6 dicas para escolher a Smartv perfeita
Saiba como escolher a televisão mais indicada para as suas necessidades.
Hoje em dia todos os modelos de televisão que vendidas no mercado possuem funções inteligentes de SmarTV. Algumas acabam sendo mais simples, enquanto outras oferecem funções e recursos mais avançados. E isso acaba definindo basicamente o preço cobrado. Mas com todas as novidades que os equipamentos oferecem, o fato é que a escolha pode ter ficado um pouco mais complexa para algumas pessoas, especialmente aquelas que não são focadas em tecnologia.
Antes as duas principais escolhas que pesavam no momento da compra de uma televisão estavam relacionadas a marca, que normalmente estava vinculada com as tecnologias que elas produziam para que as imagens chegassem de uma forma mais nítida para os espectadores, e também o tamanho da tela.
Confira algumas dicas para quem quer escolher a SmarTV perfeita:
Defina o tipo de uso
Caso as pessoas estejam procurando uma televisão que tem como principal objetivo o uso doméstico pela família, pode ser interessante investir em modelos um pouco mais sofisticados, que ofereçam tecnologias interessantes para que a qualidade da imagem seja boa. Mas, caso a televisão seja destinada a espaços comerciais ou externos, pode ser mais interessante investir em modelo mais mediano. Agora, caso a SmarTV seja destinada para gamers, é importante que ela tenha taxas de atualizações mais elevadas, bem como tecnologias que deixem as imagens mais nítidas.
Nem sempre a maior é a melhor
O tamanho da televisão deve sempre levar em consideração o espaço que as pessoas têm disponíveis entre os assentos e o local onde ela vai ficar. Nem sempre é o mais recomendado comprar televisões que sejam muito grandes. Quando as pessoas ficam muito próximas da tela, elas simplesmente não vão conseguir visualizar a imagem na qualidade que ela realmente pode entregar.
Existe uma tabela de referência que pode ser utilizada:
- TV de 32 polegadas: mínimo de 1,20 m
- TV de 40 polegadas: mínimo de 1,50 m
- TV de 50 polegadas: mínimo de 1,90 m
- TV de 60 polegadas: mínimo de 2,20 m
- TV de 70 polegadas: mínimo de 2,50 m
Entenda os diferentes tipos de tela
Dentre os diferentes tipos de tela que podem ser encontrados atualmente nas televisões mais modernas estão as de LED, QLED, Mini LED e OLED. Elas basicamente mudam de acordo com a nitidez da tela e também com o consumo de energia. Além disso, cada marca desenvolve um tipo de tecnologia própria a partir dessas telas.
Hoje em dia as melhores que podem ser encontradas são aquelas de QLED e também de OLED, que acabam tendo mais pontos de iluminação para formação das imagens e também apresentam um consumo de energia menor. Mas elas também costumam ter um preço mais elevado.
Saiba as conexões necessárias
Para quem pretende utilizar a televisão apenas no seu modo mais convencional, sem preocupar com outros equipamentos conectados, isso não deve se tornar um problema. Mas para quem pretende transformar a sua tela como um verdadeiro centro de comando do entretenimento disponível na sua sala ou quarto, é fundamental verificar as conexões que estarão disponíveis em cada tela.
É importante verificar se a televisão conta com entradas HDMI e portas USBs, que basicamente costumam ser as formas de conexão mais utilizadas nos dias de hoje para os acessórios. Além disso, pode ser interessante que a televisão tenha entrada opções de conexão sem fio, como o Bluetooth, bem como algumas entradas consideradas como auxiliares e que costumam ser utilizadas para determinados equipamentos, como a óptica.
Confira qual é o sistema operacional
Uma outra informação importante que deve ser obtida no momento da compra de uma SmarTV é saber qual é o sistema operacional que ela opera. Na grande maioria dos casos as marcas acabam desenvolvendo suas próprias versões dos SOs a partir de uma base, o que acontece com os smartpthones. Mas existem televisões que chegam também com as versões mais puras do Android, o que permite com que os usuários possam baixar até mesmo aplicativos do Google.
Invista no 4K?
Se até pouco tempo atrás as televisões com capacidade de rodar imagens 4K ainda eram consideradas como as mais caras, hoje em dia os seus preços já caíram bastante e estão se tornando o padrão. Por isso, é mais vantajoso hoje em dia investir nos modelos que já tenham a capacidade de exibir imagens nesta resolução, enquanto que no mercado já começam a aparecer, com mais frequência, as televisões modelo 8K.