Dicas de segurança dos cartões: saiba como evitar que as crianças utilizem
Aprenda a manter essa forma de pagamento protegida.
O cartão de crédito se tornou a forma de pagamento predileta de muitas pessoas ao redor do mundo, e que acabou se tornando praticamente a forma padrão utilizada nas compras de produtos e serviços no mundo digital. Se antes utilizar o cartão de crédito era uma operação cuidadosa e cheia de sistemas para impedir fraudes, hoje em dia eles podem ser utilizados de uma forma simples e perigosa.
O meio digital que tornou a utilização do cartão de crédito um padrão de pagamento acabou dispensando a utilização de qualquer tipo de senha no momento da compra. Tudo o que as pessoas precisam é ter todos os dados do cartão, geralmente é composto principalmente por três dados utilizados para verificação direta: número completo, data de validade e código de segurança.
E a situação se tornou mais fácil diante de uma série de aplicativos e sites de uma forma geral que permite com que as pessoas salvem os dados dos cartões de crédito para compras futuras. Em alguns casos os clientes ainda precisam complementar os dados com algumas informações, mas em outros a compra pode ser feita diretamente, sem digitar nenhum outro dado.
E chegamos aos aplicativos disponíveis em smartphones que acabam sendo utilizados não apenas pelos adultos, mas também pelas crianças, como filhos, netos, sobrinhos, etc. Recentemente tivemos um relato de uma mãe que acabou viralizando nas redes sociais e que teve gastos de R$ 28 mil no seu cartão, após o filho de 10 anos acessar os dados da forma de pagamento.
Para quem deseja evitar passar por este tipo de problema, confira algumas dicas para evitar que o cartão de crédito seja utilizado por crianças:
Proteja a senha dos dispositivos e apps
Hoje em dia, a principal forma que os pequenos acabam tendo de acesso a dados sensíveis bancários e de métodos de pagamento é através dos smartpthones dos adultos mas próximos que costumam emprestar o telefone para os pequenos. Por isso, uma das principais dicas é evitar compartilhar a senha do dispositivo ou de determinados apps com as crianças que possuem acesso ao smartphone. Somente desta forma as pessoas acabam criando uma primeira barreira.
Não salve os dados
Caso o smartphone realmente seja utilizado pelas crianças, seja para jogar ou assistir vídeos, é muito importante que os pais evitem deixar gravados os dados dos seus cartões de crédito nos apps que permitem com que as compras sejam feitas de forma automática. E será preciso cuidar, pois existem alguns apps que acabam mantendo o cartão salvo como padrão e os adultos acabam nem se dando conta, como apps de pedido de comida e de transporte.
Bloqueie temporariamente o cartão
Hoje em dia a grande maioria dos aplicativos de cartões de crédito acabam oferecendo aos clientes no seu app uma forma de bloquear o cartão de forma temporária. Assim, qualquer tentativa de compra que possa ser feitas utilizando aquela forma de pagamento simplesmente não será autorizada pela bandeira do mesmo. Mas é sempre importante salientar que, caso aconteçam muitas tentativas de compra em um cartão com este bloqueio temporário, a operadora pode interpretar como uma tentativa de fraude ou uso indevido, bloqueando de forma definitiva o mesmo.
Utilize o recurso de cartão virtual
Um outro recurso que também pode ser utilizado para proteger os dados principais dos cartões de crédito para as compras que são feitas dentro do ambiente virtual é o chamado cartão virtual, também oferecido por grande parte dos cartões atuais. Basicamente é gerado os dados de um cartão virtual, mas que fica atrelado a um cartão físico. Estes dados podem ser configurados para serem utilizados apenas uma vez, ou por um determinado período. E, caso o cartão virtual precise ser bloqueado ou cancelado, os usuários não precisam ter o seu cartão físico principal cancelado.
Ative as notificações de compra
Mesmo com todos estes cuidados, pode acontecer algum descuido e as informações de um cartão de crédito principal acabar indo parar nas mãos de uma criança. Por isso, a dica é ativar todas as notificações que a sua bandira oferece, para receber na hora os dados da compra, o que torna mais fácil a contestação e o bloqueio do cartão, caso seja necessário.