Os 7 melhores restaurantes do Brasil em 2023
Confira os destaques indicados pelo júri da revista Exame.
A Revista Exame recentemente divulgou uma lista completa com aqueles que foram considerados como os melhores restaurantes do Brasil. A lista já se tornou muito esperada dentro deste segmento de atividade, e receber o prêmio acabou se tornando uma grande honra para os estabelecimentos.
São diversos os critérios que são levados em consideração para definir os melhores restaurantes do Brasil, mas a escolha é feita por um júri formado por 64 renomados críticos e influenciadores da deliciosa arte de comer e beber.
Confira os 10 melhores restaurantes do Brasil:
1º - A Casa do Porco
Restaurante no centro de São Paulo comandado por Jefferson Rueda e Janaína Torres Rueda. A proposta geral é tornar mais acessível uma gastronomia de alto padrão e autoral. Ele funciona desde o ano de 2015 e, como o próprio nome já indica, acaba tendo os suínos como as principais estrelas. Além dos pratos à la carte o restaurante também conta com um menu degustação que presta um tributo para uma gastronomia de 13 países diferentes.
2º - Lasai
O restaurante do Rio de Janeiro é bastante exclusivo, uma vez que ele recebe apenas 10 clientes por vez em um balcão. A proposta gastronômica é servir insumos cultivados pelo próprio restaurante ou por pequenos agricultores do Rio de Janeiro. Em relação ao funcionamento da casa, eles trabalham apenas com menu degustação. Destaque para pratos como ostra com pimenta-de-cheiro, mel e limão-caviar e mandioca na manteiga com castanha-do-pará fresca e couve kale.
3º - Oteque
Esse restaurante é um dos quatro brasileiros que possuem duas estrelas Michelin e que ainda estão funcionamento. O local chama a atenção por uma cozinha aberta para o salão e o teto com um revestimento acústico de cinema. A cozinha é comandada pelo chef paranaense Alberto Landgraf e o local trabalha apenas com menu degustação. Ele serve apena com os sistema de menu degustação, que atualmente custa a bagatela de R$ 735, contemplando oito etapas.
4 – Origem
Em funcionamento desde o ano de 2016, a proposta do local comandado pelo chef Fabrício Lemos e sua mulher, a chef pâtissière Lisiane Arouca é de apresentar para o público uma ideia diferente daquela que as pessoas acabam criando quando escutam culinária baiana de que ela é só formada apenas pelos pratos que são considerados como típicos. Um dos pratos mais interessantes que podem ser encontrados no restaurante é o abarajé, um abará que, depois de empanado, é frito.
5º - Maní
Comandado pela chef Helena Rizo, que já ganhou diversos prêmios importantes internacionais e que atualmente é a jurada fixa do programa MasterChef Brasil, o restaurante oferece uma série de pratos atuais com foco nos ingredientes brasileiros. Dentre os destaques do menu temos creme de milho picante acrescido de pipoca de quinoa, minimilho em rodelas, pancetta, ciboulette, katsuobushi e ovas de tainha curadas com lichia e cachaça. Estes pratos estão contemplados em menu degustação.
6º - Manga
O Manga é um restaurante de Salvador que demorou para conseguir conquistar o público. No começo, ele servia apenas menu degustação, mas o público da cidade não estava tão acostumado com este sistema, o que obrigou o restaurante a inserir pratos à la carte. O restaurante pertence a um casal de chefs, o baiano Dante Bassi e a alemã Katrin Bassi, que se conheceram quando ambos davam expediente no D.O.M, de Alex Atala, em São Paulo. Um dos grandes destaques entre os pratos oferecidos é o crocante de cebola caramelizada com recheio de bijupirá defumado remete a um biscoito da marca Oreo.
7º - Metzi
A proposta aqui é experimentar diferentes receitas e experiencia da culinária mexicana, mas com um toque de modernidade e também com uma utilização muito inteligente de ingredientes brasileiros complementares. O restaurante pertence a Eduardo Nava Ortiz, mexicano de Oaxaca, e à paulistana Luana Sabino. O menu conta com uma série de opções à lá carte, mas também possui um menu degustação muito interessante. Destaques para o mole branco (um molho à base de castanhas e especiarias), que ganha a companhia de couve-flor, tucupi negro e jambu. Outro muito pedido é a tostada que junta polvo, abacate e uma pasta de camarão com pimenta seca