Investimentos: confira os principais retornos e riscos
Entenda melhor o comportamento do seu dinheiro quando ele é colocado em uma opção de investimento.
No momento em que as pessoas decidem colocar o seu dinheiro em qualquer opção de investimento, existem basicamente duas possibilidades: ou aquele investimento terá um retorno positivo a partir da quantia destinada, o que sempre é o esperado; ou existe a possibilidade de acontecer perdas, ou seja, a pessoa simplesmente perder parte do valor que foi depositado.
Basicamente um investimento é caracterizado basicamente por estes dois fatores: perdas e ganhos. Ou retornos ou riscos. É fundamental que as pessoas tenham todas essas informações no momento do investimento, pois cada opção acaba contando com suas possibilidades de retornos ou de riscos. Algumas são mais seguras, enquanto que outras acabam sendo mais arriscadas.
O gerenciamento dos riscos é um dos grandes segredos dos investidores para que eles tenham uma chance maior de ter ganhos financeiros, ao invés de perdas. Além disso, a partir do conhecimento dos riscos e dos retornos possíveis, é possível criar expectativas realistas, o que faz parte da estratégia como um todo.
Tipos de riscos possíveis em um investimento
Risco de mercado
Este é um tipo de risco que está diretamente relacionado as mudanças que podem acontecer no mercado de uma forma geral e como essas alterações podem afetar o investimento como um todo. Nesta categoria acabam sendo incluídas as questões de oscilações nos preços de ações, títulos, moedas e commodities devido a eventos econômicos, políticos ou sociais.
Já entre as oscilações de mercado que mais acabam afetando os investimentos estão mudanças nas taxas de juros (como a Selic), instabilidade política, eventos econômicos globais, desastres naturais e choques de oferta e demanda.
Risco de crédito
O risco de crédito está diretamente relacionado a capacidade de pagamento feito pelo emissor dos títulos. Basicamente diz respeito ao risco de que um determinado emissor dos papeis simplesmente não cumpra o contrato, não pagando o que foi prometido. Investidores que possuem títulos de emissores com alto risco de crédito estão mais suscetíveis a perdas se o emissor não conseguir cumprir suas obrigações de pagamento.
Riscos de liquidez
Já a liquidez, quando estamos falando de um determinado investimento, está relacionado na facilidade com que ele pode ser convertido em dinheiro. Os riscos estão relacionados as dificuldades que o mercado, de uma geral, pode apresentar para comprar ou vender um determinado ativo sem causar grandes mudanças no seu preço. Pode ser causado pela falta de interesse dos investidores, pelo tamanho do mercado ou por condições econômicas adversas que reduzem a disposição das pessoas para negociar um ativo específico.
Principais tipos de retorno nos investimentos
Ganhos de capital
O aumento do valor de um determinado ativo, o que acaba provocando um retorno financeiro para quem adquiriu os ativos quando o preço estava menor, está basicamente atrelado aos movimentos feitos pelo mercado como um todo. Estes ganhos de capital podem ser obtidos das mais variadas formas, tais como a valorização dos preços das ações, imóveis ou outros ativos. Uma forma muito fácil de entender isso é o mercado de ações, quando as pessoas compram as partes das empresas com um valor menor e vende com um valor mais alto.
Dividendos
Já essa forma de retorno de um determinado investimento é considerada como uma fonte de renda passiva, sendo destinada as pessoas que adquirem ações de empresas que distribuem dividendos regulares. Quando a empresa está fazendo esta distribuição de dividendos ela basicamente está distribuindo uma parte dos lucros que ela teve durante um determinado período para os seus acionistas. Isso significa que, além do potencial de valorização das ações no mercado, os investidores também têm a oportunidade de receber pagamentos regulares.
Juros
Dá mesma forma que o consumidor paga os juros quando eles tomam dinheiro emprestado de uma determinada instituição financeira, os investidores recebem juros a partir do momento que eles adquirem determinados títulos que acabam sendo convertidos basicamente em dinheiro que as empresas ou organizações e até mesmo o governo utiliza para os mais variados fins.
Renda de aluguel
O aluguel também pode ser considerado como um retorno financeiro a partir de um determinado investimento, que seria a compra de um imóvel. Este tipo de rendimento é uma espécie de fluxo constante de recursos que vão sendo disponibilizados para os donos.