Natal: confira dicas para comemorar em harmonia com a família
Reuniões familiares podem acabar se tornando desafiadoras em determinados contextos.
O final de ano é um momento que acaba tendo os mais variados efeitos no psicológico das pessoas de uma forma geral. Mesmo que seja uma data extremamente simbólica, criada a partir de uma organização social que faz sentido nos dias de hoje mas que pode simplesmente ser alterada a qualquer momento, o fato de chegar ao final de um ciclo tão importante como o ano acaba sendo motivo de alegria para alguns, e tristeza para outros.
E são diversas as causas destas mudanças nas vidas das pessoas. Do ponto de vista prático, existem mudanças nas rotinas de grande parte das pessoas e das famílias, com o começo de um período de férias escolares e universitárias, que normalmente se estende para o os trabalhadores, o aumento do movimento nas ruas, a maior quantidade de pessoas dentro de lojas e estabelecimentos comerciais, etc.
Além disso, ainda existem os efeitos psicológicos na vida das pessoas. As festas de final de ano geralmente são momentos nos quais as pessoas se reúnem com seus familiares e amigos. Mas quando elas acabam não tendo outras pessoas mais próximas, ou quando não existe uma harmonia na família, pode acabar se tornando um momento de profunda tristeza.
Mas, mesmo diante do fato de que as famílias sempre tiveram problemas internos, os últimos anos podem ter acabado se tornando particularmente difíceis as reuniões familiares, incluindo aquelas que acontecem em momentos festivos. O clima politico e as redes sociais são apenas dois elementos que acabaram tendo impacto direto nas dinâmicas familiares, e muitas brigas começaram a ser registradas.
Confira algumas dicas para conseguir garantir um Natal em harmonia junto com a família.
Evite comentários políticos
Não é possível conviver em família sem ignorar os acontecimentos políticos no Brasil nos últimos anos, que acabou criando um fenômeno bastante explorado por especialistas e pela mídia de uma forma geral, chamado de polarização. Basicamente as pessoas acabaram se posicionando em extremos ideológicos, o que acaba provocando briga. Por isso, nos momentos em que a família se reúne, é muito importante evitar o tema político, especialmente em um ambiente onde é sabido que existem diferenças entre as pessoas.
Não comente sobre as características físicas das pessoas
Um dos grandes problemas destes ambientes familiares de momentos como o Natal é a presença de pessoas que nem sempre são da convivência cotidiana das pessoas. Mas como é da família, algumas dessas pessoas se sentem no direito de fazer comentários sobre a vida dos outros, especialmente em relação as características físicas. Isso sempre deve ser evitado.
Não queira saber o estado civil das pessoas
Caso este não seja um assunto introduzido pela própria pessoa, não é legal quer ficar perguntando sobre se o fulano já está de “namoradinha”, se a beltrana está namorando ainda, etc. Além de ser um assunto que pode acabar criando uma determinada polêmica, algumas pessoas, especialmente aquelas que estão passando por um momento de aceitação em relação a sua orientação sexual, podem acabar se sentindo ofendidas.
Respeite a religião do outro
Mesmo que o Natal seja uma data comemorativa cristã, é correto afirmar que praticamente todo mundo, pelo menos no Brasil, comemora ou está inserido em uma família que comemora o Natal, mesmo que essa não seja a religião predominante. Portanto, nestes momentos de reunião, é muito importante que a família se torne um local seguro para que cada pessoa consiga expressar sua identidade religiosa da forma como achar melhor, e isso não deve interferir na vida do próximo, especialmente quando existem divergências.
Cuidado com algumas tradições
É muito importante que as reuniões familiares que acontecem em época natalina sejam conversadas e combinadas com uma certa antecedência. Afinal de contas, existem algumas tradições que podem causar algum tipo de discórdia ou de desentendimento. Um exemplo é o tradicional hábito de dar presentes. Muitas famílias optam pelo tradicional Amigo Secreto ou Amigo Oculto. Mas ele não funciona em todas as famílias, já que têm pessoa que quer se sentir mais livre para presentar as pessoas de uma forma mais livre.
Combine quem leva o que
Outro tópico que pode gerar discussões é a divisão de quem vai levar o que para a festa em relação as comidas e também as bebidas. É fundamental que isso seja combinado com antecedência para que ninguém se sinta prejudicado.