4 remédios para aliviar dores de dente rapidamente

Conheça alguns medicamentos que são eficientes para este tipo de dor.

Publicado em 17/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Sentir dor é algo bastante desconfortável para a grande maioria das pessoas. Ela nada mais é do que uma resposta do organismo, um sinal de alerta de que alguma coisa não está funcionando de forma adequada. Mas algumas dores costumam ser consideradas como piores do que outras. E as dores de dente estão geralmente nesta lista.

4 remédios para aliviar dores de dente rapidamente

As dores de dente acabam dificultando uma série de tarefas que acabam sendo fundamentais no dia a dia das pessoas, incluindo comer, falar ou beber líquidos quentes ou muito gelados. E geralmente elas acabam indicando problemas que na região bucal, como as cáries ou ainda processos de inflamações de uma forma geral.

As dores neste local costumam ser mais intensas devido a grande quantidade de nervos que podem ser encontrados em cada um dos dentes, sendo concentrados em um espaço muito pequeno. Desta forma, qualquer elemento estranho, por mais simples que ele possa parecer, pode acabar desencadeando uma dor extrema.

Anúncios

A partir do momento que problemas como as cáries surgem, as dores podem acabar se tornando ainda mais intensas, justamente em virtude da cárie nada mais ser do que um buraco na camada mais externa do dente. E isso faz com que os nervos fiquem expostos a qualquer coisa que possa encostar nele, e elementos que sejam mais quentes ou mais frios podem causar um grande choque.

Para quem está sofrendo com as dores de dente, o alívio imediato acaba sendo a principal busca. E a utilização de alguns medicamentos podem acabar se tornando eficiente para fazer com que as pessoas consigam ter essa dor mais aliviada. Abaixo você pode conferir uma lista de medicamentos que podem acabar se tornando muito eficientes para as dores de dente.

Anúncios

Mas lembre-se que acaba sendo fundamental consultar um médio ou um dentista antes de ingerir qualquer tipo de medicamento, especialmente se forem remédios que a pessoa não está acostumada ou nunca ingeriu antes:

Ácido Acetilsalicílico

Este pode ser considerado como um dos remédios da categoria analgésico e anti-inflamatório mais populares do mundo. Ele acaba sendo indicado para as pessoas que estão sentindo dores de dentes que sejam classificadas como leve ou moderada. A sua forma de atuação é inibir a formação de substâncias mensageiras da dor.

Para adultos, a média de dosagem indicada deste medicamento é de um a dois comprimidos de 500 mg, que deve ser tomado em um intervalo que varia de 4 a 8 horas. Ele deve sempre ser ingerido após a alimentação e nunca deve superar a quantidade de oito comprimidos por dia. Já as crianças a partir de 12 anos de idade podem tomar um comprimido a cada 4 ou 8 horas.

Diclofenaco sódico

Outro remédio que pode ser encontrado com uma certa facilidade no Brasil, sendo que a maioria das fórmulas que levam este item acabam não exigindo receita. Ele é um anti-inflamatório, que acaba atuando especialmente no combate a determinadas inflamações que podem surgir na boca, especialmente as que acabam se desenvolvendo na gengiva. Essa acaba sendo uma das causas mais comuns de dores de dente.

O medicamento pode ser tomado tanto depois das refeições como em jejum. Em relação a dosagem que geralmente acaba sendo indicada para diferentes situações, para os adultos o recomendado é de dois a três comprimidos por dia.

Dipirona monoidratada

Mais um medicamento que está inserido dentro da categoria de analgésicos e que acaba sendo bastante efetivo para as dores como as de dente. Uma das principais características deste remédio é o fato dele ter um efeito mais rápido do que os demais, mas as pessoas devem ter cuidado, pois a alergia deste medicamento acaba sendo bastante comum.

A dosagem diária deste medicamento é um a dois comprimidos até quatro vezes ao dia, levando em consideração a ingestão de comprimidos de 500 mg. Comprimidos de 1g: adultos e adolescentes acima de 15 anos devem tomar de meio a um comprimido até quatro vezes ao dia.

Ibuprofeno

Um medicamento bastante comum para administrar as mais variadas dores que as pessoas sentem, e que inclusive acabou sendo responsável por alguns sinais de alertas que foram emitidos em virtude de uma espécie de abuso que as pessoas, de um modo geral, estão fazendo deste remédio. Mas ele pode ser uma solução rápida e barata. Para comprimidos de 600 mg, a dose recomendada é de três a quatro vezes por dia para adultos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.