4 escolhas de decoração de casa para quem sofre de ansiedade
Alguns elementos de decoração podem ajudar a quem sofre do problema.
As escolhas feitas para a decoração de ambientes, especialmente dentro de casa, geralmente seguem basicamente o que as pessoas acabam tendo em relação aos seus gostos pessoais. Além disso, elementos relacionados a tendencia e a moda, de uma forma geral, também acabam fazendo parte do que é composto como decoração.
Mas as escolhas relacionadas a decoração de ambiente também podem acabar tendo um efeito direto no cérebro das pessoas. Há muitas décadas são feitas pesquisas que acabam tendo como principal foco analisar como as cores, a iluminação e determinadas características de um determinado ambiente pode acabar afetando diretamente o cérebro das pessoas, inclusive potencializando ou amenizando determinadas condições.
É o caso da ansiedade, um problema cada vez mais recorrente nas pessoas do nosso mundo moderno. De acordo com uma pesquisa recente feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 26,8% dos brasileiros convivem com esse sentimento. A intensidade muda bastante, mas em determinados casos a ansiedade pode se tornar paralisante e afetar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas.
O tratamento da ansiedade deve ser feito sempre por profissionais da área da saúde. Mas determinadas escolhas podem ajudar a amenizar os sintomas, inclusive na decoração das casas. Os especialistas afirmam que, além de considerar os objetos e os imobiliários, é preciso considerar a concepção dos ambientes como um todo na hora de pensar em um local que pode amenizar os sentimentos de ansiedade.
Questões relacionadas a acústica, com um maior controle dos sons que entram no ambiente, bem como de iluminação, também afetam a forma como o cérebro entende o local e trabalha para lidar com determinados problemas.
Confira algumas das principais escolhas de decoração de ambiente de casa para as pessoas que sofrem de ansiedade:
Mais iluminação natural
Diversas pesquisas indicam que a iluminação natural acaba tendo um impacto muito positivo para as pessoas, em termos de saúde mental. Existem até mesmo grandes estudos que indicam populações com maiores índices de depressão e ansiedade em locais que não recebem muita luz solar.
Por isso, é importante pensar em ambientes que consigam aproveitar melhor a luz natural que está na rua, fazendo com que ela seja jogada para dentro dos ambientes. Já a iluminação artificial deve ser aplicada, preferencialmente, de forma mais suave e difusa. Também é importante ter cuidado com a quantidade de efeitos brilhantes e diretos que podem ser encontrados dentro de um determinado ambiente.
Organize os móveis de forma confortável
Um outro elemento que caba fazendo toda a diferença é a forma como os móveis dentro de um ambiente acabam sendo organizados. Existem determinadas configurações que acabam ajudando especialmente a passar uma ideia de maior conforto e uma sensação de bem-estar, o que as pessoas normalmente acabam chamando de “ambiente aconchegante”.
Neste caso, é importante que as pessoas tenham sofás e poltronas colocadas de forma a permitir o descanso das pessoas, além de deixar o ambiente mais aberto para libre circulação. Criar “cantinhos” com elementos que tragam essa sensação para as pessoas também pode ser bem interessante.
Aposte nos elementos naturais
Os elementos naturais, quando inseridos dentro dos ambientes, também podem, acabar tendo um efeito muito interessante no cérebro de quem sofre com ansiedade. Alguns que costumam passar essa sensação são as plantas, as pedras, materiais feitos de madeira mais naturais e palhas.
Além de trazer um pouco da natureza para dentro dos espaços, estes elementos ajudam na purificação do ar, o que também acaba sendo sempre muito importante.
Mantenha a organização
De nada adianta pensar na decoração de um determinado ambiente com foco no controle de um bem-estar mental sem prestar atenção na organização do espaço. Aliás, a bagunça pode ser considerada tanto como um sintoma de um quadro mais grave de ansiedade como também um potencializador, fazendo com que as pessoas se tornem ainda mais ansiosas.
Por isso, é muito importante que os espaços sejam mantidos com organização, reduzindo a quantidade de estímulos visuais que as pessoas acabam tendo quando olham para as coisas. Neste caso, pode ser mais interessante apostar em uma decoração mais clean, e ter organizadores e outros espaços fechados que serão uteis para guardar as coisas.