5 dicas para economizar na compra de eletrodomésticos durante a semana do consumidor

Data passou a ser considerada como um bom momento de promoções durante a primeira metade do ano.

Publicado em 12/03/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Dia do Consumidor acabou entrando para a data comercial brasileira, sendo fixado no dia 15 de março. Essa é uma tentativa de criar uma data que movimente um pouco mais o comércio, tanto o presencial quanto o online, ao longo do primeiro trimestre do ano, que normalmente é considerado menos movimentado.

5 dicas para economizar na compra de eletrodomésticos durante a semana do consumidor
Créditos: Internet

Para oferecer mais oportunidades de compras, foi criada a Semana do Consumidor, que basicamente é formada pelos dias que antecedem 15 de março, normalmente iniciando dia 10. Nesses dias, muitos varejistas oferecem uma série de ações promocionais para os seus clientes, focando especialmente na venda de eletrodomésticos e eletrônicos de uma forma geral.

Para quem está precisando adquirir algo e deseja aproveitar as oportunidades nessa primeira metade do mês de março, confira algumas dicas que poderão ajudar a encontrar boas oportunidades de economia.

Pesquise os preços com antecedência

Anúncios

Assim como todas as datas comerciais e promocionais, é muito importante que as pessoas pesquisem com certa antecedência em relação aos preços cobrados pelos produtos pretendidos. Somente dessa forma as pessoas realmente vão conseguir entender se aquela promoção, de fato, vale a pena.

Para ter uma ideia do valor médio que está sendo cobrado pelos itens, pode ser muito interessante buscar pelo modelo nas principais varejistas online do Brasil, incluindo Amazon, Mercado Livre, Casas Bahia, Carrefour, dentre outras. Com isso, será possível ter uma noção da média de valor. Também é importante levar em consideração outros valores que afetam diretamente a compra, incluindo frete, impostos e taxas.

Verifique promoções nas compras em quantidade

Anúncios

A Semana do Consumidor pode ser uma excelente oportunidade de encontrar promoções e descontos na compra de determinados kits ou produtos em maior quantidade. E isso acontece em virtude de essa ser uma data relativamente nova e que não possui um tipo de produto mais procurado pelo consumidor. Com isso, as empresas se tornam mais livres justamente para testar diferentes tipos de promoções.

Nesse caso, procure sempre por indicações de promoções em quantidade. Mas é importante também avaliar se essa quantidade adicional realmente faz sentido na compra e também se isso não vai acabar influenciando no frete e nos possíveis impostos cobrados.

Busque sempre cupons e oportunidades de cashback

Além dos descontos que são aplicados diretamente nos valores que estão disponíveis, uma vez que grande parte das empresas que aderem a esse tipo de ação promocional são as que vendem online, existem também algumas outras oportunidades que podem ser encontradas para quem quer ganhar ainda mais, e um exemplo é a busca por cashback e cupons.

Esses cupons podem ser encontrados não apenas nas próprias lojas, mas também nas empresas que são parceiras desses varejistas. Muitos bancos online, por exemplo, oferecem descontos em lojas, como Santander, Itaú, Inter, Nubank, entre outros.

Outra chance de economizar ainda mais é buscar as ações que oferecem cashback para os seus clientes. Nesse caso, a partir das compras feitas, o cliente recebe parte do que foi gasto de volta. O formato pode ser variado, mas normalmente o dinheiro acaba sendo devolvido na conta de alguma empresa parceira.

Ative os alertas de desconto

Nem sempre as pessoas terão tempo de ficar monitorando os preços dos produtos que elas querem comprar. Ainda mais se estamos falando de uma data que ainda não está tão presente na memória do consumidor. Portanto, uma dica interessante que pode ajudar justamente nesse sentido é ativar os alertas de descontos e de promoções, que normalmente estão disponíveis nos sites e aplicativos das lojas.

Alguns marketplaces, inclusive, contam com sistemas de alertas ainda mais inteligentes. Eles não avisam apenas quando um determinado produto estiver em promoção, mas também avisam o consumidor quando esse produto atingir um determinado patamar de preço definido pelo próprio.

Com isso, acaba ficando muito mais fácil monitorar e focar no que realmente está sendo procurado e no valor que a pessoa pode ou quer pagar. Esse tipo de alerta pode ser interessante, até mesmo, para quem deseja controlar os gastos, mesmo em períodos de promoções.

Busque versões parecidas e alternativas dos produtos desejados

Nem sempre os consumidores terão a sorte de conseguir encontrar exatamente o produto e a marca desejada na promoção da Semana do Consumidor. Por isso, pode ser interessante buscar por produtos similares que podem aparecer com um bom desconto.

Para descobrir esses modelos alternativos, antes de mais nada foque nas suas reais necessidades, deixando de lado informações como a marca ou funções e recursos que não serão utilizados. Depois, procure indicações de produtos com essas informações, disponíveis tanto em sites como nas redes sociais. Com isso, o consumidor vai conseguir ampliar seu leque de possibilidades.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.