Viagem de ônibus: dicas para aumentar a segurança no trajeto

Viagens rodoviárias de longa distância seguem sendo opção mais procurada pelos brasileiros.

Publicado em 07/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As viagens de ônibus ainda seguem sendo as escolhas mais frequentes dos brasileiros no momento em que eles precisam fazer deslocamentos de média e grande distância. Mesmo com as pessoas tendo muito mais acesso aos voos de avião quando comparado com o período de décadas atrás, os ônibus ainda são, na maioria dos casos, mais baratos e conseguem cobrir uma maior quantidade de destinos.

Viagem de ônibus: dicas para aumentar a segurança no trajeto

Mas, além disso, existem ainda outros fatores que podem acabar sendo levados em consideração no momento em que as pessoas decidem se deslocar de ônibus ao invés de avião. A questão do medo ainda é muito importante para as pessoas de uma forma geral, já que muitas ainda acabam tendo muito medo de voar, mesmo diante das estatísticas que comprovam que os voos são mais seguros do que o ônibus.

Por outro lado, as viagens de ônibus também contam com algumas desvantagens. A principal delas é o tempo de viagem. Mas, além disso, o deslocamento por este meio também traz algumas inseguranças. Os ataques de bandidos nas estradas são relativamente frequentes em determinados pontos do país, especialmente para ônibus que fazem determinados trajetos, como os roteiros e destinos de compras, por exemplo.

Anúncios

Confira algumas dicas que podem ajudar as pessoas que querem buscar um pouco mais de segurança durante suas viagens de ônibus.

Verifique as informações do ônibus

Antes de mais nada, é importante salientar que os passageiros acabam tendo uma série de informações sobre os ônibus e as empresas que fazem este tipo de transporte interestadual. Através da placa, por exemplo, os passageiros conseguem fazer uma busca para verificar se o cronotacógrafo, a caixa-preta do transporte rodoviário, está em dia. Desta forma, os passageiros acabam tendo uma segurança adicional em saber que tudo o que acontecer ali estará registrado.

Acompanha o revezamento dos motoristas

Anúncios

Atualmente existem diversas leis criadas com o objetivo de ampliar a segurança das viagens de ônibus, incluindo a que prevê o revezamento de motoristas durante as viagens mais longas. Mas os passageiros podem acabar acompanhando como essa troca está acontecendo e alguns indícios podem ser utilizados para avaliar se eles estão seguindo as diretrizes consideradas como recomendadas para segurança. Por exemplo, se o motorista descansa no assento do ônibus, pode ser um sinal de que eles estão trabalhando em excesso de jornada, o que aumenta os riscos da viagem de uma forma geral.

Em relação a quantidade de horas que uma pessoa pode ficar dirigindo, os estudos mais recentes que normalmente são levados em consideração pelas pessoas sérias, a partir de duas horas contínuas de direção o motorista já começa a ter uma redução nos reflexos. A partir de 4 horas de direção constante, os riscos de que aquele motorista se envolva em um acidente é ainda maior.

Cuidado com as paradas

É claro que, na grande maioria dos casos, as pessoas querem chegar ao seu destino o mais rápido possível, e acabam buscando essas empresas que oferecem o trajeto de uma forma mais eficiente para o passageiro. Mas as paradas existem por causa de um motivo, que é justamente permitir com que não apenas os passageiros, mas os motoristas descansem para seguir viajando de uma forma segura. Por isso, desconfie sempre das empresas que oferecem viagens sem qualquer parada em uma distância a partir de 250 km.

Respeite as regras dentro do ônibus

Atualmente o Brasil conta com uma frota de ônibus para viagens interestaduais, na maioria das regiões, moderna. E isso torna a viagem muito mais segura e confortável. Mas o fato de, por exemplo, os passageiros não sentirem a velocidade do ônibus enquanto estão no interior, não significa que eles não estejam correndo riscos em caso de uma parada drástica ou qualquer outro movimento brusco. Por isso, é sempre importante manter o cinto de segurança preso durante toda a viagem e também não ficar muito tempo em pé no corredor.

Mantenha água e alimentos leves a disposição

Problemas mecânicos acontecem, e pode ser que um ônibus simplesmente estrague no meio do caminho e tenha que ficar um tempo parado na estrada. Para estes casos, é sempre importante ter um estoque de provisões próprio, como água e alimentos leves.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.