Gasta mais de 3 mil no cartão? Aprenda a comprar passagens aéreas de graça

Saiba como gastar menos com suas compras e aproveitar as vantagens de um cartão de credito.

Publicado em 06/01/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Já pensou se você pudesse viajar de avião totalmente no 0800 ou pelo menos pagando muito menos do que o valor integral? Isso é possível através do uso das milhas aéreas! E isso é feito com base no uso do seu cartão de crédito, onde pontos acumulados podem ser trocados por milhas nas companhias aéreas.

Portanto, o funcionamento é bem simples, quanto mais você gasta no seu cartão, mais pontos você acumula. Consequentemente, mais pontos significam mais milhas para serem trocadas. Com elas você pode então comprar passagens de avião para qualquer lugar do mundo. Continue lendo o artigo e entenda como garantir economia para a sua viagem dos sonhos.

O que são as milhas aéreas?

As milhas são benefícios oferecidos pelas companhias de aviação a cada vez que você faz uso do serviço. Elas fazem parte dos programas de fidelidade das companhias aéreas e são cumulativas. Na medida em que você acumula chega ao saldo em que é possível obter descontos nas passagens.

Anúncios

Em alguns casos é possível conseguir até mesmo o valor integral do bilhete aéreo. Contudo, há alguns fatores que são determinantes quanto ao valor das milhas concedidas. Alguns deles são o destino de sua viagem, a classe em que viaja e os custos das tarifas. Justamente por conta disto é importante estar atento na hora de planejar tendo em mente o valor real.

Como posso conseguir milhas usando o cartão de crédito?

Os cartões de crédito têm sempre vinculado ao seu uso um programa de fidelidade. Com ele, a cada vez que você utiliza o cartão em uma transação financeira acumula pontos. Além de poder trocar estes pontos acumulados por uma série de produtos, você também pode trocá-lo por milhas nas empresas aéreas que sejam parceiras do seu cartão de crédito.

Anúncios

É preciso consultar a empresa do seu cartão para saber qual o valor necessário para se fazer a troca. Pontos acumulados já é possível fazer a troca por milhas. Por isso a importância de se manter um produto como um cartão de crédito, possibilitando viagens e diversão.

Como sei se tenho milhas suficientes para trocar?

É preciso acompanhar o seu saldo que vem discriminado na fatura do seu próprio cartão. Para isso, basta olhar a sua fatura mais recente ou entrar em contato direto com a emissora do seu cartão. Resta ainda o aplicativo do seu banco de onde poderá também obter esta informação.

É muito importante que esteja atento quanto ao valor total de suas milhas e acompanhando sempre as atualizações de pontuação. Assim, você não corre o risco de se perder nas contas e terminar apostando numa troca que não poderá ser feita e numa viagem para qual não possui milhas suficientes.

Como consigo acumular pontos rápidos para trocar por milhas

Muitas pessoas acham que elevar o consumo do cartão é sempre a solução mais viável para se conseguir milhas. Porém, há formas de melhorar a sua pontuação sem ter de recorrer a mais gastos. Confira!

Escolha um bom cartão

O nível do cartão é proporcional à pontuação que o mesmo oferecerá. Sendo assim, cartões de nível mais básico não vão oferecer pontuações vantajosas. Cartões como “premium”, “gold” ou “platinum” vão oferecer mais pontos por cada compra feita.

Esteja atento às promoções dos seus cartões

Há épocas do ano em que os cartões oferecem mais pontos do que é comum, como na Black Friday, por exemplo. Geralmente é possível acumular a partir de 50% a mais em compras que nos dias comuns.

Use seu cartão para pagar as contas de consumo

A água, energia e telefone são nossas contas fixas e podem ser usadas para acumular pontos também. Assim, todos os meses você pode programar estas contas para caírem na sua fatura de cartão. É uma forma de acumular pontos usando seu cartão sem comprometer o seu orçamento.

Cadastre seu cartão em seus apps mais usados

Faça um cadastro nos aplicativos de transporte, delivery e streaming. São os principais utilizados no seu dia a dia. É uma outra forma de acumular pontos constantes sem nem perceber, no uso dos serviços de demandas diárias.

Escolha um bom programa de milhas

Um bom critério para escolher programas de milhas é optar por aquele que oferece mais voos para a sua região. Ah, e há programas que não estão necessariamente vinculados a companhias aéreas, como o Livelo, que permite da mesma forma o resgate de passagens.

Estabeleça uma meta

Esta é uma das dicas mais importantes para quem já tem sua viagem em mente. Observe seus gastos e pontos acumulados ao longo do mês, com essa média você já tem ideia do quanto consegue acumular por mês. Assim, poderá manter o mesmo ritmo estratégico para acumular até atingir o necessário para uma realização, como a tão sonhada viagem de avião.

Atente-se ao prazo de validade

Sim, os pontos têm prazo de validade, por isso é importante ficar atento ao prazo em que os mesmos expiram. Jamais permita que isso aconteça, pois joga-se fora tudo o que foi investido até aqui. Gerencie sempre os seus prazos.

Como usar as milhas para comprar passagens aéreas?

Bom, você já sabe que para conseguir usar as milhas precisa acumulá-las num programa de fidelidade. Porém, é bom saber que não é preciso se restringir a apenas uma empresa. Você pode se cadastrar em todos os programas de fidelidade disponíveis e acompanhar as comunicações para identificar aquele que vai te parecer mais vantajoso.

Contudo, se depois de muita pesquisa você já elegeu aquele programa que lhe trará mais vantagens, é bom concentrar seu acúmulo de milhas nele unicamente. A partir disso, é só consultar regularmente as passagens para os destinos de sua pretensão. Nos sites é possível visualizar o valor da passagem e o equivalente em milhas necessário para adquirir.

É no momento exato em que efetua a compra da passagem que pode definir se quer ou não aplicar as milhas disponíveis. Portanto, a palavra de ordem é planejamento. Programe-se com antecedência e se dedique de forma estratégica usando as dicas para o ganho de pontos no uso do seu cartão e fique mais perto de realizar a sua viagem dos sonhos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.