Minha empresa oferece consignado privado? Entenda como funciona o empréstimo

Profissionais que trabalham com as regras da CLT podem ter acesso a um tipo de empréstimo mais barato.

Publicado em 22/02/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Atualmente, o empréstimo consignado privado acabou se tornando um assunto bastante comentado, especialmente entre as pessoas que buscam determinadas opções de empréstimos, mas que estão querendo buscar um crédito que se torne um pouco mais barato do que as opções de empréstimos pessoais oferecidas pelos bancos.

Minha empresa oferece consignado privado? Entenda como funciona o empréstimo
Créditos: Depositphotos

Diferentemente do empréstimo consignado tradicional, que normalmente acaba sendo oferecido para os clientes que fazem parte de determinados grupos, como servidores públicos de determinados órgãos ou aposentados e pensionistas que recebem os seus pagamentos através do INSS, o consignado privado funciona de uma forma um pouco diferente.

No caso do empréstimo consignado oferecido para as pessoas que trabalham no segmento privado, a possibilidade depende basicamente de um contrato e de uma parceria que deve ser firmada entre o banco e a empresa. Normalmente, essa possibilidade é oferecida pela instituição financeira que acaba sendo utilizada pela própria empresa para fazer os pagamentos dos salários aos seus colaboradores.

Anúncios

Somente a partir desse convênio firmado que o banco consegue oferecer o empréstimo para os trabalhadores e garantir que a empresa vai repassar diretamente para ele os valores das parcelas, através de um desconto em folha. Essa acaba sendo a garantia que o banco recebe de que os pagamentos serão feitos em dia, de acordo com o contrato firmado, o que faz com que os juros e as condições sejam melhores.

Mas como os funcionários podem saber se a sua empresa conta com esse tipo de convênio com os bancos?

Como funciona o empréstimo consignado privado?

Anúncios

Antes de mais nada, é importante para o trabalhador entender como funciona o empréstimo consignado privado e como ele se diferencia de outras formas de crédito. Essa acaba sendo uma das possibilidades de conseguir um empréstimo pessoal, ou seja, aquele que a pessoa recebe o dinheiro diretamente creditado na sua conta e pode fazer o que quiser com os valores.

Mas, no empréstimo consignado, o cliente do banco paga as parcelas através do desconto em folha. Ou seja, esse valor acaba sendo retirado do montante que a pessoa receberia como pagamento, não chegando a ser creditado na sua conta. Esse mesmo valor acaba sendo repassado diretamente para a instituição financeira, mantendo assim os pagamentos em dia.

Com isso, se reduz bastante a chance de inadimplência, pois o cliente do banco acaba não tendo a possibilidade de não fazer esse pagamento. Mas, ao contrário do consignado para aposentados, pensionistas e servidores públicos, o funcionário da empresa privada pode ser desligado a qualquer momento, com o banco perdendo a garantia.

Por isso, mesmo sendo uma operação de consignado, o privado nem sempre consegue ter as mesmas taxas de juros da operação convencional, pois a instituição financeira ainda assume um risco, apesar de ser menor.

Quem pode solicitar um empréstimo consignado privado?

Duas condições são básicas para que as pessoas possam ter acesso a uma proposta de empréstimo consignado privado: ser maior de 18 anos de idade e estar trabalhando, no momento da solicitação, com sua carteira assinada, garantindo que esteja inserido nas regras da CLT.

Além disso, conforme mencionado, existe a necessidade de a empresa ter firmado um convênio com um determinado banco para que esse empréstimo seja solicitado. Também pode ser necessário que o trabalhador não esteja com o seu nome inscrito em órgãos como o SPC e o Serasa, mesmo que alguns bancos acabem dispensando essa verificação nos empréstimos consignados.

No momento da solicitação, caso os requisitos anteriores sejam preenchidos, pode ser que o banco também leve em consideração a margem da renda do trabalhador que já está comprometida com o pagamento de outros tipos de empréstimos e financiamentos.

Como saber se a empresa que eu trabalho possui empréstimo consignado?

Normalmente, essa é uma informação que acaba sendo divulgada pela própria empresa, mas existem alguns caminhos que podem ser seguidos e que ajudam os profissionais a tirar essa dúvida e saber se conseguem obter um empréstimo consignado privado:

Busque pelo RH – A grande maioria das empresas conta com um setor que se dedica apenas ao relacionamento e à gestão das pessoas de uma forma geral. Esse setor deve ter essas informações. Portanto, os empregados podem procurar pelo setor ou pela empresa em questão para entender quais são os convênios que estão disponíveis.

Procure o gerente do banco – Outra forma de saber se esse empréstimo está disponível é buscar informações diretamente junto ao banco. Isso pode ser feito com uma consulta a um gerente de conta do banco em que o trabalhador recebe seu salário.

Consulte o aplicativo do banco – Quando esse convênio está disponível, normalmente a opção de empréstimo consignado acaba aparecendo como uma das opções de contratação.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.