Seguros para pequenas empresas: confira 5 dicas para escolher a melhor opção
Saiba como manter a proteção do seu negócio com as opções de apólices que podem ser encontradas no mercado.
Existem apólices de seguro que acabam sendo feitas para proteger os mais variados tipos de patrimônios que as pessoas acabam adquirindo ou criando ao longo da sua vida. E, como não poderia deixar de ser diferente, um negócio ou uma pequena empresa não deixa de ser considerada como uma parte do patrimônio que pode ser protegida.
Mas como as empresas e os negócios de uma forma geral acabam tendo suas próprias características, sendo diferentes daquelas que podem ser encontradas em patrimônios como bens e imóveis, as apólices de seguro acabam sendo criadas com foco nestas particularidades, oferecendo as mais variadas coberturas.
Existem seguros que acabam sendo criados tendo como principal objetivo cobrir as empresas que atuam em determinados segmentos, de acordo com os produtos que elas vendem ou os serviços que elas prestem. Ainda existem apólices que atuam de formas independentes, oferecendo proteção para os mais variados aspectos de um negócio.
Mas também existem apólices de seguro que podem ser feitas para o negócio de uma forma geral, especialmente para aqueles que possuem um tamanho menor. Dentre as principais coberturas que podem ser encontradas nos seguros para empresas estão os seguintes:
- Danos por tempestade, incêndio, queda de raio e explosão;
- Tumultos, greves e lockouts;
- Danos elétricos;
- Danos a equipamentos;
- Quebra de vidros ou vitrines;
- Danos morais ou materiais para terceiros;
- Furtos e roubos na propriedade;
- Doença, invalidez ou morte para funcionários;
- Garantia contratual;
- Furtos e roubos de carga;
- Acidentes no transporte de cargas.
Já entre os tipos de seguro ofertados, os mais comuns são os seguintes:
- Seguro de responsabilidade geral: Cobre a reclamação de responsabilidade por danos corporais ou materiais a terceiros, causada de maneira não intencional;
- Seguro de responsabilidade profissional: Seguro empresas que cobre profissionais liberais contra perdas em razão de processos judiciais por danos materiais e/ou morais no exercício de seu dever profissional;
- Seguro de responsabilidade civil de produtos: Cobertura ideal para quem produz, monta ou distribui produtos, cobre situações de danos, doenças, ferimentos ou morte em razão de produtos defeituosos.
- Seguro risco de engenharia: Mecanismo que garante a proteção para empreiteiras, construtoras, incorporadoras e proprietários de obras na execução de obras na construção civil.
- Seguro patrimonial: Cobertura para perdas e danos à propriedade que se dão em razão de incêndios, tempestades e outras causas.
- Seguro de veículos: Oferece cobertura aos veículos da empresa em circunstâncias de colisão, responsabilidade civil, danos materiais, lesões pessoais, entre outras.
- Seguro de cargas: Categoria que garante ao contratante o pagamento de indenização diante de acidentes, furto e danos à carga durante o transporte.
- Dentre outros...
Confira 5 dicas para escolher a melhor opção de seguro para sua empresa:
Prefira as seguradoras de confiança
Antes de mais nada, para quem está começando com um pequeno negócio e não entende muito bem como funcionam os seguros específicos para empresas, pode ser interessante buscar aquelas que estão mais consolidada no mercado e que possuem um maior índice de segurança por parte dos clientes. Além de buscar as opiniões dos clientes, especialmente quando é necessário acionar o seguro a partir de algum sinistro, é importante se certificar que essas empresas estão devidamente credenciadas junto a SUSEP e consultar as avaliações feitas nos serviços online.
Procure uma apólice para o seu perfil de empresa
Depois, é muito importante buscar seguros que sejam feitos de forma específica para o perfil do seu negócio e da sua empresa. Existem diversas seguradoras que oferecem produtos específicos para pequenos negócios, sendo que estes acabam sendo mais interessantes em termos financeiros e com as coberturas ideais. Também é importante ir evoluindo o seu seguro na medida em que a empresa vai tendo o seu negócio ampliado
Tenha um orçamento
É fundamental que o pagamento das parcelas do seguro fique dentro do orçamento da empresa e do negócio de uma forma geral. Pode ser muito fácil acabar caindo na fala dos vendedores e adquirindo uma apólice muito cara, com coberturas adicionais que nem sempre são importantes e que podem acabar fazendo com que as companhias tenham dificuldades para realizar estes pagamentos.
Compare propostas
Com um perfil específico de seguro muito bem definido e também com um orçamento, é fundamental comparar as propostas de diferentes seguradoras, pois existem diferenças significativas entre as seguradoras. Além disso, também é muito importante comprar as propostas dos corretores, caso os clientes percebam que estão sendo direcionados para uma empresa específica.
Examine as propostas da proposta final
Antes de fechar o negócio e assinar a proposta, é fundamental que os clientes examinem a proposta final, analisando todas as coberturas que foram adicionadas. São elas que vão acabar definindo o valor final que será pago mensalmente pela empresa. Algumas delas podem acabar se tornando desinteressantes para o tipo de negócio que está sendo promovido pela companhia contratante.