Primeiro carro: confira dicas financeiras para adquirir

Aprenda como adquirir este importante bem.

Publicado em 12/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A compra do primeiro veículo costuma ser um momento bem importante para as pessoas de uma forma geral, uma conquista bastante considerável para quem precisa trabalhar muito. O veículo sempre representou valores que são considerados importantes para determinadas pessoas, como uma maior sensação de liberdade e de autonomia.

Primeiro carro: confira dicas financeiras para adquirir

Mas, se nos países mais desenvolvidos a compra do primeiro carro costuma ser algo muito mais simples, no Brasil essa pode ser considerada como uma tarefa que traz alguns desafios. Os valores elevados para compra dos veículos costumam estar entre estes empecilhos, combinado com os salários baixos pagos para a grande maioria dos trabalhadores, mas ainda mais para quem está começando sua vida profissional.

Por outro lado, como temos um alto valor financeiro agregado na compra de veículo, temos algo que passa a ser considerado como um importante investimento, que facilita a compra de outros carros no futuro.

Anúncios

Mas existem uma série de elementos que devem ser levados em consideração, incluindo a real necessidade de adquirir um veículo em 2024, um mundo bem diferente do que existia nas décadas de 70 e 80, por exemplo, quando aconteceu o grande boom automotivo no país.

Confira algumas dicas e passos importantes que devem ser seguidos para a compra do primeiro veículo:

Avalie a real necessidade de um carro

Anúncios

Antes de mais nada, é importante que as pessoas avaliem a real necessidade de ter um veículo, diante do fato de que existem diversos gastos que estão atrelados e que nem sempre são possíveis de serem assumidos naquele momento. Além da compra do próprio veículo, temos todos os gastos referentes a manutenção, incluindo combustível, seguros e impostos, que devem ser colocados na balança quando esta decisão está sendo tomada.

Tenha um orçamento

A partir do momento que a decisão da compra do primeiro veículo for tomada, é importante fazer um orçamento, seja para poupar o dinheiro que será utilizado para entrada como também para conseguir ter os valores das parcelas do financiamento disponíveis. Sempre levando em consideração que existem outros gastos, especialmente no momento da compra, com documentação, impostos, etc.

Invista as economias

Quanto mais dinheiro a pessoa conseguir economizar para comprar o seu primeiro carro, melhor. Não precisa ser o valor completo para compra à vista, mas a partir de metade do valor os clientes já encontram condições muito interessantes, incluindo algumas montadoras e concessionárias que financiam o valor restante com uma taxa de juros muito mais baixa.

Mas é importante também que este dinheiro seja investido, até mesmo para que ele não vá perdendo o seu valor, uma vez que geralmente as pessoas demoram um pouco mais para conseguir chegar no valor almejado.

Prefira os carros usados

Para a grande maioria dos brasileiros, a compra do primeiro carro sendo um seminovo ou usado costuma ser muito mais interessante do que o valor de um carro novo. As pessoas conseguem adquirir um carro tecnicamente melhor do que elas conseguiram ao comprar um zero, já que os preços dos carros mais baratos do Brasil estão elevados.

Além disso, os carros novos tendem a desvalorizar muito mais rápido, exigindo que as pessoas tenham mais dinheiro disponível. Em muitos casos, as pessoas acabam também demorando muito mais para finalizar sua compra. Por isso é interessante adquirir um carro usado, que posteriormente pode ser utilizado como a entrada de um carro novo, por exemplo.

Sempre negocie

Uma outra vantagem de adquirir um carro seminovo é que os clientes costumam ter um maior poder de negociação em relação aos preços e também as condições. Mas mesmo na compra de um carro novo os clientes também conseguem ter determinadas ferramentas para barganhar.

Pode ser uma melhor condição de financiamento, ou ainda conseguir determinados adicionais para o carro. Tudo isso pode ser negociado diante da concorrência que existe no mercado automobilístico.

Fique de olho nas taxas das financeiras

A partir do momento que o cliente opta por financiar o carro, ele precisa ficar atento às condições e também aos valores que serão cobrados como taxas e juros. A dica é sempre optar pela loja ou concessionária que tenha parceria com as financeiras que ofereçam mais vantagens para os seus clientes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.