Empréstimos para advogados: saiba como funciona e conheça as melhores opções

Profissionais que atuam como liberais devem ter acesso a crédito para viabilizar a atividade profissional.

Publicado em 10/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Enquanto muitas pessoas que buscam uma carreira através de um curso de ensino superior se preparam para prestar os seus serviços para outras empresas, existem muitos profissionais que acabam trilhando o caminho do trabalho individual. E, em determinadas profissões, este acaba sendo um caminho bastante natural.

Empréstimos para advogados: saiba como funciona e conheça as melhores opções

Por exemplo, quem cursa direito e opta por trabalhar como advogado pode acabar encontrando uma grande variedade de oportunidades de carreira que podem ser trilhadas. E uma destas opções é com o advogado atuando por conta própria, buscando e defendendo seus próprios clientes, sem depender de um escritório consolidado, por exemplo.

Os profissionais liberais do segmento de advocacia acabam atuando de acordo com uma série de regras, sendo um pouco diferente daqueles que optam por abrir uma empresa de prestação de serviços, por exemplo. Mesmo que um advogado liberal dependa de novos clientes para conseguir trabalhar, eles precisam seguir uma série de regras relacionadas a marketing e publicidade.

Anúncios

Além disso, a própria característica do trabalho de um advogado costuma fazer com que eles tenham um fluxo de caixa que pode ser bastante inconstante, já que muitos dependem dos resultados das causas para conseguir receber pagamentos, o que pode demorar bastante.

Nestes casos, muitos acabam tendo que recorrer a empréstimos, até mesmo para conseguir sobreviver por um determinado período de tempo até que o fluxo de caixa acabe se tornando um pouco mais constante.

Quais são as opções de empréstimos para advogados autônomos?

Anúncios

Existem algumas opções interessantes que podem ser exploradas por estes profissionais autônomos do segmento de advocacia. Uma dica é buscar por empréstimos que sejam específicos para estes profissionais. Muitos bancos e financeiras oferecem estes serviços, na medida que existem diversos profissionais que necessitam deste dinheiro.

Bancos como Santander e Caixa oferecem empréstimos que são específicos ou para a atividade de advocacia como também para empreendedores e profissionais autônomos de uma forma geral. Normalmente estas instituições financeiras acabam levando em consideração a situação e a atividade profissional, o que pode acabar tornando mais fácil a aprovação do empréstimo do que os créditos pessoais, por exemplo.

Um outro tipo de empréstimo interessante é o conjunto de créditos que exigem determinadas garantias dos seus clientes. Basicamente os autônomos fornecem os direitos de alienação fiduciária para bens como veículos e imóveis para que os bancos consigam liberar uma quantidade maior de dinheiro. Além disso, estes empréstimos acabam sendo mais flexíveis e com prazos maiores paga pagamentos.

Existe crédito consignado para advogados?

O empréstimo consignado costuma ser um dos mais procurados pelos clientes, já que possuem taxas mais baixas de juros e um maior prezo para pagamento. Mas, ao mesmo tempo, eles acabam sendo liberados apenas para determinados públicos, normalmente aposentados, pensionista e servidores públicos.

Para advogados que atuam como autônomos, o caminho para obtenção deste tipo de crédito é se associar a algum escritório que tenha parceria com alguma instituição financeira, ou então buscar informações nas entidades representantes da classe.

Como conseguir dinheiro para capital de giro?

Capital de giro é um termo que normalmente acaba sendo aplicado para empresas, mas que também pode acabar sendo bastante importante para os profissionais autônomos. Basicamente é o dinheiro que fica disponível para que estes profissionais consigam pagar as contas do dia a dia, sejam aquelas relativas ao negócio, mas no caso dos autônomos também para o pagamento de contas pessoais.

Existem bancos que oferecem linhas de crédito específicas para capital de giro. Normalmente eles acabam se baseando nas possibilidades de faturamento futuro ou ainda nos comprovantes que os advogados fornecem de que efetivamente vão receber dinheiro, sejam advindos de ações ou honorários, nos próximos meses ou anos. O crédito serve como uma espécie de antecipação destes valores.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.