Tesouro Selic vale a pena? Entenda como este investimento funciona

Conheça as principais características destes títulos públicos.

Publicado em 11/09/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

São diversas as opções de investimento para os clientes de bancos e corretoras disponíveis atualmente, cada um com suas próprias características e que atendem as demandas de determinados perfis de investidores. Mas algumas delas acabam atendendo as demandas de todos os tipos de investidores, mesmo os que arriscam mais, mas que preferem ter algumas reservas de garantia do seu patrimônio.

Tesouro Selic vale a pena? Entenda como este investimento funciona

O Tesouro Selic é um título público negociado na plataforma Tesouro Direto, disponibilizado pelo governo e que é destinado as pessoas físicas. Ou seja, as pessoas podem investir sem qualquer tipo de intermediação, fazendo as compras diretamente na plataforma.

O que é o Tesouro Selic?

Para entender melhor o que é o Tesouro Selic as pessoas precisam entender melhor o que é a plataforma de Tesouro Direto. Este programa foi criado e lançado oficialmente no ano de 2002, em parceria com a B3, que é a bolsa de valores brasileira. Através desta plataforma, as pessoas podem negociar os títulos disponíveis, de acordo com a estratégia de alocação de cada investidor. Além disso, o programa oferece diferentes tipos de aplicações. Entre elas, está o Tesouro Selic, que você conhecerá adiante.

Anúncios

Os títulos públicos negociados através desta plataforma são emitidos pelo Tesouro Nacional e utilizados pelo Governo Federal com o principal objetivo a captação de recursos, que vai permitir com que o governo aplique este dinheiro nos seus mais variados projetos e programas para manter o país funcionando.

Na prática, a partir do momento que uma pessoa física adquire um título público, o que ela está fazendo é emprestar dinheiro para o governo. Em troca, o governo paga juros para as pessoas, que variam de acordo com o título escolhido. Para cada papel existem regras que devem ser conhecidas pelos investidores, incluindo a data do seu vencimento, que será o momento em que o investidor, de fato, vai receber os valores esperados.

Como funciona o Tesouro Selic?

Anúncios

Este tipo de título público acaba tendo como principal característica o fato de ser um investimento de renda fixa. Os seus resultados financeiros, ou seja, os juros que são pagos para os investidores, estão diretamente relacionados ao desempenho da economia de uma forma geral, sendo vinculado à Taxa Selic.

A liquidez deste tipo de investimento é diária. Ou seja, todos os dias úteis acabam rendendo juros a partir dos valores que foram aplicados, sendo que estes ganhos podem ser acompanhados em tempo real pelos investidores. E isso acaba sendo possível em virtude dos papeis terem o que é chamado de garantia de recompra do governo. Ou seja, ele pode ser vendido a qualquer momento, sem que o investidor dependa de um movimento financeiro ou de uma compra externa.

Uma outra característica do Tesouro Selic é o fato deste investimento ser considerado como de baixo risco. Sendo assim, as pessoas podem ter uma previsão mais assertiva em relação aos valores que elas vão receber em relação ao retorno financeiro esperado. Além disso, como é emitido pelo Tesouro Nacional e o governo atualmente, já há algumas décadas é classificado como um bom pagador, este é um título que acaba apresentando um risco muito baixo de queda brusca ou mesmo de calote.

O que é a Taxa Selic?

Um dos principais fatores que acabam sendo levados em consideração para definir os retornos deste título público é a Taxa Selic. Basicamente essa é uma das taxas consideradas como base de toda a economia do governo brasileiro, que é considerada como as taxas de juros do país, servindo como referencia para aplicação e manutenção das outras taxas de juros.

Essa é uma taxa que é definida a partir de decisões político/técnicas, a partir de um comitê do Banco Central do Brasil. Ela é utilizada como uma ferramenta de controle da economia de uma forma geral. Quando as taxas de Selic estão altas os juros envolvidos em operações como financiamentos, empréstimos e compras no cartão de crédito também aumentam, e isso tenda a reduzir o consumo e controlar a inflação.

Já quando existe uma redução da Taxa Selic, o crédito tende a ficar barato de uma forma geral, e isso faz com que exista um incentivo ao consumo, estimulando a economia em momentos de baixa arrecadação ou em momentos de crises mais profundas nas quais a população acabam não tendo acesso aos recursos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.