Consoles da nova geração: confira os 5 melhores para comprar em 2024

Veja os videogames mais interessantes para adquirir neste ano.

Publicado em 18/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

No quesito plataforma de games, as torcidas podem ser tão apaixonantes quanto quando falamos de times de futebol. Mas, ao mesmo tempo que existem jogadores que preferem sempre uma marca ou outra, a partir da preferência por recursos ou games exclusivos, existem também aqueles que colocam essas questões de lado e acabam indo atrás realmente do console que mais atenda suas necessidades e expectativas.

Confira os 5 melhores consoles para comprar em 2024:

Xbox Series X

Consoles da nova geração: confira os 5 melhores para comprar em 2024

O console da Microsoft é considerado como o videogame mais potente da atualidade, pelo menos quando levados em consideração apenas os recursos técnicos do sistema. Ele chega com processador Zen 2 com 8 núcleos, 16GB de RAM DDR6 e uma GPU personalizada de 12 TFLOPS.

Anúncios

Com essas configurações, as pessoas conseguem rodar os games de última geração com as configurações mais potentes possíveis, incluindo com qualidade de imagem 4K e até 120 FPS de resposta. Para garantir a maior velocidade de carregamento dos games, através de um HD SSD.

Dentre os pontos negativos, podemos citar o preço relativamente caro, os controles que ainda utilizam pilhas para alimentação, e ainda com uma coleção de poucos jogos que são exclusivos.

Playstation 5

Anúncios

Este videogame acaba sendo um competidor direto do Xbox, sendo que ela acaba ainda mantendo muito da preferencia das pessoas em função da marca Playstation, que acabou ficando muito forte. Mas os dois acabam sendo praticamente equivalentes em termos de processamento, incluindo um processador AMD exclusivo, 16GB de RAM e um SSD de alta velocidade.

O game permite também que as pessoas rodem tanto os games 4K quanto com 120 FPS. Um dos pontos altos do console é o seu controle, que além de ser alimentado com baterias ainda conta com diversos recursos, como gatilhos que respondem as pressões de acordo com a ação do jogo.

Mas o console é ainda mais caro que o seu concorrente da Microsoft, além dos custos dos seus jogos também terem aumentado bastante nos últimos nos. Ele ainda tem decepcionado bastante os fãs com o seu plano de assinatura limitado e caro.

Xbox Series S

Este pode ser considerado como a melhor opção de console da atual geração em termos de custo-benefício, sendo mais barato do que os citados anteriormente. Ele ainda roda a grande maioria dos jogos da atual geração lançados pela Microsoft. Mas o desempenho dele acaba sendo um pouco limitado quando comparado com os anteriores.

Ele basicamente permite com que as pessoas tenham acesso a todos os games lançados para o Series X, mas com uma qualidade gráfica reduzida. O controle é basicamente o mesmo, do seu irmão mais caro, inclusive sendo carregado com pilhas. Este acaba sendo justamente um dos pontos negativos, junto com a qualidade reduzida dos gráficos e o desempenho do game de uma forma geral.

Nintendo Switch OLED

Já este é o representante da Nintendo para os consoles da nova geração. Mesmo com algumas limitações em termos de potência, o que faz com que os jogos acabem sendo relativamente mais simples, este Nintendo conta com algumas vantagens bem interessantes também, incluindo o fato dele ser um console convencional que pode ser portátil também.

Ele conta com um sistema de onde basta posicionar o aparelho na base que ele já está funcionando na televisão. Quando as pessoas retiram o dock, ele acaba se transformando em um console portátil. Um outro ponto forte é a qualidade dos jogos, que levam a assinatura da Nintendo, contando com títulos como The Legend of Zelda, Super Mario Odyssey, Mario Kart, Super Smash Bros e Luigi`s Mansion são alguns excelentes títulos para o Switch.

Dentre os pontos negativos, podemos citar os preços dos jogos, bastante elevados, além de uma autonomia reduzida.

Nintendo Switch Lite

Uma boa opção para quem prefere um console portátil. Ele traz basicamente as mesmas características do anterior, mas sem a possibilidade de conectar em uma televisão. A sua tela também acaba sendo menor do que na versão anterior. Mas até mesmo por isso ele acaba se tornando bem mais portátil.

Além disso, este console permite que acesso a basicamente todos os jogos lançados para Switch e conta com um preço mais acessível. Mas além dos jogos caros, o console conta com pouco armazenamento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.