Comparativo de smartphones da Poco: confira o que muda entre Poco X5 Pro e Poco X5

Modelos são bons investimentos no segmento intermediário.

Publicado em 30/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os modelos de telefones lançados pela Poco são muito interessantes para quem busca por opções de equipamentos dentro da linha considerada como intermediária, ou seja, com valores e recursos acima do básico, mas que ainda não é considerado um modelo top de linha. O Poco X5 é uma dessas opções, que conta ainda com uma versão um pouco mais potente, o X5 Pro.

Comparativo de smartphones da Poco: confira o que muda entre Poco X5 Pro e Poco X5
Créditos: Divulgação

Ambos os telefones foram lançados oficialmente no começo do ano de 2023, mas ao longo de todo o ano de 2024 esteve presente entre os modelos mais procurados pelos consumidores que buscavam um telefone mais direcionado a atender as necessidades dos usuários no dia a dia, com um preço mais acessível.

Ambos os modelos podem ser encontrados por menos de R$ 2 mil, sendo que o X5 Pro acaba aparecendo nas lojas com um valor um pouco mais caro, mas que apresenta algumas evoluções interessantes em relação à sua versão mais básica. Conheça melhor essas duas opções de telefones:

Desempenho e armazenamento de ambos os telefones

Anúncios

Um dos principais elementos levados em consideração por quem está procurando comprar um telefone novo é o desempenho que o aparelho vai ter nas atividades do dia a dia. Ambos os telefones conseguem oferecer uma boa resposta nas tarefas cotidianas, ao mesmo tempo que conseguem manter também um excelente desempenho quando são utilizados diversos aplicativos ao mesmo tempo.

Além disso, ambos os telefones conseguem rodar a grande maioria dos jogos lançados para dispositivos móveis com suas configurações mais avançadas. No caso do Poco X5, ele conta com um processador Snapdragon 695 que consegue chegar a 2,2 GHz, com um desempenho um pouco abaixo da versão Pro, com Snapdragon 778G (Qualcomm), octa-core que processa a uma velocidade de até 2,4 GHz.

Tela

Anúncios

A tela do telefone também acaba se tornando um elemento muito importante quando estamos analisando o aparelho de uma forma geral. Além de impactar diretamente na forma como as pessoas conseguem ter acesso ao conteúdo apresentado no telefone, ele ainda impacta bastante no design do telefone, uma vez que a tela ocupa boa parte da área do aparelho.

Nesse aspecto, ambos os telefones acabam sendo muito parecidos, com um tamanho de 6,67 polegadas e com tecnologia AMOLED, que permite melhor contraste de cores. Ambos os modelos contam ainda com resolução FHD+ (2.400 x 1.080 pixels) e taxa de atualização de 120 Hz.

Mas uma diferença importante: o Poco X5 Pro oferece, na sua construção, a proteção Corning Gorilla Glass 5, que garante resistência superior contra quedas ou impactos. Já o modelo mais básico oferece Gorilla Glass 3.

Câmeras

As câmeras dos telefones também acabam sendo muito importantes nos aparelhos novos, pois elas são utilizadas, de uma forma bastante frequente, para que os usuários consigam fazer as mais variadas fotos e gravações em vídeo. Ambas contam com sensores de alta resolução, com o Pro tendo câmeras com qualidade um pouco superior.

As câmeras presentes nos dois telefones são as seguintes:

Poco X5

  • Principal de 48 MP com abertura de f/1.8;
  • Ultrawide de 8 MP com abertura de f/2.2;
  • Macro de 2 MP com abertura de f/2.4;
  • Frontal de 13 MP com abertura de f/2.2.

Poco X5 Pro

  • Principal de 108 MP com abertura de f/1.9;
  • Ultrawide de 8 MP com abertura de f/2.2;
  • Macro de 2 MP com abertura de f/2.4;
  • Frontal de 16 MP com abertura de f/2.2.

Bateria

A bateria também é muito importante na hora de escolher um novo telefone, pois ela é que vai garantir o tempo que o usuário vai conseguir utilizar o telefone enquanto ele estiver longe da bateria. Nesse caso, ambos os modelos são muito parecidos, já que eles possuem uma bateria com capacidade de 5.000 mAh.

Mas existem algumas diferenças importantes em relação à otimização dos aparelhos de uma forma geral, que impacta diretamente na forma como as baterias se comportam. De acordo com a Xiaomi, o Poco X5 Pro suporta até 28 horas de tempo de chamada e 20 horas de reprodução de vídeos. O Poco X5, por sua vez, consegue aguentar até 20 horas em chamada e 21 horas de reprodução de vídeo, de acordo com a fabricante chinesa.

Mas a expectativa é que os usuários consigam ter uma vida útil de bateria ao longo do dia inteiro, desde que o aparelho não tenha uma utilização que exija mais do aparelho, como assistir vídeos em qualidade maior ou jogar.

Sistema operacional

Ambos os telefones eram vendidos, originalmente, com a versão do Android 12 como sistema operacional. Mas ele pode ser atualizado para a versão do Android 13. Mas a empresa não confirma se qualquer um dos modelos poderá ter acesso ao Android 14.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.