7 dicas que vão melhorar sua concentração nos estudos
Confira alguns métodos que podem ser aplicados agora mesmo.
O começo do ano é sempre um momento delicado na vida dos estudantes. Afinal de contas, ele marca o início de um novo ciclo para aqueles que estudam nos níveis tradicionais. Os primeiros meses normalmente também acabam sendo marcados pelo começo de um planejamento dos estudos com foco em um determinado objetivo, como conquistar uma determinada vaga no ensino superior, ou ser aprovado em um determinado concurso público.

Em todos os casos, o desempenho nos estudos depende basicamente da forma como as pessoas encaram esse momento. É preciso ter uma boa dose de concentração para conseguir assimilar e entender os mais variados conteúdos que devem ser vistos.
Confira algumas dicas importantes que vão ajudar os estudantes a melhorar a concentração nos estudos como um todo:
Escreva mais
Uma das dicas mais importantes para que as pessoas consigam treinar o seu cérebro para que ele consiga assimilar e registrar os conteúdos de uma forma mais efetiva é deixar de ter apenas uma atitude passiva, apenas com a leitura dos conteúdos, e partir para a prática.
Isso significa que é muito importante que os estudantes escrevam mais durante as sessões de estudos. Isso até mesmo ajuda a manter o cérebro concentrado naquele conteúdo, já que na leitura é muito comum a dispersão.
Prefira escrever à mão
Mesmo diante de toda a tecnologia que está disponível para os estudantes nos dias de hoje e com a transformação dos métodos de ensino de uma forma geral, diversas pesquisas indicam que o nosso cérebro ainda consegue assimilar mais os conteúdos quando os estudantes escrevem à mão, ao invés de utilizar o computador ou o telefone.
Por isso, deixe sempre disponível um caderno e uma caneta para ir tomando anotações, fazendo resumos e criando esquemas. Posteriormente, eles até podem ser digitalizados, mas esse momento de registro manual é importante.
Se livre das interferências
Esqueça a ideia de que algumas pessoas conseguem fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, que elas conseguem estudar enquanto assistem televisão ou conversam com seus amigos e contatos no smartphone. O cérebro simplesmente não consegue ser tão efetivo, especialmente quando ele está tentando aprender coisas novas.
Por isso, é muito importante que, durante esses momentos de estudos, as pessoas se livrem completamente das interferências que possam estar ao seu redor. Antes de mais nada, procure um local silencioso para esses momentos de estudos. Além disso, deixe o smartphone longe e se mantenha afastado dos dispositivos eletrônicos. Caso os estudos sejam feitos no computador ou smartphone, utilize os modos de foco para evitar outras distrações.
Utilize mapas mentais e trabalhe com cores
Existem algumas estratégias que são comprovadamente muito interessantes para as pessoas que estão interessadas em aprender coisas novas e de fato fixar determinados tipos de conteúdo no seu cérebro. Um deles é a criação de mapas mentais, com esquemas que ajudam a criar as conexões entre as informações para que os alunos consigam acessar esses dados de uma forma mais efetiva.
Além disso, é muito interessante trabalhar com esses mapas mentais e esses resumos com diferentes opções de cores. O cérebro também consegue registrar melhor determinadas informações a partir do momento que eles associam esses dados com diferentes opções de cores.
Prefira estudar sozinho
Existem determinadas atividades que estão diretamente relacionadas ao aprendizado que podem ser feitas em grupo e encontram até mesmo alguns benefícios. Mas, quando estamos falando de estudos focados, especialmente os preparativos para momentos importantes, acaba sendo mais efetivo quando as pessoas estudam sozinhas.
Os grupos, especialmente quando os estudantes são mais jovens, tendem a desfocar os alunos e manter o cérebro ativo e focando em outras atividades. Mas os grupos podem ser interessantes quando os estudantes estão interessados em tirar dúvidas, por exemplo.
Crie o hábito de revisar os conteúdos
Muitos estudantes cometem o erro de estudar uma grande quantidade de conteúdos e deixar para revisar apenas nos instantes que antecedem as provas. Apesar desse momento realmente ser muito importante, até mesmo para conseguir refrescar a memória, acaba sendo muito mais efetivo quando os alunos criam o hábito de revisar ao longo do processo de estudos.
Ou seja, a rotina de estudos deve incluir momentos de revisão. Os alunos podem separar um dia na semana para revisar todos os conteúdos que foram vistos ao longo daquele período, por exemplo.
Tenha um cronograma de estudos
Dedicar um bom momento antes de começar a estudar para criar um cronograma de estudos focado nos objetivos é muito importante. Além de estabelecer uma metodologia, os alunos conseguem contemplar todo o conteúdo necessário, criando uma metodologia que é adotada nos estabelecimentos de ensino.
Ter um cronograma também ajuda em outro aspecto: no controle da ansiedade. E isso acontece basicamente em virtude do entendimento que o cérebro acaba adquirindo de que os estudos estão progredindo.

