5 comportamentos que tornam você uma pessoa difícil de lidar

Conheça alguns dos principais sinais de que a pessoa pode ter um temperamento complicado.

Publicado em 09/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O ser humano acabou desenvolvendo uma série de comportamentos sociais, que foram considerados fundamentais para a evolução da espécie como uma sociedade. Um deles é o ato de julgar o comportamento das outras pessoas. Isso acaba acontecendo das mais variadas formas. Algumas criam o hábito de fazer esse tipo de julgamento como uma forma de crítica, enquanto outras nem percebem que estão fazendo isso.

5 comportamentos que tornam você uma pessoa difícil de lidar
Créditos: Depositphotos

Mas é fato que as pessoas normalmente julgam muito mais os outros do que a si mesmas. De fato, é muito mais fácil identificar problemas e falhas no comportamento do outro do que as falhas internas. E isso pode fazer com que a própria pessoa não tenha noção de como seu comportamento é avaliado e percebido por quem está ao redor.

Pessoas difíceis de lidar, por exemplo, podem ter certa resistência quando são julgadas pelos outros. Ao mesmo tempo, elas não conseguem ter a real noção dos seus comportamentos. E isso pode causar reações diversas, algumas que, inclusive, podem atrapalhar o relacionamento e o desenvolvimento social.

Anúncios

Confira alguns sinais de que você pode ser uma pessoa difícil de lidar:

Dificuldades para aceitar mudanças e opiniões de outros

Um dos principais comportamentos que tornam uma pessoa difícil de lidar, especialmente no ambiente de trabalho, é quando ela apresenta sempre uma grande resistência contra opiniões dos outros ou qualquer iniciativa de mudança que parta de um terceiro.

Anúncios

Na cabeça do indivíduo, sempre vai existir um bom motivo para negar uma determinada opinião ou evitar qualquer mudança brusca. O problema é que, no coletivo, nem sempre essas mudanças são compreendidas e entendidas pelos demais. E quando não existe uma boa comunicação entre os envolvidos, isso se torna ainda mais complicado, pois esses comportamentos podem ser interpretados como “birra”.

Mas é importante ressaltar que não estamos falando de pessoas que não possuem suas próprias opiniões sobre determinados assuntos nem consigam defender suas decisões. Mas quando isso se torna recorrente, pode indicar um problema.

Sempre critica tudo e todos

Um outro comportamento de pessoas difíceis é o excesso de críticas. De forma geral, muitos defendem esse tipo de posicionamento como sendo algo feito somente por pessoas com temperamentos fortes ou opiniões marcantes. Outras pessoas até mesmo tentam disfarçar suas críticas como uma certa preocupação, seja com a outra pessoa ou com determinadas situações.

Mas a crítica em excesso atrapalha bastante no dia a dia, nos mais variados momentos e relacionamentos. As críticas constantes desgastam não apenas as relações das pessoas como também acabam criando um ambiente negativo. Elas devem ser feitas sempre com moderação, levando em consideração, especialmente, o impacto que isso terá sobre quem ouvir ou ler.

Falta de empatia

A empatia é uma qualidade do ser humano bastante complexa. Existe uma certa seletividade na capacidade que uma pessoa desenvolve de se colocar no lugar do outro e levar em consideração os sentimentos do próximo. A grande maioria faz isso apenas com os mais próximos, enquanto outras desenvolvem uma empatia mais ampla.

Mas quando não existe nenhum pingo de empatia da pessoa por nada nem por ninguém, a criação de um relacionamento saudável e de um ambiente social agradável fica extremamente prejudicada. Isso cria uma barreira de interações e pode até mesmo prejudicar internamente o indivíduo, já que ele pode desenvolver um sentimento de isolamento e de rejeição.

Utiliza muito o sarcasmo no dia a dia

O sarcasmo é um tipo de interação social que tem como principal objetivo emitir uma determinada opinião ou posicionamento sobre determinado tema, mas utilizando uma figura de linguagem para que isso aconteça de forma indireta. Ele está muito próximo da ironia, mas normalmente o sarcasmo acaba sendo mais ácido ou forte.

Apesar de ser uma figura de linguagem que é apreciada em determinados pontos e pode ser vista até mesmo como uma demonstração de inteligência por parte de quem a utiliza, o fato é que ele pode ser considerado agressivo e tóxico dentro de determinados ambientes, especialmente o profissional. O principal motivo é a sensação de desconforto que esses posicionamentos causam.

Ser controlador

Pessoas que têm muitas dificuldades de abrir mão do controle de situações também tendem a ser vistas como difíceis de lidar. Em determinadas situações, esses posicionamentos se fazem necessários, como quando essa pessoa assume o poder de liderança. Mas, mesmo entre os chefes, ser muito controlador pode ser um problema.

Mas no núcleo de relacionamentos familiares, ser controladora ou controlador pode se tornar um grande problema. Isso faz com que as pessoas que estão ao redor não consigam desenvolver sua própria personalidade. Dependendo da forma como esse controle acaba sendo exercido, pode até mesmo causar danos severos no psicológico dos outros.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.