Existe empréstimo com depósito antecipado? Entenda como funciona o golpe.

Saiba se as ofertas de empréstimo que costumam ser muito atrativas realmente são cofiáveis.

Publicado em 05/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Obter determinadas ofertas de empréstimo nem sempre acaba sendo uma tarefa das mais fáceis para as pessoas que realmente precisam do dinheiro. Afinal de contas, as instituições financeiras só acabam emprestando valores para quem realmente acaba comprovando ter a capacidade financeira para fazer os pagamentos, que é composto não apenas pelo valor do empréstimo tomado como também dos juros.

Existe empréstimo com depósito antecipado? Entenda como funciona o golpe.

Dentro deste universo de possibilidades acabam surgindo diversas ofertas, sendo que algumas delas são bem tentadoras. Geralmente os clientes acabam recebendo oportunidades que de empréstimos em grandes quantidades, muito mais do que os bancos normalmente oferecem, além de juros mais baixos e possibilidade de parcelamentos por mais tempo.

O problema é que nem sempre estes empréstimos realmente existem. Eles podem acabar sendo utilizados como iscas para tentar fazer com que as pessoas caiam em um golpe. E um dos mais comuns é o empréstimo com pagamento antecipado.

Anúncios

Entenda melhor como este golpe funciona:

Existe empréstimo com pagamento antecipado?

Antes de mais nada, é fundamental que as pessoas tenham isso em mente: não existe qualquer tipo de empréstimo que exige que o cliente faça qualquer tipo de pagamento antecipado. Um empréstimo normalmente é uma operação na qual uma determinada instituição financeira disponibiliza uma determinada quantidade de valores para o cliente, assumindo os riscos a partir das análises financeiras feitas ou ainda diante de determinadas garantias que acabam sendo tomadas, como imóveis ou veículo.

Anúncios

Por isso, sempre que um consumidor encontrar alguma oferta de empréstimo, que prometa uma determinada quantidade de dinheiro sendo disponibilizado mas que exige que o cliente faça um depósito de uma parte do valor do pagamento, é um claro sinal de que a pessoa está diante de uma tentativa de golpe.

De acordo com registros da Polícia Federal, houve um aumento de mais de 70% nos golpes financeiros direcionados a idosos em 2023. Isso porque o golpe do depósito antecipado segue um padrão, apenas variando em pequenos detalhes, mas basicamente mantendo a essência do golpe, que é tentar tirar dinheiro das pessoas diante de uma promessa que não vai se cumprir.

Como funciona o golpe do empréstimo com pagamento antecipado?

Na grande maioria dos casos os golpistas acabam selecionando pessoas que façam parte de determinados grupos que sejam considerados como mais suscetíveis a cair, que geralmente são idosos, desempregados, pessoas com baixa renda e a quelas menos familiarizadas com o uso da internet. Por isso também que grande parte destas tentativas acabam começando no ambiente digital.

A partir do momento que estes clientes são abordados, os bandidos utilizam dos mais variados falsos argumentos com o objetivo de passar confiança, geralmente se passando por uma grande instituição financeira, que passe confiança. Além disso, eles costumam oferecer valores acima dos que normalmente são encontrados no mercado em relação a empréstimos para pessoa física.

Outra coisa que os bandidos normalmente acabam prometendo para os clientes no momento da oferta destes empréstimos acaba sendo a possibilidade de disponibilizar empréstimos para as pessoas que estão negativadas. Os empréstimos consignados normalmente são disponibilizados para este público, mas neste caso existe um outro fator que pode dificultar a tomada dos empréstimos, que é a margem do consignado, que bloqueia novos empréstimos quando o aposentado, pensionista ou servidor já está com uma determinada quantidade de renda comprometida.

A partir do momento que o cliente acaba fisgando essa isca, os bandidos exigem que ele faça um depósito ou uma transferência de uma determinada parte deste dinheiro para que eles consigam liberar o empréstimo de uma forma geral. Neste caso eles normalmente justificam afirmando que esta antecipação é referente a determinadas taxas, ou ainda para antecipar o pagamento dos juros.

Como se proteger do golpe do empréstimo com pagamento antecipado?

Antes de mais nada, os clientes nunca devem fazer qualquer tipo de pagamento antecipado para solicitar qualquer tipo de empréstimo. Nenhuma instituição financeira séria vai exigir qualquer tipo de antecipação;

Além disso, também é fundamental nunca compartilhar qualquer tipo de dado ou de informação pessoal com pessoas ou empresas que entram em contato e que não sejam, comprovadamente, de uma empresa conhecida. Dentre os dados que nunca devem ser repassados estão senhas, números de cartão de crédito, CPF, RG, etc.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.