Diversificando investimentos: 6 dicas para aumentar ganhos e manter a segurança
Diversificação é um dos grandes segredos da maioria dos investidores.
Para quem está começando a investir, é muito importante entender alguns conceitos básicos para conseguir ter os resultados mais próximos dos esperados. A diversificação é uma destas estratégias que devem ser consideradas como básicas e obrigatórias para todos, e quanto antes essa lição for aprendida, melhor.
Mesmo que as pessoas tenham uma certeza com relação a determinado tipo de investimento, é muito importante não apostar todo o patrimônio que as pessoas acabam tendo em uma determinada solução. Afinal de contas, por mais segurança que um investimento possa oferecer, ele nunca vai deixar de ter algum tipo de incerteza e risco.
Diversificar é basicamente apostar em diferentes tipos de investimentos e setores da economia, tendo como principal objetivo não depender somente do desempenho de um determinado aspecto da economia. Com isso, as pessoas acabam tendo uma chance maior de não perder muito dinheiro, caso alguma coisa não sai conforme o planejado.
Mas não perder não significa necessariamente perder o dinheiro que foi investido. Muitas vezes essas perdas também podem ser consolidadas como a quantidade de dinheiro que as pessoas deixam de ganhar quando apostam apenas em um determinado tipo de investimento.
Confira algumas dicas para diversificar os investimentos já no começo e evitar problemas:
Entenda o mercado
Antes de mais nada, é muito importante entender, de fato, o mercado e a economia de uma forma geral. Com isso, as pessoas poderão entender como os diferentes investimentos funcionam, os setores que eles acabam estando inseridos e não ficar na mão apenas de especialistas ou empresas.
É claro que vai ser impossível entender tudo sobre investimentos da noite para o dia, mas é importante criar uma rotina de estudos para entender como eles realmente funcionam. Também é importante buscar as informações também nas fontes oficiais, e não apena junto aos analistas e estrategistas.
Conheça o seu perfil de investidor
Existem basicamente três grandes grupos de investidores: conservadores, moderadores e agressivos. Eles basicamente são referentes ao grau de risco que as pessoas estão dispostas a assumir a partir do momento em que elas decidem investir. Com base nessas informações, fica mais fácil buscar os diferentes tipos de investimentos para cada tipo de perfil e que podem trazer retornos que realmente são esperados pela pessoa que coloca o seu dinheiro para trabalhar.
Escolha diferentes opções dentro de cada grupo
A partir do momento que os investidores definem determinados tipos de grupos para colocar o seu dinheiro, também existem diferentes opções que podem ser encontradas e que acabam sendo interessantes para criar uma carteira de investimentos. Um exemplo: as pessoas podem optar por investir todo o seu patrimônio em renda fixa, mas existem diferentes títulos que podem ser adquiridos, incluindo títulos públicos do Tesouro Direto e os títulos privados como CDBs, RDBs, LCs, entre outros.
Procure por produtos menos conhecidos
Mesmo que possa parecer complicado para quem está começando escolher opções de investimentos que não sejam tão conhecidos do público, eles podem realmente representar boas oportunidades para quem está procurando um caminho diferente. Ao ir atrás dos chamados mercados menos tradicionais, pode ser que as pessoas encontrem rentabilidades mais altas. Mas conhecer estas opções de investimento dependem basicamente deste conhecimento e estudo na área.
Defina diferentes prazos para os seus investimentos
Nunca sabemos quais os imprevistos que a vida nos reserva. Por conta disso, nunca se sabe se a pessoa não vai passar por determinadas situações nas quais elas terão que ter acesso a este dinheiro que foi investido. Para não ficar dependendo de valores que serão recebidos todos na mesma data, o mais interessante é optar por investimentos com prazos alternados como parte da estratégia de diversificação.
Aplique em instituições diferentes
Um outro aspecto que também deve ser levado em consideração no momento em que a carteira estiver sendo diversificada são as diferentes instituições financeiras que oferecem estes serviços ou produtos. O ideal é que os investidores também não apostem todo o seu dinheiro na mesma instituição, por mais sólida e tradicional que ela possa parecer. Somente dessa forma as pessoas vão conseguir proteger o seu dinheiro de uma forma mais interessante, sem que elas realmente dependam da saúde dessas instituições financeiras.