Plantação de soja: 5 passos importantes para não errar no começo

Produto é considerado como um dos mais importantes e lucrativos do setor.

Publicado em 24/10/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A soja é considerada como um dos produtos mais importantes do agronegócio brasileiro. Este grão originário da China se tornou um dos mais importantes na base alimentar no mundo inteiro, e o Brasil acabou se tornando, ao longo dos séculos, um dos principais produtores e exportadores de soja do planeta.

Em relação a suam composição, a soja possui uma série de vitaminas e nutrientes que são muito importantes para a manutenção da saúde humana, como proteínas, fibras, monossacarídeos, oligossacarídeos, óleos, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cobre, carboidratos, lipídios, vitaminas B e E, ômega 3 e 6.

Já em relação ao negócio, o Brasil acabou batendo um recorde de exportação do produto no ano de 2021. De acordo com os dados que foram consolidados pelas instituições que controlam este tipo de produção, o país encerrou o ano com embarques de 86,63 milhões de toneladas de soja, ante 82,3 milhões no ano anterior. O recorde anterior havia sido alcançado em 2018, quando o Brasil enviou 83,78 milhões de toneladas de soja para o exterior, mostraram os dados.

Plantação de soja: 5 passos importantes para não errar no começo

Anúncios

Para iniciar uma plantação de soja, é preciso estudar bem o tema e seguir algumas dicas para não errar:

Faça uma análise do solo

Caso a plantação de soja seja feita em um local no qual não houve este tipo de cultura anteriormente, é muito importante saber se o local realmente será favorável para o plantio. E isso pode ser feito com uma análise do solo, uma vez que existem diversas empresas que fazem especificamente este tipo de serviço.

Anúncios

Nem sempre o solo vai ser perfeito. Na verdade, na grande maioria dos casos isso não vai acontecer. Mas uma boa análise vai oferecer informações fundamentais sobre os adubos e os corretivos que devem ser utilizados naquele local e que vai permitir com que a soja possa ser plantada. O recomendado sempre é que essa análise seja feita pelo menos 3 meses antes da plantação da soja.

Faça um bom trabalho de calagem e/ou gessagem

Estes dois procedimentos serão feitos justamente a partir das informações que foram obtidas através da análise e do estudo de solo. Processos como a obtenção do nitrogênio recomendado para este tipo de plantação geralmente é obtido a partir da inoculação das sementes.

Lembrando que a interpretação da análise do solo para os outros macronutrientes que também são importantes para o bom desenvolvimento da soja, como fósforo, potássio e micronutrientes, vão sempre depender da região.

Escolha corretamente as cultivares de soja

A cultivar vai ser responsável por praticamente metade do rendimento final da sua lavoura de soja, portanto realmente deve ser escolhida com sabedora. Cultivar é o nome dado a determinada forma de uma planta cultivada, no caso a soja, que corresponde a um tipo de genótipo (genes) e fenótipo (aspecto visível) que foi selecionado. Essa cultivar recebe melhoramentos genéticos para que ela consiga se adaptar da melhor forma possível a um tipo característica que é procurado.

Uma dica fundamental que vai ajudar a escolher o tipo ideal de cultivares de soja é utilizar o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático). Essa ferramenta minimiza os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos. Ela também permite identificar, por município, a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

Fique de olho no espaçamento

É fundamental que as plantas sejam dispostas em uma área da forma correta, para que tenha o espaço que realmente é necessário para que ela cresça e se desenvolva de uma forma saudável. Para saber o arranjo espacial ideal para a sua lavoura, é importante identificar a densidade de semeadura e também o espaçamento para o plantio. O espaçamento entre linhas normalmente utilizado para a cultura de soja é 0,45 m a 0,50 m para uma plantação mais tradicional ou 0,25 m a 0,30 m para uma plantação mais estreita.

Dê preferência para o sistema de plantio direto

Existem basicamente dois sistemas de plantação e soja: o sistema de plantio direto e o sistema convencional. Apesar da escolha envolver uma série de fatores que precisam ser analisados, sempre é mais recomendado optar pelo plantio direto, já que ela geralmente acaba resultando em uma produtividade média 20% superior quando comparado com o sistema de manejo convencional.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.