Conta digital: saiba como proteger em caso de perda ou roubo do telefone
Aprenda como manter as informações e o acesso bancário mais seguro.
Os jovens estão preferindo os bancos digitais. Mesmo que essa ainda seja uma opção que está conquistando aos poucos o público mais adulto, mesmo que ainda demonstre um amento importante na preferência do público, é entre os mais novos que as opções de contas financeiras completamente controladas através de um aplicativo que essa opção realmente está se tornando cada vez mais comum.
De acordo com um levantamento que foi feito pela fintech Mambu, entre os brasileiros que possuem até 35 anos de idade essa a opção da maioria, representando 52% dos que responderam a pesquisa. Existe todo um apelo para este público, mas, acima de tudo, as contas digitais realmente oferecem muito mais praticidade para os clientes.
Contudo, existem alguns riscos em ter essas contas digitais, sendo que um dos principais é acabar perdendo aquela que é considerada como a principal forma de acessar essas contas, que é justamente o smartphone. E a preocupação realmente acaba se justificando, uma vez que os registros de roubos e furtos de telefones aumentaram consideravelmente nos últimos anos.
Confira algumas dicas importantes de segurança para proteger suas contas digitais caso o usuário perca o seu telefone ou tenha o seu aparelho roubado ou furtado.
Escolha uma senha forte
Antes de mais nada, é importante dar a devida importância para aquela que acaba sendo considerada como a principal camada de proteção, que é a senha de acesso para o desbloqueio do telefone celular. Hoje em dia grande parte dos aparelhos mais modernos contam com desbloqueio via digital ou reconhecimento facial. Mesmo assim, a maioria dos telefones exigem que a pessoa tenha uma senha que pode ser utilizada para desbloquear o telefone como um todo.
Utilize a autenticação de dois fatores
Este é um mecanismo adotado por grande parte dos serviços, incluindo aqueles que podem acabar servindo como porta de entrada para acessar outros serviços. Ele basicamente acrescenta uma segunda camada de acesso, que vai exigir uma confirmação extra de parte do usuário, mesmo que ele insira a senha correta.
Em celulares Android, por exemplo, o usuário deve ir em Configurações > Google > Gerenciar sua Conta no Google > Segurança (rolando para a direita) > Como você faz login no Google > Verificação em duas etapas. Mas como segundo fator, pode ser interessante utilizar um e-mail ou outra opção que não esteja devidamente registrada no telefone.
Mantenha um e-mail apenas para recuperar senhas
Essa é uma dica de especialistas de segurança que pode ser interessante não apenas para as contas bancárias, mas para os serviços de e-mail, redes sociais e outros. Os usuários podem manter uma conta de e-mail apenas para a recuperação das senhas mais importantes. E esta conta não deve ser registrada no telefone, com as pessoas mantendo apenas o acesso em dispositivos seguros, como os computadores. Desta forma os usuários vão complicar ainda mais a vida dos bandidos que possam acabar se apossando do telefone de forma ilegal.
Tenha o hábito de deslogar a conta
A grande maioria dos aplicativos de bancos, especialmente as contas digitais, que devem ter um foco completo em tecnologia, já que essa é a única forma de acesso a conta em si, contam com sistemas de segurança que desconectam os usuários depois de um determinado tempo ou mesmo quando os usuários trocam de aplicativo ativo no celular. Mesmo assim, é importante que os usuários mantenham o hábito de sair da conta quando terminar de fazer os procedimentos previstos na conta em si, para diminuir os riscos que alguém acabe tendo acesso a conta.
Não mantenha senhas e dados bancários no telefone
Infelizmente a tecnologia, que acaba facilitando muito a vida das pessoas em determinados segmentos, acaba impondo determinados desafios. As pessoas precisam acabar tendo diferentes senhas para acessar os principais serviços, não sendo recomendado repetir as senhas nos serviços mais importantes, como as contas bancárias. Mas é fundamental que os usuários encontrem formas de memorizar as senhas, sem adotar o péssimo hábito de anotar as informações no próprio telefone. Também não é recomendado manter outros dados bancários, como números de contas, no mesmo aparelho.