Pix para crianças e adolescentes: confira bancos que oferecem
Algumas instituições de ensino já contam com este tipo de serviço para menores.
O Pix acabou se tornando o método preferido de pagamento adotado pelos brasileiros. Ele também acabou se tornando o método de transferência eletrônica de recursos padrão, chegando para substituir outros métodos que acabaram caindo em desuso, como o TED e o DOC.
Mas para usar o Pix os clientes precisam ter basicamente acesso a dois tipos de recursos: um smartphone e uma conta bancária. O primeiro acaba sendo a forma como as pessoas podem mandar e administrar o Pix, uma vez que ele acaba sendo disponibilizado apenas através dos aplicativos das empresas. E a conta é necessária pois o Pix é um serviço diretamente relacionado ao envio e recebimento de dinheiro depositado.
E um dos critérios para abertura da conta corrente nos bancos brasileiros é ser maior de idade, o que acontece a partir do momento que o cidadão completa seus 18 anos de vida. E isso faz com que os menores de idade acabem sendo excluídos do Pix, que está cada vez mais presente nas transações do dia a dia.
Mas existem algumas opções de bancos que estão oferecendo contas específicas para menores de idade, o que permite com que eles tenham acesso a determinadas ferramentas, incluindo o Pix.
Como funciona o Pix?
O Pix é uma forma de transferência de dinheiro eletrônica criada e implementada pelo Banco Central e que permite que as pessoas enviem dinheiro de uma conta para a outra, com a transação acontecendo de forma instantânea. De acordo com as regras do sistema, o dinheiro pode ser transferido em um prazo de até 10 segundos, em qualquer dia e horário, mas dentro de limites que podem ser definidos por cada banco.
Além da transferência que pode ser feita entre contas de pessoas físicas, o Pix também acabou implementando uma série de outras ferramentas, incluindo a de pagamentos, que permite com que as pessoas paguem compras, por exemplo, de uma forma rápida e instantânea, apenas apontando a câmera do celular para um QR Code.
Atualmente o Pix também pode ser utilizado para pagar contas de consumo, enviar dinheiro para empresas que podem converter em dinheiro vivo, programar as transferências feitas, dentre outras possibilidades.
A identificação das contas funciona a partir de chaves, que são basicamente informações individuais de cada correntista que pode ser vinculada e uma determinada conta bancária e que permite com que as pessoas façam o envio sem precisar saber os dados da conta. As chaves fixas utilizadas atualmente são CPF, número de telefone celular e e-mail. Além disso, pessoas também podem criar códigos provisórios para pagamentos.
Onde abrir conta com Pix para menores de idade?
Nubank
O Nubank atualmente conta com uma conta bancária que é específica para as pessoas menores de idade. De acordo com as informações divulgadas pela própria empresa sobre o serviço, a conta pode ser aberta para jovens entre 10 e 17 anos de idade. Mas, para isso, os pais ou responsáveis destes jovens precisam ser clientes do banco.
Para abrir a conta, os clientes encontram essa opção dentro do próprio app do Nubank, em “Conta para menores de 18”. Os procedimentos para abertura desta conta são simples, bastando seguir as instruções que aparecem na tela.
Banco Inter
Um outro banco que oferece uma opção de conta para menores de idade é o Inter. Seguindo basicamente o mesmo modelo do Nubank, a criação da conta acaba sendo liberada apenas para os adultos que já são clientes. O procedimento também é feito completamente pelo aplicativo.
Além de acesso ao Pix, a conta Kids do Banco Inter oferece ainda algumas outras possibilidades, como um cartão de débito personalizado com o nome do menor de idade, além de acesso a determinadas opções de investimentos.
PicPay
A carteira digital, que funciona como um banco digital atualmente, também oferece uma conta para menores de idade, incluindo todas as funcionalidades, especialmente o Pix para transferências e também para pagamentos. Neste caso, mais uma vez, a conta para menores de idade deve sempre ter um adulto como responsável.
Neste caso, se o menor tiver entre 12 e 17 anos de idade ele poderá criar a sua conte sozinho, sem ter uma conta vinculada aos pais. Mas, mesmo nesta modalidade, os pais devem autorizar a abertura desta conta.