Carnaval: dicas para curtir e economizar nas festas

Confira alguns truques para quem deseja aproveitar os momentos de diversão mais sem comprometer as finanças.

Publicado em 02/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O carnaval é uma das datas festivas mais esperadas pelos brasileiros. Mesmo que ela costume acontecer no começo do ano, quando as pessoas ainda estão se recuperando das festas de final de ano, o momento costuma ser mais uma oportunidade para que as pessoas acabem descansando e se divertindo, ao mesmo tempo se preparando para o ano longo pela frente.

Carnaval: dicas para curtir e economizar nas festas

Mas ao mesmo tempo que é uma data importante para que os brasileiros consigam aproveitar, seja participando das festas tradicionais ou apenas viajando para se divertir, o carnaval também acaba sendo um momento de atenção. Muitos entram o ano novo com uma série de metas e resoluções, incluindo as relacionadas com mudanças financeiras. Mas momentos como o carnaval podem acabar colocando tudo a perder.

O que é o Carnaval?

O carnaval é considerado como a maior festa popular do país. Mesmo que tenha raízes medievais e que seja comemorado também em diversos outros países, incluindo os da Europa, que foram os responsáveis por trazer as festas para cá, o carnaval brasileiro acabou ganhando uma estrutura completamente nacional e única, não sendo encontrado em outros países.

Anúncios

Por aqui, temos as comemorações que normalmente duram cerca de cinco dias, começando em uma sexta-feira e normalmente terminando em uma terça-feira. Mas atualmente existem diversas outras versões, incluindo aquelas que acabam se transformando em uma semana inteira.

Mas normalmente este acaba sendo o período também que muitos trabalhadores conseguem descansar e interromper suas atividades conseguir aproveitar as festas. O mesmo acontece com as instituições educacionais, que não costumam ter aulas nestes dias, apesar de haver uma discussão em relação a data ser ou não feriado.

Quando vai acontecer o Carnaval em 2024:

Anúncios

Uma das características do carnaval é o fato de que suas datas acabam variando de acordo com um conjunto de fatores. Existem questões relacionadas ao calendário católico que acabam sendo consideradas para escolher as datas do Carnaval, mas, na prática, que bate o martelo é o poder público, que define ela em um calendário oficial.

Neste ano de 2024, o Carnaval vai acontecer mais cedo do que nos anos anteriores, entre os dias 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira), sendo que para muitos as festas começam no dia 9, na sexta-feira.

Com isso, o Carnaval pode acabar representando uma certa dificuldade para quem vai desejar comemorar. Afinal de contas, é o começo do ano ainda, e muitas pessoas ainda estão pagando as contas das festas de dezembro.

Para quem deseja economizar, confira algumas dicas para quem curtir o Carnaval mesmo sem gastar muito e comprometer as finanças:

Defina uma verba para os gastos

Muitas pessoas acabam evitando definir um limite de quanto elas podem gastar em datas como o carnaval, achando que elas vão acabar abrindo mão da diversão. Mas este acaba sendo um caminho para o descontrole. Por conta disso, é fundamental definir um limite de gastos para que não aconteça um descontrole e as pessoas já comecem o ano com contas. Lembre-se das resoluções feitas no final do ano e dos objetivos macro que as pessoas acabam tendo.

Compre com antecedência

Para quem consegue se planejar com antecedência a diversão do carnaval, chance de economizar acaba sendo muito maior. Por isso, pode ser interessante trabalhar com um cronograma de festas e eventos que a pessoa quer ir e tentar comprar nos primeiros lotes, com descontos. O mesmo vale para hospedagens e passagens para quem deseja viajar.

Divida os gastos

Se a pessoa quiser curtir com os amigos os dias de carnaval, nada melhor do que chamar todo mundo e dividir as despesas. O mesmo vale também para quem deseja viajar, já que diversas opções de hospedagem acabam sendo compartilhadas. Divida bebidas e petiscos e até mesmo os gastos para fazer festas em casa.

Prefira beber e comer em casa

As bebidas costumam ter um custo bastante elevado nos locais de comemoração das festas de carnaval. O mais econômico sempre será tentar beber em casa e deixar para gastar na rua apenas com ingressos, ou ainda com alguma fantasia. O mesmo vale para a alimentação durante as viagens, sendo mais interessante alugar um local que permita fazer refeições leves e rápidas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.