Empréstimo na conta de luz: entenda como funciona essa modalidade
Modalidade de crédito está se tornando bastante popular.
O mercado financeiro conta com diversas opções de crédito para os seus clientes, atendendo diferentes tipos de demandas e de perfis de usuários de instituições financeiras. Além dos empréstimos pessoais e consignados, com desconto em folha ou em conta corrente e até mesmo no cartão de crédito, estão surgindo também alguns tipos de empréstimos alternativos. E um destes empréstimos que estão se tornando popular é através da conta de luz.
[image]
Essa linha de crédito ainda não está disponível em todo território nacional, mas começou a surgir em determinadas cidades e vem ganhado força. Basicamente é uma modalidade de crédito oferecida pelas financeiras que liberam o dinheiro na conta dos clientes e cobram as parcelas a partir das faturas de luz que os clientes recebem todos os meses.
Como funciona o empréstimo pela conta de luz?
Basicamente essa é uma modalidade de crédito que tem como principal objetivo fornecer crédito para uma camada da população que não consegue acessar as opções de empréstimo consignado ou empréstimo pessoal com débito em conta corrente, que são as modalidades mais comuns.
Para que isso seja possível, antes de mais nada as financeiras, que são as empresas que de fato acabam concedendo o dinheiro, devem fazer parcerias com as fornecedoras de energia elétrica que atendem as pessoas nas cidades. Este tipo de parceria se tornou mais comum a partir do momento que iniciaram as privatizações no setor, sendo que diversas empresas privadas acabaram assumindo a tarefa de distribuição de energia elétrica nas cidades.
De uma forma geral, estes empréstimos podem acabar se tornando mais acessíveis, uma vez que possuem critérios de aprovação mais flexíveis. Mesmo assim, o fato apenas de ser um cliente das empresas não garante que todos terão acesso ao crédito. No momento da solicitação o empréstimo, os clientes precisam enviar alguns documentos pessoais e comprovantes de renda para que o seu perfil passe por uma análise.
Os custos das operações variam de acordo com as financeiras. Mas, comparado com algumas outras linhas de crédito que são consideradas mais populares, como cartão de crédito e cheque especial, este tipo de empréstimo geralmente apresenta juros e condições mais baratas para os clientes.
Quem pode solicitar o empréstimo via conta de luz?
Existem alguns critérios que acabaram sendo estabelecidos como base para definir quais são os clientes que possuem direito a este tipo de crédito. De uma forma geral, os clientes precisam ser maiores de 21 anos e ser o titular da conta. Ou seja, as pessoas que alugam um imóvel e a conta não está no seu nome, por exemplo, acabam não conseguindo solicitar este tipo de empréstimo.
Além disso, os clientes devem residir em uma área em que a companha de energia autorize o empréstimo na conta de luz. Também é importante ter fornecimento de energia no endereço informado e não existir qualquer tipo de débito de contas de energia antigas no endereço informado. E, para recebimento do dinheiro, os clientes devem ter uma conta bancária no seu nome.
Negativados podem pedir empréstimos na conta de luz?
Uma informação importante que muitos consumidores sempre querem saber é com relação a possibilidade dos negativados obterem este tipo de empréstimo. Afinal de contas, essas pessoas acabam tendo muitas dificuldades em conseguir crédito, ao mesmo tempo que elas geralmente precisam do dinheiro para colocar suas contas em dia.
Essa é uma modalidade de empréstimo que toma como garantia justamente o nome do cliente, por isso acaba não sendo liberado para os clientes que estão com o seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao consumidor.
Conheça algumas financeiras que oferecem o empréstimo via conta de luz:
Crefaz – Essa é uma empresa que acabou se especializando no segmento de microcrédito, contando com diversas opções para os clientes, incluindo a possibilidade do empréstimo na conta de luz em determinadas regiões.
CredInowe – Financeira que já atua no mercado há mais de 10 anos e que funciona como um buscador de empréstimos. São diversas modalidades que podem ser encontradas, incluindo a possibilidade do crédito na conta de luz.
Pinki – Oferece não apenas essa como outras possibilidades de empréstimos, sendo que alguns com a possibilidade de parcelamento em até 18x.