Score financeiro: entenda o que é e como ele impacta na sua vida financeira
Pontos atribuídos aos consumidores indicam poder e comprometimento com os pagamentos.
O score financeiro é um termo bastante presente na vida dos consumidores, especialmente os que se preocupam com a forma como o mercado avalia o seu histórico e como essas pessoas podem ter acesso aos mais variados serviços e produtos relacionados a crédito que estão disponíveis no mercado financeiro.
Basicamente o termo se refere a uma ferramenta que atribui uma determinada nota para os contribuintes em relação ao crédito. Nesta definição, entende-se por crédito algo mais amplo, que seria a credibilidade que um determinado consumidor acaba passando para o mercado e que facilita com que ele tenha acesso aos mais variados tipos de créditos disponíveis, desde empréstimos, passando por financiamentos, cartões de crédito, dentre outros.
Anteriormente, uma das formas que as empresas tinham para avaliar de um determinado contribuinte apresentava maiores ou menores riscos de inadimplência para uma determinada tomada de crédito era apenas avaliar se o nome do consumidor estava ou não inscritos nos órgãos de proteção.
Mas o score acaba sendo uma ferramenta mais completa, que leva em consideração não apenas o fato do consumidor estar ou não com uma determinada pendência financeira, mas também leva em consideração toda a trajetória e o histórico financeiro. Quanto mais alta for a pontuação do score do consumidor, maior será a chance dele realmente quitar os seus compromissos, o que resulta em uma maior oferta de crédito e também em crédito mais barato, em determinadas situações.
Entenda a importância do score financeiro
Ter bom score de crédito acaba sendo benéfico em diversos momentos da vida financeira de um consumidor. Uma das principais vantagens é no momento em que os consumidores estão buscando pela aprovação de crédito de uma forma geral. Dentre os tipos de créditos que normalmente levam em consideração o score estão empréstimos, financiamentos e cartões de crédito de uma forma geral. As notas altas indicam que o consumidor tende a pagar as suas contas, e isso permite uma maior liberação do crédito.
Muitos bancos oferecem também aos clientes uma taxa de juros mais barata na tomada de crédito de uma forma geral. Um dos principais componentes de uma taxa de juros acaba sendo justamente o índice ou a possibilidade de inadimplência. Quando os clientes tendem a pagar em dia, eles podem acabar tomando determinados crédito mais barato.
Como as empresas chegam ao número do score financeiro?
A fórmula específica para definição de um score de crédito não é revelada pelas empresas que são as responsáveis e que receberam certificações do governo para tanto, como o Serasa. Mas existem diversos fatores que acabam sendo levados em consideração para que a pessoa tenha uma boa pontuação.
As empresas acabam avaliando dados como histórico de pagamentos, volume de crédito utilizado, tempo de relacionamento com instituições financeiras, entre outros. Cada informação acaba tendo um peso na nota final, que ainda varia de acordo com outras informações do consumidor, como idade, renda, etc.
Como manter o score financeiro alto?
Pague suas contas em dia – uma das principais informações levadas em consideração para a formação de um score financeiro completo é como o consumidor demonstra sua capacidade de pagamento. É importante que eles sejam feitos sempre em dia, como uma forma de demonstrar para as demais empresas que aquela pessoa não se tornará uma inadimplente;
Não fique com dívidas em seu nome – ficar com qualquer dívida não paga inscrita em seu nome em órgãos como o SPC e o Serasa acabam sendo um dos principais fatores de queda do score financeiro. Mas, além das dívidas que atualmente permitem com que o nome do consumidor esteja inscrito nos órgãos de proteção ao consumidor, também é preciso pagar aquelas dívidas que possuem mais de cinco anos e que seguem registradas.
Mantenha seus dados sempre atualizados – é muito importante que o consumidor mantenha todos os seus dados atualizados nas instituições de proteção ao crédito. Especialmente quando forem dados considerados como sensíveis dentro do segmento financeiro, como aqueles relacionados a renda.
Ative o cadastro positivo – esse cadastro é opcional e permite com que as entidades tenham acesso ao histórico positivo dos consumidores, como todas as contas que são pagas em dia, os pagamentos de financiamentos, o fato da pessoa pagar a fatura inteira dos cartões, etc. Tudo isso ajuda a aumentar o score.