Listas: 8 recursos que poderão ser lançados no Threads

Confira algumas das ferramentas que a comunidade quer ver na nova rede social.

Publicado em 06/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Nesta semana foi lançada oficialmente uma nova rede social, mais um serviço do grupo Meta, o mesmo dono do Instagram, do Facebook e do WhatsApp. Agora, passa a fazer parte do portfólio de ferramentas destinadas aos usuários o Threads, que está sendo vendido basicamente como o “Twitter do Instagram”.

Listas: 8 recursos que poderão ser lançados no Threads

Basicamente ele oferece aos usuários, neste primeiro momento, uma interface de textos curtos que acaba sendo diferente do Instagram, que conta com uma timeline basicamente formada por fotos ou vídeos. Mas, por enquanto, o site ainda não conta com muitos recursos e nem com diferenciais que possam ser considerados como inovadores.

Confira alguns dos recursos que a comunidade quer ver no Threads em breve:

Feed do usuário

Anúncios

Neste primeiro momento, o feed que foi disponibilizado na rede social é composto por uma série de postos de contas famosas. E isso acabou assustando, logo de cara, muitos usuários, que não encontraram um espaço específico para acompanhar apenas postagens que tenham sido feitas pelas contas que o usuário optou seguir naquele momento. Mas pode ser uma decisão tomada para movimentar a rede enquanto ela ganha tração.

Trends

Com este nome, se imaginou que a nova rede social teria um foco maior naqueles considerados como assuntos do momento. Mas este recurso ainda não está disponível no serviço da Metas. Por enquanto, os usuários podem apenas acessar a timeline principal e também ver alguns comentários que sejam considerados como virais.

Edição dos posts

Anúncios

Mesmo que este tenha sido um recurso que demorou muito para ser disponibilizado no Twitter, que sempre preferiu manter um histórico do conteúdo original publicado pelas pessoas, esperava-se que uma rede social que surgiu em 2023 já tivesse a possibilidade de editar os conteúdos. De acordo com o que já foi comentado pelo principal nome da rede, Adam Mosseri, este é um recurso que “está na lista”.

Publicação em duas redes ao mesmo tempo

A estratégia escolhida pela Meta para o lançamento do Threads foi utilizar todo o poder do Instagram não apenas para promover a nova rede sociais, mas também “forçar” que os usuários do Insta já tivessem uma conta praticamente pronta para utilizar na rede dos textos, inclusive com a garantia de utilizar o mesmo nome e foto de perfil. Mas, pelo menos neste primeiro momento, ainda não é possível encontrar uma opção que permita postar nas duas redes ao mesmo tempo.

Escolha de perfis

Todo este vínculo criado entre o Instagram e o Threads pode criar algumas situações complicadas para os usuários. A nova rede social permite, e até mesmo sugere, que os usuários vinculem a lista de pessoas que o usuário segue no Instagram e as contas acabam sendo abertas. Por isso, tudo pode acabar ficando um tanto quanto exposto, o que pode acabar gerando alguns problemas para quem prefere utilizar as contas de uma forma mais privativa. Por isso, um recurso como o “Amigos próximos” do Instagram pode surgir em breve, para que as pessoas tenham mais controle de quem pode acessar o conteúdo.

Trocas de contas pelo app

Como acontece com todas as redes sociais, muito em breve o Threads deve se tornar o foco de muitas empresas. Mas isso ainda pode acabar se tornando um problema para os administradores e gestores de contas empresariais, pois o aplicativo próprio do Threads não permite cadastrar mais de um login e trocar de contas rapidamente, o que já pode ser encontrado tanto no Instagram quanto no Facebook.

Versão web

Quando o Twitter nasceu, primeiro ele foi criado para a web, como um serviço que deveria ser acessado apenas através de um navegador, para posteriormente ganhar um aplicativo próprio. O Threads seguiu um caminho inverso, sendo que neste primeiro momento os usuários contam apenas com um app, sem a possibilidade de utilizar uma versão web. Mas tudo indica que este recurso seja liberado em breve, pois uma prévia de um site para o Threads até mesmo chegou a ficar pública na web, mas rapidamente foi tirada do ar.

Outros recursos de publicação

Por enquanto, ao abrir o Threads, tudo o que os usuários podem fazer é escrever fazer alguma postagem utilizando arquivos de mídia. Mas é muito provável que, em breve, novos recursos sejam disponibilizados, como a possibilidade de agendar uma publicação, o que é muito importante especialmente para as empresas, ou então adicionar conteúdo interativo, como as enquetes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.