Vai casar em 2025? Confira 6 dicas infalíveis para guardar dinheiro
Saiba como criar uma poupança para viabilizar o casamento.
O final do ano está chegando, e com ele uma série de resoluções. Enquanto muitas pessoas querem ter uma vida mais saudável, outras querem fazer uma grande viagem, conseguir uma nova vaga de emprego e existem aquelas pessoas que querem casar. E são muitos os namorados e os noivos que aproveitam esse momento para fazer os planos de casamento.
Esse normalmente é um momento muito feliz da vida de um casal, dando um passo importante para a consolidação e a formação de um novo núcleo familiar. Mas casar exige um certo planejamento e algum dinheiro. Afinal de contas, o sonho de todo o casal é ter um espaço só seu para morar, seus móveis, seus eletrodomésticos, e ainda uma festa de casamento para celebrar esse momento.
Com o pedido de casamento, o casal pode começar a planejar esse momento, incluindo pensar em formas de guardar dinheiro para financiar esse momento.
Confira dicas para conseguir economizar dinheiro e casar em 2025:
Faça uma planilha em casal
Algo que o casal pode começar a fazer, inclusive como um exercício que vai ajudar nos preparativos da vida a dois, é criar uma planilha para controle de gastos e despesas, com foco justamente em conseguir guardar dinheiro para o casamento. Os dados financeiros dos dois devem ser informados e colocados em uma tabela, até mesmo para que o casal tenha pleno conhecimento em relação a quanto cada um ganha.
Depois, a tabela pode ser complementada com algumas outras informações extras que vão ajudar nesse planejamento financeiro, como listar todas as despesas e identificar possíveis cortes financeiros que podem ser feitos para que o dinheiro comece a sobrar.
Estabeleça um teto de gastos
Não existe mágica para fazer aparecer dinheiro na conta dos noivos a partir do momento que eles decidem que vão se casar. Por isso, é muito importante tomar algumas medidas para que esses valores comecem a sobrar e possam ser direcionados para o casamento.
A partir de um planejamento financeiro, por exemplo, é muito importante estabelecer um teto de gastos. Esse teto de gastos pode tanto valer para ambos, quando eles resolvem unificar suas contas, ou então individualmente, para que cada um consiga contribuir com uma determinada quantidade de dinheiro para esse fundo.
Crie fontes de renda extras em conjunto
O casal pode aproveitar as habilidades e os gostos de cada um para criar algumas fontes de renda em conjunto, com o objetivo justamente de criar as economias que vão financiar os gastos com o casamento de uma forma geral. Existem diversas ideias que podem ser colocadas em prática, mas sempre levando em consideração as características de cada um.
Os casais podem identificar os hobbies de cada um para transformar em fontes de renda, por exemplo. Cada um também pode buscar novas oportunidades na sua área de trabalho, como oportunidades de trabalho freelancer.
Faça um investimento focado no casamento
É importante que todo esse dinheiro que vai sobrar a partir dos valores que vão sendo cortados dos gastos ou então dos trabalhos extras seja colocado em um fundo de investimentos focado justamente para o casamento. Mas normalmente isso pode ser feito somente a partir do momento que esse casamento é planejado com alguma antecedência.
Existem algumas opções de investimentos interessantes para o curto e médio prazo. A tradicional poupança já não é mais recomendada para esse tipo de operação, uma vez que os rendimentos ofertados acabam sendo muito menores do que os oferecidos para os outros investimentos com o mesmo nível de segurança.
O CDB, por exemplo, conta com algumas características interessantes, incluindo liquidez diária, rendendo mais do que a poupança e permitindo que as pessoas tenham acesso ao dinheiro a qualquer momento. Existem ainda os fundos de renda fixa para quem consegue planejar o casamento para cerca de 1 ou 2 anos adiante.
Comece a pesquisar com antecedência
Mesmo que os noivos ainda não tenham os valores disponíveis para fazer a contratação dos serviços e dos fornecedores para a festa de casamento, ou para adquirir móveis ou até mesmo a própria casa onde eles vão morar, é importante começar a pesquisar com uma antecedência.
A partir do momento que as pessoas conseguem pesquisar com mais antecedência, eles podem ter um maior poder de negociação com os fornecedores, inclusive com mais tempo para buscar as opções mais baratas. Além disso, as pessoas ainda podem aproveitar promoções e descontos.
Peça ajuda aos familiares
São muitos os casos nos quais os noivos conseguem apoio da família de ambos para casar. Os presentes que normalmente podem ser oferecidos para os casais no casamento podem ser antecipados, ou até mesmo convertidos em dinheiro, para que o mesmo financie a mudança ou até mesmo a própria festa de casamento.