Investimentos: conheça as melhores opções para iniciantes em 2024

Veja boas opções simples de serem administradas e com um bom retorno.

Publicado em 05/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Começar a investir, nos dias de hoje, pode ser algo considerado muito mais fácil do que antigamente. Hoje em dia as pessoas contam com as mais variadas opções de aplicações que podem acabar sendo acessadas diretamente da tela dos seus telefones. Mas o que realmente pode acabar fazendo toda a diferença é o tipo de escolha das aplicações para quem não possui uma larga experiência.

Investimentos: conheça as melhores opções para iniciantes em 2024

Existem basicamente algumas características que acabam estando presentes na grande maioria dos iniciantes que estão começando a colocar o seu dinheiro para trabalhar. Uma delas é que as opções mais interessantes geralmente acabam sendo aquelas que são mais simples e seguras, mesmo que, pelo menos no começo, o retorno fique um pouco limitado.

Na medida em que as pessoas vão ganhando experiência no mundo dos investimentos elas acabam conseguindo fazer escolhas melhores, inclusive aumentando as suas chances de retornos.

Como começar a investir?

Anúncios

Para começar a investir, antes de mais nada acaba sendo muito importante que as pessoas aprendam e entendam alguns conceitos importantes. É fundamental, por exemplo, conseguir fazer uma boa leitura do que pode ser considerado como risco, que está relacionado a possibilidade que uma pessoa acaba tendo de perder dinheiro a partir do momento que opta por algum investimento.

Além disso, também acaba sendo muito importante entender e avaliar os conceitos de retorno, que é o lucro ou o prejuízo que um determinado investimento pode acabar resultando. E outro conceito fundamental é o de diversificação, que basicamente é uma estratégia que visa distribuir o dinheiro em diferentes opções, para conseguir ampliar o retorno e diminuir os riscos.

Anúncios

Também é importante definir, logo no começo, o perfil de investidor. Mesmo que ele mude ao longo do tempo, é importante que as pessoas já tenham essa noção justamente para conseguir fazer escolhas mais inteligentes. Por exemplo, um investidor conservador sempre vai escolher aquelas opções que trazem menos riscos. Já para os mais arrojados estão mais dispostos a correr riscos.

Melhores investimentos para quem está começando

Títulos do Tesouro Direto

O Tesouro Direto acaba sendo um programa do Tesouro Nacional que permite a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas físicas de forma 100% online. Um dos seus grandes atrativos é justamente o fato de que essas opções podem ser adquiridas e administradas inteiramente através de um sistema online, que pode ser acessado por qualquer cidadão e que é bem simples.

Ele pode ser de três tipos, sendo que cada um conta com suas próprias características:

Pré-fixados: são aqueles em que a rentabilidade é definida no momento da compra. Então, o investidor já sabe exatamente quanto irá receber no futuro;

  • Pós-fixados: têm sua rentabilidade atrelada a algum índice, como a taxa Selic;
  • Híbridos: são uma combinação dos dois tipos anteriores.
  • Mas, em todos os casos, eles acabam oferecendo segurança e estabilidade.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Já este tipo de investimento é classificado como um título de renda fixa, emitido por instituições financeiras. Elas acabam emitindo estes papeis tendo como principal objetivo captar recursos poderão ser utilizados para financiar suas atividades de uma forma geral.

É muito comum, por exemplo, que os bancos emitam CDBs. Neste caso, eles estão tomando dinheiro emprestado dos seus clientes, e posteriormente acabam sendo devolvidos com juros e as devidas correções. Nos últimos anos eles se tornaram bastante acessíveis, sendo que as pessoas conseguem começar a investir com pouco dinheiro.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

O mercado imobiliário sempre foi considerado como um bom segmento para investimentos, mas as pessoas não precisam adquirir imóveis completos para que o investimento seja feito. Na verdade, as pessoas podem adquirir as chamadas Letras de Crédito Imobiliário.

Elas garantem que as pessoas tenham partes de determinados investimentos que são feitos nesta área. Além de ser considerada uma opção segura e rentável, a LCI é isenta de taxas e tributação do Imposto de Renda.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

Já essa opção acaba funcionando basicamente da mesma forma que a anterior, mas a diferença é que o investimento acaba sendo feito na área do agronegócio, com o dinheiro captado sendo repassado para empresas e iniciativas neste setor, especialmente produtores rurais e cooperativas.

Com isso, os investidores acabam tendo acesso a determinados papeis, que posteriormente acabam sendo transformados em créditos para que possam render juros durante um determinado período de tempo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.