Golpe dos seguros: confira dicas para não cair em armadilhas
Consumidores devem ficar atentos com alguns golpes aplicados na venda e na forma como estes serviços são utilizados.
Os golpes e as tentativas de fraudes acontecem em todas as esferas de atividades realizadas pelo ser humano, e no mercado de seguros não poderia deixar de ser diferente. Neste caso, temos uma característica das apólices que acaba criando o cenário para que determinados golpes sejam aplicados.
A partir do momento que as pessoas assinam uma apólice, por mais que elas estejam pagando pela sensação de proteção, na prática elas não querem ter que utilizar o seguro propriamente dito. Afinal de contas, sempre que um sinistro acontece é em virtude justamente de um problema que a pessoa está tentando em determinado aspecto.
Por isso, existem muitos consumidores que acabam criando como hábito sempre ter um seguro, seja ele de vida, para o seu carro, para seu imóvel, dentre outros. E, caso a pessoa não necessite utilizar o seguro, as pessoas apenas vão renovando e pagando as mensalidades, ganhando aquela sensação de, se qualquer coisa acontecer, ela está protegida.
Mas o que acontece quando a pessoa, de fato, precisar acionar o seguro e descobrir que sua cobertura simplesmente não existe? Este é um golpe que acontece com uma certa frequência.
Confira algumas dicas para não cair em golpes de seguros:
Prefira sempre empresas de boa reputação
Antes de mais nada, é muito importante que os consumidores, de fato, pesquisem bem sobre a empresa que está oferecendo o seguro contratado. Nem sempre as empresas que são as maiores no mercado em determinado segmento serão aquelas que terão uma boa reputação, mas sempre acaba sendo um bom indício.
A internet oferece diversas ferramentas que permitem com que as pessoas tenham, pelo menos, uma noção de como ela atua no mercado. Por exemplo, o sute da Superintendência de Seguros Privados (Susep) possui informações detalhadas de cada uma das empresas que estão atualmente atuando de forma legal no Brasil. Outros sites, como o Reclame Aqui, oferece um panorama geral de como os consumidores percebem estes serviços.
Busque informações sobre os corretores
Mas o problema, no momento da contratação de um seguro, pode nem sempre estar relacionado a empresa propriamente seguradora, mas sim nos seus representantes. E, mesmo com diversas empresas optando por oferecer a possibilidade de compra de forma digital, grande parte delas ainda comercializam suas apólices através dos corretores.
O site da Susep também oferece uma ferramenta que permite aos consumidores consultarem informações e dados sobre os corretores dos seguros. Estes dados são importantes para saber se a pessoa que está se apresentando como representante de fato está devidamente habilitada para atuar nesta atividade.
Solicite e análise todos os documentos
No momento da contratação do seguro, é fundamental que o consumidor solicite todos os documentos necessários que comprovem a operação e, acima de tudo, descravam todas as coberturas que ele está adquirindo. Além disso, também é fundamental dedicar um tempo para que os documentos sejam devidamente analisados.
Os consumidores sempre devem solicitar as condições gerais do seguro, a proposta e as devidas apólices. No momento da análise, os consumidores devem se atentar especialmente as cláusulas referentes às garantias e respectivas exclusões.
O site da Susep também disponibiliza uma plataforma para consulta de produtos. Por meio dele, é possível saber se o plano oferecido está registrado na instituição. Na página referente a esse tipo de consulta, são informadas as etapas para fazer o processo.
Tire todas as dúvidas sobre valores dos prêmios e franquias
As informações que sempre são muito importantes para os consumidores são aquelas relacionadas diretamente aos valores que as pessoas poderão receber em caso de sinistros, mas também aqueles que as pessoas podem acabar tendo quem pagar no momento que ela aciona a empresa.
De uma forma geral, as pessoas devem consultar os dados referentes aos valores de prêmio e também a franquia. O primeiro está diretamente relacionado ao valor que deve ser pago pelo segurado para que ele tenha as devidas coberturas. Já o segundo é a parte a indenização que fica em cargo do próprio segurado.
Para que o segurado possa ter acesso ao pagamento do seguro, ou ainda para determinado serviço, como o reparo de um veículo, elas precisam pagar o valor da franquia. Em determinados casos, este valor pode ser descontado do seguro que será pago para quem tem direito.