Você vai conseguir uma bateria mais durável no seu Android com esses truques

Confira as principais dicas para aumentar a eficiência das baterias dos smartphones com Android.

Publicado em 10/01/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Mesmo com toda a evolução que os smartphones tiveram ao longo dos últimos anos, especialmente em relação ao seu poder de processamento e ao espaço de armazenamento dos mais variados tipos de itens, as baterias ainda podem ser consideradas como o ponto frágil de grande parte dos dispositivos.

Você vai conseguir uma bateria mais durável no seu Android com esses truques
Créditos: Divulgação

Hoje em dia, grande parte dos telefones vendidos possui uma bateria que permite que ele se mantenha ligado ao longo de um período considerável, como um dia. Mas isso vale apenas quando os usuários utilizam apenas as funções mais básicas do smartphone.

Quando as pessoas estão na rua, normalmente elas precisam apenas que o telefone se mantenha ligado ao longo de todo o período no qual as pessoas não estão próximas de uma tomada. O problema é que os smartphones estão sendo cada vez mais utilizados para diversas coisas, seja para assistir vídeos, escutar músicas, jogar, e até mesmo realizar pagamentos.

Anúncios

O desempenho da bateria de um telefone depende de uma série de fatores. Antes de mais nada, existem as questões físicas do dispositivo, como a capacidade total de carregamento da bateria. Mas existem também as questões de otimização do aparelho, que variam de acordo com o restante das peças e até mesmo do sistema operacional utilizado.

Confira algumas dicas interessantes para quem quer melhorar a entrega da sua bateria em smartphones com Android.

Mantenha o modo de economia de bateria ativo

Anúncios

Antes de mais nada, o modo de economia de bateria é muito importante para conseguir deixar o sistema otimizado. Nas versões mais recentes do sistema operacional Android, esse modo está cada vez mais inteligente, conseguindo detectar as funções que não estão sendo utilizadas pelo usuário para que elas consumam menos bateria.

Busque pelo modo Adaptive Battery

O modo Adaptive Battery funciona de forma semelhante ao modo de economia de energia, mas com maior sofisticação. Com isso, ele nem sempre acaba sendo encontrado naqueles modelos de telefones que são mais antigos, ou então nos smartphones que ainda não foram atualizados com a versão mais atual do SO.

Deixe a tela inicial com uma imagem mais escura

A tela inicial acaba consumindo bastante bateria do telefone. As pessoas normalmente focam naquelas atividades que são as que normalmente consomem mais bateria, como os vídeos ou os games. Mas, no dia a dia, quando as pessoas estão na rua, normalmente elas não conseguem ficar o tempo todo consumindo esses conteúdos ou jogando. Nesses casos, a tela inicial costuma consumir muita bateria, justamente por ser ativada mais vezes.

Por isso, uma dica interessante pode ser manter a tela inicial do aparelho com uma imagem mais escura. Isso vai fazer com que o telefone consuma menos energia do que consumiria no caso de imagens mais claras. Essa diferença pode ser sentida ainda mais caso o telefone tenha uma tela de OLED ou de AMOLED.

Reduza o tempo de bloqueio automático da tela

A partir do momento que a tela do smartphone é bloqueada, ele consome uma quantidade muito menor de energia do que quando ele está com a tela liberada. Nesse caso, normalmente o telefone fica com a tela completamente desligada, ou então exibe alguns ícones e informações, nos aparelhos com tecnologia para isso.

Portanto, uma estratégia que normalmente funciona de uma forma muito efetiva para aumentar a duração da bateria acaba sendo justamente deixar a tela desligada por mais tempo. Ao configurar um tempo menor para bloqueio da tela, sempre que o telefone não estiver sendo utilizado ele acaba sendo bloqueado de forma automática. Existem diversas possibilidades de configuração de tempo, até mesmo com intervalos de 15 segundos.

Cuidado com as atividades em segundo plano

Um grande vilão do consumo de bateria dos telefones é o aplicativo que acaba mantendo atividades em segundo plano. A grande maioria dos mais utilizados acaba mantendo algum nível de atividade mesmo quando o usuário não está diretamente na sua tela, como as redes sociais, e-mails e até mesmo o próprio discador do telefone.

Mas existem alguns aplicativos que as pessoas utilizam de forma muito esporádica e eles seguem consumindo energia em segundo plano. Por isso, é muito importante buscar quais são esses apps que estão consumindo energia sem necessidade. Através dos menus de configurações dos apps, os usuários conseguem saber se eles consomem energia em segundo plano. Muitos deles podem ser desativados.

Desabilite funções de comandos por voz

Para as pessoas que não possuem o hábito de utilizar o serviço de assistente por voz do Google nos telefones com Android, pode ser interessante desativar a função “Ei, Google”. Basicamente, é um pequeno recurso que se mantém ativo o tempo todo, monitorando tudo o que é falado ao redor. E sempre que ele detecta esse ou outro padrão de comando de voz configurado, disponibiliza o assistente de voz.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.