6 formas de ganhar dinheiro na Universidade

Confira dicas de como conseguir ganhar algum dinheiro sendo universitário.

Publicado em 09/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O período universitário costuma ser um desafio para boa parte dos brasileiros. Afinal de contas, com exceção daquelas pessoas que acabam tendo recursos financeiros para conseguir viver este momento sem precisar se preocupar com dinheiro, costuma ser um momento de maior aperto, especialmente para os que decidem fazer cursos com aulas em mais de um período.

6 formas de ganhar dinheiro na Universidade

Os valores das mensalidades para os que fazem cursos em universidades privadas são muito caros e pesam no bolso ou dos jovens ou no dos seus pais ou responsáveis. Além disso, mesmo os que frequentam a universidade pública ainda precisam ter que lidar com uma grande quantidade de gastos.

O trabalho formal nem sempre é possível para o universitário, que acaba tendo que lidar especialmente com os problemas relacionados ao tempo disponível para os estudos e como eles precisam estar relacionados com o trabalho de uma forma geral. Nem todas as empresas conseguem ser flexíveis para este público, que ainda conta com a dificuldade adicional de não possuir muito experiencia de trabalho, quando estamos falando dos jovens universitários.

Anúncios

Para quem está chegando na vida universitária ou já está fazendo planos para este importante momento da vida, confira algumas dicas e formas de conseguir dinheiro:

Trabalhe como freelancer

Nos dias de hoje existem diferentes formas de trabalho que acabaram se consolidando, e a tecnologia inclusive acabou ajudando algumas destas formas a se tornarem mais populares. Trabalhar como freelancer, por exemplo, é uma forma de conseguir garantir uma renda extra sem se comprometer com um horário fixo. Existem muitas atividades que podem ser feitas de forma autônoma hoje em dia, e muitas plataformas que também permitem com que as pessoas encontrem empresas ou pessoas precisando deste tipo de trabalho.

Venda comida para os colegas

Anúncios

Caso o universitário tenha alguma familiaridade com a cozinha e consiga ter um tempo disponível para produzir lanches, comidas ou doces, o público universitário pode acabar se tornando uma boa clientela. Afinal de contas, os colegas também costumam ter problemas com relação ao tempo, e muitos não conseguem se alimentar direito. Portanto, levar alguns lanches ou ainda fazer aqueles docinhos caseiros que sempre caem muito bem pode ser uma boa alternativa para fazer um troco a mais.

Conserte coisas

Enquanto algumas pessoas podem acabar explorando os seus dotes culinários, outras pessoas podem acabar colocando em prática os seus conhecimentos de elétrica ou eletrônica para conseguir garantir um dinheiro adicional entrando na conta. Manutenção de itens como celulares, eletrodomésticos, impressoras, computadores, notebooks podem ser aprendidas rapidamente através de cursos libres por quem já possui algum tipo de familiaridade no assunto. E o universitário pode ir pegando novos serviços na medida em que for conseguindo mais tempo libre.

Ensine

Quem disse que alunos não podem ensinar? Oferecer aulas particulares também é uma excelente forma de conseguir uma renda extra durante o período universitário e também ajuda a manter a mente ativa, o que sempre é muito importante para os jovens. As aulas particulares podem ser oferecidas tanto para as crianças e os adolescentes com problemas durante sua formação básica e até para estudantes universitários que possam estar tendo dificuldades em determinadas matérias que aquela pessoa consegue dominar.

Revise e formate trabalhos acadêmicos

Uma outra forma de obter dinheiro extra com um público que pode ser encontrado dentro da própria universidade é oferecer os serviços de revisão e de formatação de trabalhos acadêmicos. Os famosos TCCs, por exemplo, geralmente devem ser entregues seguindo todas as normas da ABNT e ainda impecáveis com relação as regras gramaticais, mas nem sempre a pessoa que escreveu o trabalho consegue tempo para este trabalho de fechamento. Mas, lembre-se, que o trabalho deve ficar restrito a revisão e formatação, não sendo permitida que a produção do conteúdo seja feita por qualquer pessoa que não seja a autora original.

Desapegue

Na medida em que os alunos vão avançando no curso vão ficando para trás determinados tipos de materiais, acessórios, livros, apostilas e outros que não acabam sendo utilizados. E isso tudo pode acabar se transformando em dinheiro, basta vender para os alunos que estão entrando nas disciplinas já superadas. Mas os estudantes também podem se desapegar de outras coisas, como roupas e acessórios, para conseguir uma renda extra.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.