Cashback: como implementar em pequenos negócios?

Saiba como criar um sistema de devolução de dinheiro para os clientes do seu negócio.

Publicado em 07/01/2025 por Rodrigo Duarte.

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Cashback, há alguns anos, se tornou uma verdadeira febre nos mais variados tipos de negócios, com a palavra sendo incorporada no dia a dia dos consumidores. Hoje em dia o mercado, de uma forma geral, conseguiu entender que nem todos os tipos de empresa precisam, necessariamente, ter um programa de cashback.

Cashback: como implementar em pequenos negócios?
Créditos: Divulgação

Mas essa ainda pode ser considerada como uma palavra bastante atrativa do ponto de vista de marketing e propaganda de uma forma geral. Por isso, pode ser interessante para as pessoas que estão começando determinados tipos de negócios, especialmente os dos segmentos comerciais, de vendas diretas, criar um mecanismo de devolução de dinheiro aos seus clientes.

Mas antes de sair simplesmente prometendo que vai devolver parte do dinheiro gasto para os seus clientes, é muito importante entender melhor como o sistema funciona e conseguir pensar em estratégias para que ele, de fato, se torne um bom diferencial em termos de marketing e propaganda, mas sem prejudicar o fluxo de caixa do negócio como um todo.

O que é o cashback?

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Cashback é um programa no qual as empresas oferecem um benefício para os seus clientes: devolver parte do dinheiro gasto em compras no seu estabelecimento. Essa é uma estratégia que está incluída dentro das ações de marketing, com objetivo de atrair novos clientes e conseguir fidelizá-los.

Originalmente esse sistema previa a devolução do dinheiro propriamente dito, com o valor sendo creditado diretamente na conta do cliente e com a possibilidade de fazer qualquer coisa com esse dinheiro, seja compras em outros estabelecimentos, pagamento de contas e até mesmo saque em espécie.

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Mas, com o passar do tempo, os programas de cashback acabaram sendo adaptados de acordo com o modelo de negócios, oferecendo créditos ao invés do dinheiro, para serem gastos na mesma loja, ou então pontos, trocados em programas de fidelidade.

Diferença entre cashback e desconto

É importante que as empresas e lojistas de uma forma geral consigam entender as principais diferenças entre cashback e desconto, pois acaba sendo muito fácil de confundir ambas as condições promocionais quando o empreendedor não tem experiência.

As duas formas são recompensas oferecidas para os clientes. Mas, do ponto de vista do marketing, eles são diferentes, justamente por acabar atingindo o consumidor em um momento diferente da relação comercial. O desconto normalmente é uma ferramenta utilizada para convencimento antes da decisão da compra. Cada empresa possui suas próprias políticas de desconto, incluindo a margem que os vendedores podem utilizar para que eles consigam conquistar o seu cliente.

Mas o cashback acaba explorando um mecanismo que acaba sendo muito poderoso no cérebro humano, que é o da recompensa. Basicamente ele reforça um sentimento no qual o consumidor conseguiu uma vitória diante daquela negociação, conseguindo ganhar algo em troca da sua compra.

Guia para implementar cashback em pequenos negócios

Defina um objetivo

Antes de mais nada, qualquer ação de marketing e de publicidade deve ser criada a partir de um objetivo. Do contrário, os empreendedores não vão conseguir mensurar os seus resultados e retornos. São diversos os objetivos que podem ser definidos, tais como aumentar a quantidade de vendas, ampliar a base de consumidores recorrentes, melhorar o ticket médio, etc.

Defina um percentual de retorno

O percentual de retorno acaba sendo a base do sistema de cashback, que vai definir quanto de dinheiro de volta será retornado ao consumidor. Esse valor deve ser atrativo para o cliente, mas sempre dentro da realidade do negócio.

Crie regras e condições

Esse tipo de programa deve ser criado com o máximo de cuidado. Do contrário, o que poderia ser algo atrativo ao consumidor e benéfico para a empresa pode se tornar uma dor de cabeça. Portanto, crie as regras e as condições de uma forma muito clara, devidamente respaldada pela legislação e pelo Código de Defesa do Consumidor.

Divulgue o programa de cashback

Com o programa criado, é importante criar estratégias de publicidade e propaganda para divulgar o benefício, tanto para os novos clientes como para os que já estão na sua base. É importante criar campanhas que sejam específicas para o programa, até mesmo para que os resultados sejam mensurados com mais facilidade.

São diversos os canais de comunicação e divulgação que podem ser utilizados, incluindo as redes sociais da empresa, envio de e-mail marketing para a base dos clientes, ações promocionais, etc.

Treine a sua equipe

Além disso, é muito importante que a empresa treine a sua equipe em relação ao sistema de cashback, para que todos saibam exatamente como a ação funciona.

Escolha uma plataforma

Existem diversas plataformas e sistemas que ajudam as empresas a implementarem uma campanha de cashback. Elas ajudam justamente nas questões tecnológicas de registro e devolução de dinheiro, o que nem sempre as empresas de pequeno porte conseguem desenvolver de maneira própria.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.