Os 10 melhores bares do mundo de 2023
Confira os destaques apontados pela The World's 50 Best Bars.
Foi divulgado nesta semana o resultado da famosa premiação The World's 50 Best Bars, que tem como principal objetivo reconhecer aqueles considerados como os melhores bares do mundo. E, apesar do Brasil não ter nenhum representante nas primeiras 50 colocações, dois bares foram citados entre os 100 melhores: o Tan Tan (56º) e SubAstor (58º).
A lista é definida a partir de uma votação feita por um grupo formado por 680 especialistas em drinks, que são divididos igualmente entre homens e mulheres e espalhados em 28 pontos ao redor do mundo. Os votantes precisaram ficar em anonimato e puderam votar em até sete bares que visitaram nos 18 meses anteriores.
Confira aqueles que foram escolhidos como os 10 melhores bares de 2023:
1º - Slips (Barcelona)
Este é um bar recente, tendo sido aberto no ano de 2021, e acabou se tornando rapidamente um grande destaque na cidade espanhola. Ele foi descrito pela premiação como "um bar que sabe que as bebidas devem ser sérias, mas a forma como são entregues, não". Dentre os destaques do cardápio de bebidas aparece o drink chamado de Primordial, que é uma mistura de uísque escocês, vinho e pêra, que é entregue aos clientes em duas mãos de ferro em formato de concha, em vez de um copo.
2º - Double Chicken Please (Nova York)
Já o bar que aparece na 2ª colocação entre os melhores do mundo está instalado na cidade de Nova York se diferenciou especialmente pela sua carta de coquetéis que foram criados a partir de uma série de influencias asiáticas. Um dos drinks mais pedidos do espaço, e que também foi o indicado pelo júri, é chamado de nº 3 e mistura conhaque de maçã, cranberry, pera e ginger ale, um refrigerante à base de gengibre.
3º - Handshake Speakeasy (Cidade do México)
O bar que aparece na 3ª colocação entre os melhores da lista neste ano de 2023 está instalado na Cidade do México. A sua decoração acaba chamando bastante a atenção, todo em mármore e verniz preto. Mas o design e disposição lembra muito os bares que faziam sucesso no passado. O cardápio foi considerado pela equipe como bastante moderno, incluindo um drink chamado Matcha Yuzu, que leva uísque, matcha (chá verde), yuzu (fruta cítrica de origem chinesa), baunilha e soro de leite.
4º - Paradiso (Barcelona)
Mais um bar da cidade de Barcelona, esta opção foi descrita pela equipe como “uma experiência”. Toda decoração do local remete ao fogo, e não é a toa que o principal drink do bar é chamado de On Fire, e que leva ponche de leite, uísque bourbon, oloroso (uma variedade do vinho xerez), tahine (creme de gerelim), batata-doce e leite defumado.
5º - Connaught Bar (Londres)
O bar que aparece na 5ª colocação está instalado dentro de um hotel de cinco estrelas em Londres. Nos destaques apontados pelo júri está um Dry Martini que é servido com um licor próprio e também um drink recentemente incluído no menu, chamado de Icebreaker, que mistura rum, pisco, vinho xerez, manteiga de amendoim, banana fermentada e verjus (de uvas não maduras).
6º - Litle Red Door (Paris)
O local já aparece pela décima vez na lista dos melhores bares do mundo e segue mantendo um padrão elevado. Ele é apontado pela equipe como um bar preocupado com a sustentabilidade. Suas receitas são autorais e contam com drinks que misturam elementos como melão, maçã, manjericão santo e azeitona.
7º - Licorería Limantour (Cidade do México)
Mais um bar da Cidade do México, este foi inaugurado oficialmente no ano de 2011. Sua instalação é grande, contando com dois andares e passa uma grande energia para o público de uma forma geral. Um dos drinks mais pedidos é Ida y Vuelta, feito com alguns ingredientes nativos de Oaxaca.
8º - Tayēr + Elementary (Londres)
Este bar de Londres é uma iniciativa de dois profissionais que se tornaram reconhecidos no segmento de bartender. O destaque fica por conta dos coquetéis sazonais baseados em ingredientes e técnicas modernistas.
9º - Alquímico (Cartagena)
Além de uma grande lista com coquetéis autorais que agradam públicos de todos os gostos, este bar também acabou se tornando reconhecido pela trilha sonora de reggaeton que impera.
10º - Himkok (Oslo)
Além dos drinks, este bar da capital norueguesa se destaca por um menu contando com diversas opções, quase todas feitas com produtos desenvolvidos no local.