O que é Tesouro Direto IPCA? Entenda como funciona essa boa opção de investimento
Opção quase sempre consegue entregar retornos reais para as pessoas.
O Tesouro Direto já aparece, há algum tempo, nas listas dos melhores tipos de investimentos que podem ser feitos pelas pessoas nas mais variadas situações e para os mais variados tipos de objetivos. Dentro dessa plataforma criada pelo governo, que visa pegar dinheiro emprestado das pessoas e retornar na forma de juros e ganhos, existem diferentes opções de papéis que podem ser adquiridos.
Um deles é o Tesouro Direto IPCA, uma opção muito interessante destinada especialmente para as pessoas que estão começando a investir nesses produtos um pouco diferentes daqueles que normalmente são encontrados nos bancos e no sistema financeiro tradicional.
Além disso, este também pode ser considerado como um produto para as pessoas que estão interessadas em um tipo de investimento mais seguro e que ofereça um retorno constante e estável.
O que é o Tesouro IPCA?
Esse pode ser considerado como um título híbrido do Tesouro Direto, que traz duas partes distintas que acabam formando o retorno do investimento, que vai ser depositado diretamente na conta dos investidores. Uma delas é classificada como uma parte prefixada, enquanto a outra parte é classificada como pós-fixada.
Essas duas partes podem ser definidas e classificadas da seguinte forma:
- Taxa prefixada: no momento em que o título for adquirido, você já sabe o quanto vai receber de juros, uma vez que a taxa é estabelecida previamente no momento da compra e não vai mudar, portanto o nome: prefixada.
- Taxa pós-fixada: irá variar ao longo do seu investimento, corrigida com base no IPCA, um índice que mede a inflação e que varia mês a mês.
As informações relacionadas às taxas acabam sendo informadas diretamente na plataforma do Tesouro Direto, sendo que os consumidores acabam tendo acesso facilmente aos dados.
O nome do título indica qual é o principal índice utilizado como referência para valorização do dinheiro, que é o IPCA. Essa sigla significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo, desenvolvido para mensurar a variação de preços que afetam o consumidor final. Essa sigla acaba sendo mais conhecida como o índice da inflação. Por isso, ele acaba garantindo que os rendimentos cubram o valor da inflação e ainda ofereça, na maioria dos casos, ganhos reais.
Tipos de Tesouro Direto IPCA?
Basicamente todos os tipos de títulos do Tesouro Direto que foram criados para render de acordo com o IPCA acabam entrando nesse grupo. Mas existem alguns tipos diferentes que podem ser interessantes de acordo com a estratégia de investimento e com os objetivos em geral.
Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)
Esse tipo de investimento possui um fluxo de pagamento mais simples. Os investidores acabam tendo a certeza de receber todo o capital investido acrescido da rentabilidade apenas na data de resgate do título ou do vencimento. Portanto, essa acaba sendo uma opção mais interessante justamente para quem consegue aguardar até o vencimento do título.
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B)
Como o próprio nome acaba indicando, esse é o tipo de investimento que acaba tendo como principal objetivo ir oferecendo pagamentos para os investidores de acordo com o prazo estipulado. Nesse caso, os pagamentos acontecem a cada semestre, ao invés de receber somente no final. Nesse caso, esse título acaba oferecendo uma maior liquidez. Mas ele acaba variando mais com o passar do tempo, podendo pagar mais ou menos de acordo com as movimentações de mercado.
Tesouro RendA+ (NTN-B1)
Apesar de não ter o IPCA no nome, esse título, que foi lançado originalmente no ano de 2023, possui uma rentabilidade que acompanha o IPCA, somado com uma taxa prefixada. Mas esse título tem como foco a criação de uma poupança para que as pessoas recebam pagamentos ao longo de um determinado período de tempo, como se fosse uma previdência privada. O formato adotado permite que as pessoas recebam todo o valor em forma de parcelas em um período de 20 anos.
Tesouro Educa+ (NTN-B1)
Esse título acaba tendo um formato muito parecido com o anterior, a diferença é que tanto o período de resgate quanto o tempo de recebimento das parcelas é menor, já que ele foi criado com foco justamente para ajudar os jovens adultos a financiar seus estudos. Os pais podem fazer esse investimento em nome do filho, e, a partir do momento em que eles entram na faculdade, recebem esses valores mensais por um período de 5 anos.
Como investir no Tesouro Direto IPCA?
Uma das grandes vantagens de qualquer investimento utilizando a plataforma Tesouro Direto é justamente a facilidade com a qual as pessoas conseguem fazer as operações, tanto para compra quanto para resgate. Basta um cadastro direto na plataforma para que as pessoas tenham acesso ao sistema que permite compra e resgate, sem a necessidade de utilizar uma empresa de intermediação.