7 dicas para cobrar um cliente sendo um autônomo
Confira algumas formas de conseguir receber pelos serviços prestados ou itens vendidos.
Qualquer empresa ou pessoa que trabalhe de forma autônoma acaba tendo que se preocupar não apenas com a entrega de um produto ou de um serviço de qualidade, como também com a cobrança dos seus clientes. Afinal de contas, o negócio só funciona quando o dinheiro entra em caixa, e nem sempre essa cobrança acontece de uma forma muito fácil.
Grandes empresas acabam criando estruturas completas de cobrança, para garantir que elas, de fato, consigam receber os valores que lhe competem. Mas isso acaba sendo inviável para o pequeno empreendedor ou ainda para o profissional autônomo. E essas condições de início muitas vezes obrigam os vendedores a ter mais flexíveis em relação aos recebimentos.
Confira algumas dicas que podem ajudar os pequenos empreendedores a cobrar os seus clientes:
Mantenha um controle preciso
Antes de mais nada, é preciso garantir um controle efetivo de todas as vendas e todas as dívidas que ainda estão em abertas. Isso nem sempre acaba sendo algo que as pessoas que estão começando um negócio próprio costumam ter, já que elas acabam se preocupando mais com a atividade fim da sua empresa ou negócio. Mas esse controle vai ajudar nas próximas estratégias, criando mecanismos que vão diminuir as chances da inadimplência e, até mesmo, realizar o processo de cobrança de uma forma mais tranquila.
Envie lembretes de vencimento
Uma estratégia que pode ser utilizada é o envio de lembretes de vencimento do pagamento acordado com os clientes. Isso pode ser feito de uma forma muito simples nos dias de hoje utilizando ferramentas de comunicação como o WhatsApp. Mas é importante que este lembrete seja feito de uma forma cordial e sempre deixando claro que, pelo menos neste momento, trata-se apenas de lembretes, e não de uma cobrança específica.
Defina o meio que realmente entregue a mensagem
Definir o meio ou o canal que será utilizado para realizar a cobrança também é muito importante. Lembrando que é de interesse do autônomo receber pelo pagamento, por isso ele precisa ter a garantia que, de fato, a mensagem chegará até o cliente. Essa escolha sempre vai depender muito do perfil do cliente. Pessoas mais jovens costumam gostar de receber mensagens através de aplicativos como WhatsApp. Já pessoas mais velhas podem acabar preferindo a boa e velha ligação. No caso de vendas para um perfil mais corporativo, as mensagens por e-mail costumam ser mais efetivas.
Cuidado para não infringir as leis
É comum que os autônomos esqueçam que eles também acabam sendo clientes de outras empresas. E, mesmo no momento em que uma pessoa está inadimplente, elas possuem determinadas proteções e garantias a partir do Código de Defesa do Consumidor. E todos os prestadores de serviço devem ter conhecimento deste conjunto de regras, que, inclusive, definem algumas formas de cobrança que não podem ser feitas. Por isso, é muito importante ficar de olho para não quebrar nenhuma regra.
Mantenha a educação
Mais do que a obrigação de seguir a lei que defende o consumidor, é de interesse do autônomo manter os seus clientes, mesmo que, por algum motivo, eles tenham alguma dificuldade de pagar naquele momento. Por isso, toda o procedimento de cobrança sempre deve ser feito com educação, mantendo a conversa em um nível profissional. Impaciência ou agressividade vai apenas acabar causando uma indisposição entre as partes e dificilmente vai resolver a situação.
Utilize modelos de comunicação impessoais
A impessoalidade, em um primeiro momento, pode ser a melhor forma de cobrar um cliente sem que ele se sinta ofendido ou perseguido de alguma forma. A ideia é fazer com que ele realmente entenda que aquela cobrança é apenas um procedimento adotado no negócio, e que não se trata de algum direcionado. Apenas depois de uma cobrança que já foi feita algumas vezes é que os autônomos devem tomar uma medida mais específica.
Ofereça um acordo
Em determinados casos, a melhor forma de consegui de fato ter acesso ao valor devido é realmente oferecer um acordo para os clientes. Pode ser que seja necessário oferecer um desconto no valor devido, ou ainda oferecer uma opção de parcelamento da dívida. Existem hoje meios de pagamento que podem ajudar os autônomos até mesmo a parcelar a dívida no cartão de crédito, por exemplo.