Empréstimo para construção: Confira dicas para financiar sua obra

Saiba como conseguir dinheiro para construir ou reformar.

Publicado em 24/10/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para construir ou reformar, na grande maioria dos casos, é preciso ter dinheiro disponível. E não estamos falando apenas de linha de crédito, mas a realidade de muitos brasileiros acaba exigindo que as pessoas também tenham dinheiro vivo disponível. E isso porque, na grande maioria dos casos, as obras são feitas por profissionais liberais.

Também existem todos os custos relacionados a compra dos materiais, não apenas que estão previstos no projeto inicial da obra, mas também aqueles que acabarão sendo utilizados e que não estão previstos, o que sempre acaba tornando essas obras mais complicadas e, em muitos casos, inacabadas.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que o mercado financeiro conta com alguma soluções interessantes focadas especialmente no setor de construção e reformas. Existem diversas opções de crédito e financiamento que são oferecidas justamente para quem precisa de um capital rápido para estas finalidades.

Empréstimo para construção: Confira dicas para financiar sua obra

Anúncios

Mas, antes de ir buscar estes recursos, é muito importante que o cliente saiba o que ele de fato vai encontrar:

Financiamento ou empréstimo para construção?

Essas duas soluções costumam ser encontradas nos bancos, mas apesarem de parecerem iguais, na prática elas funcionam de forma diferente que devem ser levadas em consideração. O financiamento é uma linha de crédito que o banco oferece para a aquisição de algo. Ou seja, as pessoas não recebem o dinheiro na sua conta. No caso das construções e das reformas, estes financiamentos acabam sendo liberados apenas para aquisição dos materiais e demais itens que serão utilizados.

Anúncios

Já o empréstimo funciona de uma forma completamente diferente, com o dinheiro sendo depositado na conta corrente. Na prática, por mais que os bancos ofereçam empréstimos focados na construção, na prática as pessoas podem acabar utilizando o dinheiro para qualquer coisa. Existem determinados casos em que as instituições financeiras pedem provas de que o dinheiro realmente vai ser aplicado no segmento de construção, mas geralmente isso acontece apenas quando o empréstimo está sendo pedido por pessoa jurídica.

Por isso, é importante ter em mente que o financiamento nem sempre é o melhor caminho caso as pessoas precisem do dinheiro vivo também para pagar a mão de obra, por exemplo. Mas caso as pessoas tenham este dinheiro e desejem apenas uma linha de crédito para compra dos materiais, o financiamento pode ser mais interessante, até mesmo por conta de ser mais barato.

Como conseguir empréstimo ou financiamento para construção?

Os passos para obtenção deste tipo de recurso sempre vão depender da instituição financeira escolhida. Hoje em dia praticamente todos aos bancos oferecem soluções desta natureza, sendo que geralmente acaba sendo mais vantagem pedir para o banco no qual o cliente já tem algum tipo de relacionamento.

Mas, no caso de reformas ou construções de grande porte, pode ser interessante dar uma boa pesquisada em todos os bancos. Por exemplo, a Caixa costuma ter uma longa tradição na oferta deste tipo de crédito. De tempos em tempos este banco oferece programas específicos que ajudam a reduzir os juros cobrados neste tipo de operação.

De qualquer forma, como se trata de uma liberação de crédito, todas as instituições financeiras vão fazer uma análise para saber se podem ter uma garantia de pagamento. No caso da utilização do próprio nome do cliente, é muito importante que a pessoa não esteja inscrita em nenhum órgão de proteção, como SPC ou Serasa. Mais do que isso, também é muito importante atualmente que a pessoa tenha um bom score nestes órgãos, que basicamente é uma pontuação a partir de uma análise feita da vida financeira do cliente como um todo.

Depois disso, o cliente terá acesso a uma proposta financeira. No caso dos financiamentos, podem ser exigidos uma série de documentos e de comprovações de que este dinheiro será aplicado na construção ou na reforma. Além disso, para obras de maior porte, pode ser que o crédito seja liberado em etapas, na medida em que o dinheiro for sendo comprometido.

É muito importante ficar atento ao custo final e efetivo da operação e também a forma de pagamento. É fundamental que as parcelas caibam no orçamento do cliente, para que ele consiga pagar e não comprometer o seu nome.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.