicas também podem afetar o valor das criptomoedas, mesmo que elas não estejam diretamente vinculadas a uma determinada política de governo.
Seja paciente
As criptomoedas não serão parte de uma receita mágica que vai fazer com que as pessoas fiquem ricas da noite para o dia. Existem aqueles que apostaram em moedas como o Bitcoin no seu começo e realmente conseguiram ganhar muito dinheiro, mas atualmente essa é uma realidade completamente diferente, e movimentos como o de grande valorização de uma criptomoeda são cada vez mais raros. O ideal é que elas façam parte de uma estratégia maior de investimento, envolvendo opções mais tradicionais e seguras.